Batata yacon para diabéticos – Benefícios e como usar

atualizado em

O consumo da batata yacon é importante para pessoas que tem diabetes. Apesar de pouco conhecida, ela possui vários outros efeitos benéficos para o corpo, pode ajudar na perda de peso e ainda ser utilizada como adoçante natural.

Vamos aprender mais sobre as suas propriedades e seus benefícios para diabéticos, e daremos dicas de como consumir a batata e adicioná-la na sua dieta.

Batata yacon – O que é

batata yacon

A batata yacon é uma raiz proveniente da planta Smallanthus sonchifolius. Ela é nativa da América do Sul, tem cerca de 10 vezes mais antioxidantes do que a batata inglesa e menos calorias do que a batata doce. Uma porção de 100 g da batata yacon tem apenas 50 calorias.

Por isso, a batata yacon pode ser utilizada por indivíduos com excesso de peso, diabéticos, pessoas com colesterol alto e ainda para aqueles que sofrem de problemas digestivos.

Batata yacon para diabéticos

A batata yacon é um ótimo alimento que pode atuar na prevenção e no tratamento da diabetes do tipo 2 devido aos seus efeitos anti-hiperglicêmicos.

  Continua Depois da Publicidade  

A presença de carboidratos do tipo frutooligossacarídeos (FOS) é uma grande vantagem para os diabéticos porque eles não são facilmente digeridos pelo organismo.

Por conta do seu metabolismo lento, a liberação do açúcar é feita gradualmente, evitando picos de açúcar no sangue e facilitando o controle da glicemia (concentração de glicose no sangue).

Dessa forma, a batata yacon acaba sendo uma opção simples e extremamente saudável, principalmente para diabéticos. Logo, o seu consumo é muito recomendado, mas não se esqueça de informar ao seu endocrinologista e nunca substitua os seus remédios!

Veja no vídeo abaixo nossa nutricionista falando sobre qual é a melhor batata para quem tem diabetes, ou continue lendo o artigo para conhecer outros benefícios da batata yacon para a saúde e boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Outros benefícios da batata yacon

1. Perda de peso

Conforme um estudo publicado em 2009 pela Clinical Nutrition, mulheres com obesidade consumiram a batata yacon durante 120 dias e apresentaram uma diminuição do peso, do índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura.

Nesse sentido, uma explicação é que a batata yacon possui baixa caloria, além de melhorar o funcionamento intestinal por conta de seu efeito laxante, e promover a sensação de saciedade após as refeições. Devido a relação entre a obesidade e a diabetes, essa batata ganha um ponto positivo.

2. Redução do colesterol e dos triglicerídeos

O frutooligossacarídeo (FOS) presente na batata yacon é capaz de ajudar no controle dos níveis de triglicérides e da lipoproteína de baixa densidade, conhecida popularmente como colesterol ruim, ou LDL.

Dessa forma, o estudo feito em 2009, confirmou esses benefícios em pessoas que consumiam a batata diariamente e mostrou um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares.

De acordo com o mesmo estudo, foi observado que nenhum dos participantes teve efeitos colaterais após 6 meses de consumo frequente de batata yacon. Mas, fique sempre atento à possíveis reações alérgicas.

  Continua Depois da Publicidade  
colesterol triglicerídeos yacon

3. Melhoria da saúde digestiva

Além da batata yacon ser ótima para diabéticos, ela apresenta em sua composição muita água, fibras e compostos que funcionam como probiótico para o organismo.

Assim, ela é capaz de melhorar a saúde digestiva, fortalecer a flora intestinal e promover uma melhor fermentação. Por isso, ela pode causar um leve efeito laxante que é bom na perda de peso.

4. Reduz o risco do desenvolvimento de doenças crônicas

De acordo com vários estudos, a ingestão de FOS favorece o crescimento de bactérias que promovem a saúde da flora intestinal, enquanto reduz a concentração de bactérias prejudiciais à saúde.

O resultado disso é que há a melhora nos níveis glicêmicos, a diminuição do peso corporal e a redução do risco de câncer de cólon e outras doenças crônicas.

