A Dieta do Abacaxi – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/04/2020

A dieta do abacaxi para perder a barriga é um regime que consiste no consumo restritivo da fruta durante determinado tempo, dependendo da versão do cardápio. Há diversas versões desta dieta. Algumas delas são mais restritivas e consistem apenas no consumo de abacaxi e água. Outras já permitem a inclusão de uma fonte de proteína, geralmente o atum, ao longo do dia. Abaixo você aprenderá mais sobre a Dieta do abacaxi, como funciona, o cardápio e suas dicas.

Seguir uma dieta low carb pode ajudar muito nisso, pois muitos nutricionistas defendem a ideia de que o excesso de carboidratos como farinhas refinadas e alimentos industrializados com excesso de açúcar podem levar a uma série de inflamações no corpo e ainda desenvolver intolerância ao glúten. Veja a seguir como fazer as 6 receitas de bolo de abacaxi low carb.

Os rins são responsáveis por tarefas como a produção de hormônios, a absorção de minerais, a filtragem do sangue, a produção de urina e a excreção de resíduos como toxinas, excesso de sais e a ureia, que é um resíduo criado pelo metabolismo celular. Os rins também atuam no equilíbrio do nível de água do organismo e na regulação da pressão arterial, dos glóbulos vermelhos do sangue e de ácido no corpo humano. Você gostará de saber se o abacaxi faz mal para os rins.

O abacaxi é uma espécie da família das bromélias, umas das únicas dessa classe a produzir frutos comestíveis. A fruta é composta da união de muitos pequenos frutilhos fundidos em torno do núcleo central. A sua polpa é amarela ou esbranquiçada, muito suculenta e carnuda com a haste que serve como apoio fibroso central, aquela parte do abacaxi que algumas pessoas não comem. Confira abaixo sobre os 10 benefícios do abacaxi e suas prioridades.

As funções nutricionais que o abacaxi pode oferecer merecem destaque, é por isso, então, que entenderemos melhor sobre como funciona a dieta do abacaxi, e quais as atitudes a serem feitas para conquistar resultados positivos.

Benefícios do abacaxi

A fruta possui pouquíssimas calorias e contém um alto teor de água, características fundamentais para aqueles que desejam perder peso, pois podem contar com efeito diurético. O alto teor de fibras pode auxiliar no processo de digestão, e além disso, a dieta do abacaxi também pode contribuir com efeitos desintoxicantes, o que favorece a limpeza do corpo durante a adoção do novo plano alimentar e novo estilo de vida.

O abacaxi possui bromelina, que nada mais é que uma mistura de enzimas que digerem as proteínas, e que é capaz de oferecer função anti-inflamatória e ainda intensificar a queima de gorduras.

– Melhoria da digestão e perda de peso

Segundo um estudo de 2012 publicado no periódico científico Biotechnology Research International, a bromelina é um grupo de enzimas digestivas presente no abacaxi que é excelente em quebrar moléculas de proteínas em aminoácidos e peptídeos, tornando mais fácil a absorção de tais nutrientes pelo intestino delgado. Qualquer pessoa pode ter um sistema digestivo mais eficiente com o consumo regular de abacaxi, mas as pessoas que sofrem de insuficiência pancreática são as mais beneficiadas. 

As fibras presentes no abacaxi também ajudam na supressão do apetite por causa da desaceleração da digestão e da melhor absorção de nutrientes. As fibras e a água do abacaxi também ajudam a evitar problemas digestivos como a constipação e promove a regularidade dos movimentos intestinais. Outro ponto que auxilia na perda de peso é o baixo teor calórico do abacaxi por porção e a grande quantidade de água encontrada na fruta. 

– Aumento da imunidade

O abacaxi é repleto de vitaminas e minerais essenciais para a saúde e também de enzimas como a bromelina. Um estudo publicado em 2001 na revista Cellular and Molecular Life Sciences indica que a bromelina é capaz de aumentar a imunidade e suprimir a inflamação. Em uma pesquisa clínica de 2014 publicada no Journal of Nutrition and Metabolism foi constatado que crianças que comeram mais abacaxi apresentaram um risco menor de infecções virais e bacterianas e que elas tiveram quase quatro vezes mais glóbulos brancos (células de defesa do sangue) do que aquelas que comeram menos abacaxi. 

