Água com limão emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 04/10/2021

Há muitas alegações de que a água com limão emagrece e muitas pessoas tomam um pouco de suco de limão com água morna de manhã, diariamente, para ajudar na perda de peso. Porém, será que essas alegações são verdadeiras? Parece que sim, por conta das evidências sobre a eficácia do limão para melhorar a digestão e ajudar o corpo a regular a absorção de açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, sabe-se que o limão é rico em vitamina C e estudos comprovaram que indivíduos com nível adequado de vitamina C oxidam 30% mais gordura corporal durante uma sessão de exercícios moderados do que indivíduos com baixo nível de vitamina C. Portanto, pessoas com carência dessa vitamina podem ter maior dificuldade em perder peso.

Como a água com limão emagrece?

É incrível como uma simples fruta como o limão pode ser tão eficaz ajudando o corpo a regular seu metabolismo e absorção de açúcar, de uma forma que te ajuda a perder peso. O segredo está na “acidez” do limão.

O limão é rico em ácido cítrico, então quando você toma um copo de suco de limão com água morna assim que acorda, você introduz um digestivo natural e saudável no seu estômago. O ácido cítrico do limão acaba interagindo com os outros ácidos e enzimas no seu trato digestivo, o que resulta em uma digestão saudável e sem problemas.

Diminui a absorção de açúcares

Estudos mostraram que apenas uma pequena quantidade de limão pode ajudar a diminuir a absorção de açúcares dos alimentos consumidos.

Você pode ir um passo à frente e ingerir algumas cascas de limão junto do suco. Isso age duplamente na perda de peso, porque a pectina presente na casca ajuda na perda de peso ao se tornar um gel no seu estômago que reduz a absorção de açúcar dos alimentos que você consome.

Ajuda na absorção de cálcio

O limão contribui para o fortalecimento dos ossos e combate à osteoporose, uma vez que ajuda na absorção do cálcio ingerido na alimentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Promove a saciedade e reduz a fome

Devido à presença de fibras presentes no limão, em especial a pectina, a água com limão promove a sensação de saciedade e reduz a fome.

As fibras também tem a função de ajudar no funcionamento intestinal, o que em conjunto com a redução da fome, tem um papel importante em uma dieta para perder peso.

Além disso, uma dieta pobre em fibras pode contribuir para o aumento do risco de câncer de cólon com o tempo, pois há um acúmulo de toxinas que não são eliminadas pelo organismo.

Qual a melhor maneira de tomar água com limão?

Há muitas maneiras de tomar água com limão para te ajudar a perder peso. Algumas pessoas defendem o uso de água com limão combinada com vinagre de maçã, enquanto outras defendem a eficácia do suco de limão com mel e água morna para a perda de peso.

Quer você beba com água morna ou misture com algum outro ingrediente como o mel, os resultados benéficos são os mesmos.

Vídeo

Por fim, aproveite para conhecer o vídeo da nossa nutricionista em que ela ensina como tomar água com limão da maneira certa para emagrecer e melhorar a saúde:

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você gosta da ideia de tomar água com limão para emagrecer? Com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Água com limão emagrece mesmo?”

  1. Água com limão não é tudo isto que falam. Vários médicos contestam este modismo. Falam dos possíveis benefícios mas não falam dos efeitos colaterais do consumo de água com limão todo dia, principalmente se você tem algum problema gástrico.

    Responder
  2. Depois de ler a matéria, comecei a fazer uso da agua morna com limão em jejum. Só me alimento após quarenta minutos, no mínimo. Faço isso a quase um ano e é o primeiro inverno que não sou acometida por resfriados e crises de garganta. Meus cabelos e unhas também mudaram muito. Eu já adiciono algumas goto hás no chá da minha netinha que tem quase dois anos. É um verdadeiro milagre para o sistema imunológico.

    Responder
  3. Bom Dia,

    Eu amo limão e essa idéia é incrível, uma pena que devo atentar ao consumo uma vez que tenho gastrite, irei tentar igual adicionando mel porque acredito que auxíliariá a reduzir acidez.
    Parabéns pelo site!Leio sempre.

    Responder
  4. Est preocupda com meu peso.tb com minha digestão n esta legal . estou também c umas machinhas acha q cor de rosa ou roxinha clara.nas unhas.desejo mudar meu estilo de alimentacao.visto qn tenho o habito de comer ftutas e legumes. obrigada.

    Responder