5. Saúde do fígado

Conforme alguns estudos, um consumo frequente de yacon com cardo de leite, impede o acúmulo de gordura no fígado e preserva as funções e saúde do órgão.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Regulação da pressão arterial

Além da batata yacon ser benéfica para pessoas com diabetes, pesquisas comprovam que ela também é excelente para pessoas com hipertensão.

Sendo assim, por ela ser rica em potássio, um mineral vasodilatador, auxilia na redução da pressão arterial e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

7. Fortalecimento dos ossos

A presença de frutooligossacarídeos aumenta a absorção de cálcio, magnésio e fósforo pelo organismo.

Desse modo, a batata Yacon pode ajudar mulheres nos períodos de pré e pós-menopausa que têm grandes chances de perder massa óssea e desenvolver problemas como osteoporose.

ossos na menopausa e osteoporose

Como consumir

Mesmo a batata yacon sendo saudável para diabéticos, nutricionistas pedem para não exagerar. Então, uma porção diária de no máximo 200 gramas de batata yacon é mais do que o suficiente para conseguir seus benefícios.

Uma opção muito saudável e recomendada por profissionais de saúde é consumi-la crua. Assim, é só tirar a casca e aproveitar o sabor doce, crocante e suculento dessa raiz.

Desse modo, receitas como saladas, lanches e sucos que incluem a batata yacon crua são melhores e mais nutritivas. Além disso, você pode colocar um limão, que vai dar um toque cítrico e evitar o escurecimento da raiz.

Mas, se preferir, você também pode acrescentar a batata cozida em receitas como purês, sopas, geleias e batata chips.

Além do mais, ainda é possível encontrar a farinha de batata yacon em lojas de produtos naturais, que pode ser utilizada em deliciosas receitas como bolos e tortas.

Vídeo relacionado:

Aproveite para conferir no vídeo abaixo muito mais sobre a batata yacon, seus benefícios e usos. Inscreva-se no nosso canal rapidamente com um clique no botão abaixo e não perca nossos próximos vídeos!

Gostou das dicas?

Informações Nutricionais

Valor nutricional por 100 g de batata yacon crua:

ComponenteValor por 100 g
Calorias50 kcal
Carboidratos11,59 g
Açúcar1,61 g
Proteínas0,84 g
Gorduras0,1 g
Gordura saturada0,023 g
Gordura monoinsaturada0,005 g
Gordura poli-insaturada0,048 g
Colesterol0 mg
Fibras4,8 g
Sódio5 mg
Potássio247 mg
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia as propriedades e benefícios da batata yacon para diabéticos? Agora pensa em começar a consumi-la? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

18 comentários em “Batata yacon para diabéticos – Benefícios e como usar”

  1. Excelente matéria sobre a batata bacon, gostaria de saber se é melhor consumir em jejum. Gostaria que me mandasse uma lista do que devo comer para diabetes. Muito Obrigado

    Responder
  2. hoje fiquei sabendo dessa batata , já fui no varejão comprei e já comi eu e meu marido não é ruim , gostei meu filho também vai começar a comer , obrigada pela orientação doutora .

    Responder
  3. hoje fiquei sabendo dessa batata , já fui no varejão comprei e já comi eu e meu marido não é ruim não gostei meu filho também vai começar a comer , obrigada pela orientação doutora .

    Responder
  4. Comecei a usar hj 11 / 01 / 20 .
    Uma delícia essa batata yacon
    Aqui ela muito cara 45 , 00 o kilo .
    Vou pesquisar onde encontro mais barata . Deve usar ela crua . No maximo 200 gms ao dia .
    DEUS É MARAVILHOSO !
    LEIA A BÍBLIA .

    Responder
  5. Essa batata fez baixar o meu diabetes de 260 pra 89 e acreditem, vale a pena mesmo.
    Pena que o valor é alto e difícil e encontrar.

    Responder
  6. Graças a Deus,essa batata está sendo uma benção!!
    Nada abaixava os níveis de glicose!
    Com a batata , está quase normal!!!!

    Responder
  7. Excelente, só com pessoas c/ vcs é que somos informados do que há de gratificante p/ nossa saúde, que Deus continue a iluminar todos vcs.

    Atenciosamente,
    Adauto Fonseca Henrique – Alto Jequitibá-MG

    Responder