Dentre os nutrientes encontrados no abacaxi se destacam a vitamina A, a vitamina K, o fósforo, o zinco, o cálcio, o manganês e a vitamina C, sendo que a vitamina C e o zinco são indispensáveis para um sistema imunológico saudável.

Com um sistema imune mais forte, você ficará livre de doenças e se sentirá muito mais bem disposto e cheio de energia.

– Efeito anti-inflamatório e antioxidante

A bromelina do abacaxi ajuda na redução da inflamação, o que é útil no alívio de sintomas de doenças anti-inflamatórias como a artrite e também para auxiliar na recuperação pós-treino. Com menos inflamação, as fibras musculares se recuperam mais rápido e isso significa que você pode construir bastante massa magra enquanto perde peso.

O abacaxi e seus compostos como os flavonoides, a bromelina e os ácidos fenólicos também diminuem o risco de câncer porque seu efeito antioxidante e anti-inflamatório reduz o estresse oxidativo e diminui a inflamação, ambos fatores associados à progressão de vários tipos de câncer.

Além de ser útil para aliviar sintomas e reduzir o risco de várias doenças, os nutrientes do abacaxi protegem a pele contra danos oxidativos causados pela exposição ao sol e pelo contato com a poluição. A proteção contra o estresse oxidativo também evita os sinais de envelhecimento precoce e deixa a pele mais saudável.

Como funciona a dieta do abacaxi

Inicialmente, podemos caracterizar a dieta do abacaxi como altamente restritiva, o que contribui para a conquista de resultados rápidos. Essa restrição deve receber atenção especial, pois o plano alimentar não pode ser mantido por mais de 5 ou 6 dias. Caso contrário, a dieta do abacaxi poderá oferecer prejuízos à sua saúde.

Podemos afirmar que essa dieta pode ser adotada ocasionalmente, ou seja, você pode adotá-la para vestir aquele vestido que está um pouco apertado, para eventos que acontecerão em um pequeno período de tempo, enfim, eliminar aqueles quilinhos extras que estão incomodando. Dessa forma, é considerada uma dieta emergencial e não voltada para a qualidade de vida permanente.

A dieta do abacaxi pode ser reconhecida como segura, mas é fundamental que você busque uma avaliação médica para que não haja prejuízos à saúde e, principalmente, não adote a dieta do abacaxi por períodos mais extensos que aqueles recomendados.

Bom, podemos notar que tudo o que você tem a fazer é adotar o plano alimentar por 5 dias. A privação de alimentos é alta, e não há variedade deles, mas se adotada em um curto período de tempo, a dieta pode ser inofensiva para pessoas saudáveis. Essa dieta não é recomendada para pessoas que desejam perder muito peso.

A maioria das refeições da dieta do abacaxi não necessita de cozimento e ainda são de fácil preparo. Você pode fazer uma porção maior de caldo de legumes e assim, manter armazenado para ser consumido por diversos dias.

Os exercícios físicos apenas são contraindicados para pessoas que possuem problemas de saúde, as quais não devem adotar a dieta do abacaxi. As demais pessoas devem se manter ativas e praticar pelo menos 3 vezes por semana, independentemente do local de prática.

