Batata yacon para diabéticos – Benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 17/02/2021

O consumo da batata yacon é importante para pessoas que tem diabetes. Apesar de pouco conhecida, ela possui vários outros efeitos benéficos para o corpo, pode ajudar na perda de peso e ainda ser utilizada como adoçante natural.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos aprender mais sobre as suas propriedades e seus benefícios para diabéticos, e daremos dicas de como consumir a batata e adicioná-la na sua dieta.

Batata yacon – O que é

batata yacon

A batata yacon é uma raiz proveniente da planta Smallanthus sonchifolius. Ela é nativa da América do Sul, tem cerca de 10 vezes mais antioxidantes do que a batata inglesa e menos calorias do que a batata doce. Uma porção de 100 g da batata yacon tem apenas 50 calorias.

Por isso, a batata yacon pode ser utilizada por indivíduos com excesso de peso, diabéticos, pessoas com colesterol alto e ainda para aqueles que sofrem de problemas digestivos.

Batata yacon para diabéticos

A batata yacon é um ótimo alimento que pode atuar na prevenção e no tratamento da diabetes do tipo 2 devido aos seus efeitos anti-hiperglicêmicos.

A presença de carboidratos do tipo frutooligossacarídeos (FOS) é uma grande vantagem para os diabéticos porque eles não são facilmente digeridos pelo organismo.

Por conta do seu metabolismo lento, a liberação do açúcar é feita gradualmente, evitando picos de açúcar no sangue e facilitando o controle da glicemia (concentração de glicose no sangue).

Dessa forma, a batata yacon acaba sendo uma opção simples e extremamente saudável, principalmente para diabéticos. Logo, o seu consumo é muito recomendado, mas não se esqueça de informar ao seu endocrinologista e nunca substitua os seus remédios!

Veja no vídeo abaixo nossa nutricionista falando sobre qual é a melhor batata para quem tem diabetes, ou continue lendo o artigo para conhecer outros benefícios da batata yacon para a saúde e boa forma.

Outros benefícios da batata yacon

1. Perda de peso

Conforme um estudo publicado em 2009 pela Clinical Nutrition, mulheres com obesidade consumiram a batata yacon durante 120 dias e apresentaram uma diminuição do peso, do índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, uma explicação é que a batata yacon possui baixa caloria, além de melhorar o funcionamento intestinal por conta de seu efeito laxante, e promover a sensação de saciedade após as refeições. Devido a relação entre a obesidade e a diabetes, essa batata ganha um ponto positivo.

2. Redução do colesterol e dos triglicerídeos

O frutooligossacarídeo (FOS) presente na batata yacon é capaz de ajudar no controle dos níveis de triglicérides e da lipoproteína de baixa densidade, conhecida popularmente como colesterol ruim, ou LDL.

Dessa forma, o estudo feito em 2009, confirmou esses benefícios em pessoas que consumiam a batata diariamente e mostrou um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares.

De acordo com o mesmo estudo, foi observado que nenhum dos participantes teve efeitos colaterais após 6 meses de consumo frequente de batata yacon. Mas, fique sempre atento à possíveis reações alérgicas.

colesterol triglicerídeos yacon

3. Melhoria da saúde digestiva

Além da batata yacon ser ótima para diabéticos, ela apresenta em sua composição muita água, fibras e compostos que funcionam como probiótico para o organismo.

Assim, ela é capaz de melhorar a saúde digestiva, fortalecer a flora intestinal e promover uma melhor fermentação. Por isso, ela pode causar um leve efeito laxante que é bom na perda de peso.

4. Reduz o risco do desenvolvimento de doenças crônicas

De acordo com vários estudos, a ingestão de FOS favorece o crescimento de bactérias que promovem a saúde da flora intestinal, enquanto reduz a concentração de bactérias prejudiciais à saúde.

