A acantose nigricans é uma condição dermatológica que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, embora seja mais comum em adultos e em pessoas com pele mais escura.
Ela se manifesta por meio de manchas escuras em várias áreas do corpo e pode ser um sintoma de outras condições médicas.
O tratamento da acantose nigricans envolve não apenas tratar a origem da condição, mas também o uso de medicamentos que podem ajudar a clarear as manchas.
É importante que você entenda que a acantose nigricans não é uma doença em si ou apenas um problema estético, mas algo que pode ser um sinal de um problema de saúde mais grave.
Então, se você notar manchas escuras em sua pele, não ignore, procure um médico o mais breve possível para que a origem da condição possa ser identificada e o tratamento adequado possa ser iniciado.
Você já conhecia acantose nigricans? Veja abaixo quais são suas causas e tratamentos!
Como identificar a acantose nigricans
Se você notar manchas escuras e espessas na sua pele, principalmente nas áreas do pescoço e axilas, mas também em outras áreas, como virilha, joelhos, cotovelos e na região genital, pode ser acantose nigricans.
Essas manchas podem ter uma textura aveludada e, em alguns casos, podem causar coceira. Se você perceber esses sinais, é importante que procure ajuda médica o mais rápido possível.
O médico fará uma avaliação clínica da sua pele e, se necessário, poderá solicitar exames de sangue para avaliar a presença de outras condições médicas, como resistência à insulina, diabetes tipo 2 ou problemas hormonais.
- Veja as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2
- Veja também os principais sintomas da diabetes tipo 2
Causas da acantose nigricans
Embora não sejam totalmente compreendidas, sabe-se que as causas da acantose nigricans podem estar relacionadas à resistência à insulina e à estimulação excessiva das células produtoras que queratina, os queratinócitos, pela presença de altos níveis de insulina no organismo.
A queratina é uma proteína fibrosa encontrada em diversas estruturas do corpo humano, como pele, cabelos e unhas.
Outras situações relacionadas ao desenvolvimento da acantose nigricans são:
- Diabetes
- Doença de Addison
- Alterações na tireoide (Veja os 14 principais sintomas da tireoide alterada)
- Síndrome dos ovários policísticos
- Síndrome de Cushing
- Obesidade (Conheça as 10 principais causas de ganho de peso e obesidade)
Além disso, o uso prolongado de medicamentos como anticoncepcionais orais, corticoides e hormônio do crescimento pode favorecer a alteração na concentração de insulina circulante e, consequentemente, o aparecimento da condição em algumas pessoas.
É importante lembrar que em alguns casos, a acantose nigricans pode ser hereditária e ocorrer sem uma causa raiz identificável.
Como tratar a acantose nigricans
A acantose nigricans é uma condição dermatológica que pode ser tratada de diversas formas, dependendo da causa raiz da condição.
Se você estiver com manchas escuras na pele, principalmente em áreas como o pescoço, axilas, cotovelos, joelhos e virilha, é importante buscar um médico para que ele possa identificar a origem da condição que está causando a acantose nigricans e iniciar o tratamento adequado.
O tratamento pode incluir mudanças na alimentação e na atividade física, além do uso de medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue, se a acantose nigricans estiver associada à resistência à insulina ou ao diabetes tipo 2.
Outras condições médicas, como obesidade, síndrome do ovário policístico, alterações na tireoide e síndrome de Cushing também vão exigir um tratamento específico conforme cada caso.
Além do tratamento da origem do problema, há medicamentos que podem ajudar a clarear as manchas escuras na pele, como cremes contendo o ácido retinoico ou o ácido salicílico.
Em alguns casos, procedimentos como peelings químicos ou laser também podem ser recomendados pelo médico.
Veja também: Peelings laser: o que é, antes e depois, para que serve e dicas.
Lembre-se de que o tratamento com medicamentos para clarear a pele deve ser utilizado juntamente com o tratamento para a causa raiz da acantose nigricans.
Além disso, manter hábitos saudáveis, como alimentação saudável e prática de atividade física regular, pode ajudar a prevenir complicações mais graves e melhorar a aparência da pele afetada.
Embora existam alguns remédios caseiros que ajudem a clarear a pele e a eliminar a mancha escura, é importante lembrar que eles não substituem o tratamento médico adequado e que você deve sempre consultar um médico antes de utilizá-los.
Fontes e referências adicionais
- Associação de acantose nigricante e acrocórdons à resistência insulínica, Anais Brasileiros de Dermatologia, 2012; 87(1): 97 – 104.
- Associação entre acantose nigricans e outros fatores de risco cardiometabólico em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, Revista Paulista de Pediatria, 2018; 36(3): 301 – 308.
- Acantose nigricans e resistência insulínica em crianças e adolescentes com excesso de peso, Anais Brasileiros de Dermatologia, 2012; 87(4): 531 – 537.
Fontes e referências adicionais
- Associação de acantose nigricante e acrocórdons à resistência insulínica, Anais Brasileiros de Dermatologia, 2012; 87(1): 97 – 104.
- Associação entre acantose nigricans e outros fatores de risco cardiometabólico em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, Revista Paulista de Pediatria, 2018; 36(3): 301 – 308.
- Acantose nigricans e resistência insulínica em crianças e adolescentes com excesso de peso, Anais Brasileiros de Dermatologia, 2012; 87(4): 531 – 537.