Prós e contras da dieta do abacaxi

  • A dieta do abacaxi pode ser considerada uma dieta da moda. É importante reconhecermos que ela não é uma dieta a ser adotada para uma alimentação “fixa”. Sua adoção deve ser restrita e limitada por no máximo 1 semana.
  • A facilidade para encontrar os ingredientes e alimentos necessários para as refeições pode favorecer a adoção e auxiliar no preparo mais rápido.
  • Se você deseja apenas perder aquele quilinho que tanto incomoda ou notar diferenças corporais rápidas, a dieta do abacaxi pode ser muito atrativa. Pode ser considerada uma solução válida e rápida.
  • A dieta do abacaxi pode ser reconhecida como uma dieta de desintoxicação. Caso queira esse efeito, ela pode ser uma nova aliada, se adotada no momento certo e da forma certa.
  • É importante destacar que a dieta do abacaxi não se responsabilizará pelo peso perdido. Vamos esclarecer, saiba que com essa dieta hipocalórica, você não só perderá gorduras, mas a eliminação rápida de peso também proporcionará a perda de massa magra, líquidos e, inclusive, nutrientes fundamentais para o equilíbrio de seu corpo; por isso, atente para o período de adoção e não estenda para um período superior ao recomendado.
  • O plano alimentar com a presença marcada da fruta pode se tornar monótono e pouco motivador.
  • O abacaxi pode contribuir com efeito diurético, por isso, durante a dieta você irá reter menos líquidos e o seu corpo poderá ser privado de diversos nutrientes. É fundamental que você tenha cuidado com o que você come durante a dieta, para que você não ganhe peso rapidamente ao interromper o plano alimentar da dieta do abacaxi.
  • A baixa quantidade de calorias e as demais características da dieta podem aumentar o risco de doenças do coração, problemas renais e até mesmo a já dita perda de massa muscular.

Auto controle

Essa característica é fundamental na dieta do abacaxi. Já destacamos que essa dieta deve ser adotada por um curto período de tempo e o plano alimentar é extremamente restrito, por isso você deve atentar para o retorno à alimentação regular, pois abusar das porções e consumir mais calorias pode contribuir para que você readquira todo o peso perdido durante a adoção da dieta. Você deve exercer o auto controle e se conscientizar de se alimentar com porções adequadas às suas reais necessidades nutricionais.

Cardápio de 5 dias de dieta do abacaxi

Para melhores resultados, use apenas abacaxi fresco, não enlatados ou industrializados que possuem conservantes.

– Café da manhã

  • 2 ou 3 fatias de abacaxi
  • 1 xícara de iogurte desnatado ou grego
  • 1 colher (de sopa) de aveia

– Lanche da manhã

  • 1 copo (300ml) de suco de abacaxi
  • 1 fatia de pão de forma integral
  • 1 ovo cozido

Almoço

  • 1 prato de sopa ou caldo simples, o qual pode ser preparado com legumes de sua escolha
  • 1 filé médio de peixe grelhado ou peito de frango (carne magra)

– Lanche da tarde

  • 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi
  • 1 copo de iogurte de abacaxi, iogurte desnatado ou grego
  • Obs: Pode misturar a fruta junto ao iogurte natural.

Jantar

  • Salada de abacaxi
  • 1 filé médio de peito de frango grelhado

Dicas

  • É recomendado que você tome, no mínimo, 2,5 litros de água por dia.
  • O consumo de chás sem açúcar é liberado e ainda pode contribuir com efeitos positivos para o organismo manter o estado de termogênese, assim queimando mais calorias.
  • Afirma-se que a água com limão também pode contribuir para uma melhor digestão durante a dieta do abacaxi.
  • É fundamental que você busque uma avaliação médica, pois apenas um profissional da saúde poderá reconhecer se você está saudável para adotar o plano alimentar sem qualquer ameaça e prejuízos à sua saúde.
  • Alternativas para intensificar a queima calórica não são descartadas, por isso, busque reservar um período de tempo de seu dia para praticar exercícios, e ainda, substitua hábitos de sedentarismo. Utilize escadas, faça pequenas caminhadas, coma em porções menores, por exemplo.
  • Reflita e conscientize-se, pois a dieta do abacaxi não poderá ser adotada para toda sua vida, avalie os benefícios e reconheça, talvez uma dieta recomendada por um nutricionista possa ser mais confiável e adequada para as suas necessidades atuais e também para o seu futuro.

Você conhece alguém que já tenha feito a dieta do abacaxi? Tem vontade de experimentá-la? Acha que conseguiria passar por todas as restrições? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “A Dieta do Abacaxi – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. Vou fazer também!! Assim que der os 5 ou 7 dias volto aqui para contar se deu certo comigo e se ru aguentei fazer também ne!! Abraço!!

  2. Boa tarde
    Quero experimentar a dieta do abacaxi
    Só não entendi está salada de abacaxi
    É só o abacaxi picadinho ou posso colocar uma verdura junto
    Tipo um alface com abacaxi picado?
    E posso usar meus temperos normal para o caldo, frango, peixe?