O resultado disso é que há a melhora nos níveis glicêmicos, a diminuição do peso corporal e a redução do risco de câncer de cólon e outras doenças crônicas.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Saúde do fígado

Conforme alguns estudos, um consumo frequente de yacon com cardo de leite, impede o acúmulo de gordura no fígado e preserva as funções e saúde do órgão.

6. Regulação da pressão arterial

Além da batata yacon ser benéfica para pessoas com diabetes, pesquisas comprovam que ela também é excelente para pessoas com hipertensão.

Sendo assim, por ela ser rica em potássio, um mineral vasodilatador, auxilia na redução da pressão arterial e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

7. Fortalecimento dos ossos

A presença de frutooligossacarídeos aumenta a absorção de cálcio, magnésio e fósforo pelo organismo.

Desse modo, a batata Yacon pode ajudar mulheres nos períodos de pré e pós-menopausa que têm grandes chances de perder massa óssea e desenvolver problemas como osteoporose.

ossos na menopausa e osteoporose

Como consumir

Mesmo a batata yacon sendo saudável para diabéticos, nutricionistas pedem para não exagerar. Então, uma porção diária de no máximo 200 gramas de batata yacon é mais do que o suficiente para conseguir seus benefícios.

Uma opção muito saudável e recomendada por profissionais de saúde é consumi-la crua. Assim, é só tirar a casca e aproveitar o sabor doce, crocante e suculento dessa raiz.

Desse modo, receitas como saladas, lanches e sucos que incluem a batata yacon crua são melhores e mais nutritivas. Além disso, você pode colocar um limão, que vai dar um toque cítrico e evitar o escurecimento da raiz.

Mas, se preferir, você também pode acrescentar a batata cozida em receitas como purês, sopas, geleias e batata chips.

Além do mais, ainda é possível encontrar a farinha de batata yacon em lojas de produtos naturais, que pode ser utilizada em deliciosas receitas como bolos e tortas.

No vídeo abaixo nossa nutricionista fala mais um pouco sobre a batata yacon e dá dicas de como usá-la!

Gostou das dicas?

Informações Nutricionais

Valor nutricional por 100 g de batata yacon crua:

ComponenteValor por 100 g
Calorias50 kcal
Carboidratos11,59 g
Açúcar1,61 g
Proteínas0,84 g
Gorduras0,1 g
Gordura saturada0,023 g
Gordura monoinsaturada0,005 g
Gordura poli-insaturada0,048 g
Colesterol0 mg
Fibras4,8 g
Sódio5 mg
Potássio247 mg
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia as propriedades e benefícios da batata yacon para diabéticos? Agora pensa em começar a consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,47 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “Batata yacon para diabéticos – Benefícios e como usar”

  1. hoje fiquei sabendo dessa batata , já fui no varejão comprei e já comi eu e meu marido não é ruim , gostei meu filho também vai começar a comer , obrigada pela orientação doutora .

  2. hoje fiquei sabendo dessa batata , já fui no varejão comprei e já comi eu e meu marido não é ruim não gostei meu filho também vai começar a comer , obrigada pela orientação doutora .

  3. Comecei a usar hj 11 / 01 / 20 .
    Uma delícia essa batata yacon
    Aqui ela muito cara 45 , 00 o kilo .
    Vou pesquisar onde encontro mais barata . Deve usar ela crua . No maximo 200 gms ao dia .
    DEUS É MARAVILHOSO !
    LEIA A BÍBLIA .

  4. Essa batata fez baixar o meu diabetes de 260 pra 89 e acreditem, vale a pena mesmo.
    Pena que o valor é alto e difícil e encontrar.

  5. Graças a Deus,essa batata está sendo uma benção!!
    Nada abaixava os níveis de glicose!
    Com a batata , está quase normal!!!!

  6. Excelente, só com pessoas c/ vcs é que somos informados do que há de gratificante p/ nossa saúde, que Deus continue a iluminar todos vcs.

    Atenciosamente,
    Adauto Fonseca Henrique – Alto Jequitibá-MG