Manchas escuras na virilha: causas e como resolver

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2022

As manchas escuras na virilha são um problema que pode incomodar muito quem as tem. Elas surgem devido a um aumento da produção de melanina, principalmente por conta de fatores que causam irritação e inflamação da derme, sendo portanto, fáceis de identificar e muitas vezes de tratar.

As principais razões pelas quais você pode estar sofrendo com manchas escuras na virilha são provenientes de descuidos com as práticas do cotidiano.

  Continua Depois da Publicidade  

O atrito constante entre as pernas, roupas mais apertadas ou uso excessivo de lâminas de depilação também são algumas das causas desse escurecimento.

Mais raramente, no entanto, as manchas escuras na virilha podem surgir devido a alterações hormonais ou outras doenças. Portanto, mesmo que pareça ser um problema menor é sempre importante consultar um médico para saber as reais causas e que medidas tomar caso você esteja com manchas escuras na virilha.

Caso você esteja diante de manchas que são causadas por práticas cotidianas, mudanças de hábitos e tratamentos dermatológicos relativamente simples já vão melhorar bastante a sua condição.

O que são as manchas na virilha?

O aparecimento deste tipo de manchas é uma situação relativamente comum principalmente entre as mulheres.

Embora não cause nenhum problema de saúde muito grave, pode ter um impacto negativo na autoestima da pessoa, e pode ainda indicar outra condição de saúde existente.

  Continua Depois da Publicidade  

Em linhas gerais, essas manchas são resultado de uma tentativa de nosso próprio organismo em se proteger de agressões externas. Por isso, se cria uma camada espessa de pele sobre a área comprometida. É essa camada mais grossa que escurece com facilidade, resultando nas manchas.

Existem tratamentos naturais e estéticos que além de ajudar a clarear a região, servem para prevenir o aparecimento das manchas futuras.

Os tratamentos para manchas escuras na virilha em muitos casos podem ser feitos em casa mesmo, com aplicações de receitas caseiras ou cremes clareadores de farmácia. 

Mas, a depender da gravidade da condição e do seu desejo, os tratamentos também poderão ser feitos no consultório por meio de procedimentos estéticos.

Principais causas de manchas na virilha

Depilação
A depilação com lâminas pode causar manchas na virilha

As manchas escuras na virilha aparecem devido ao desencadeamento de algum processo inflamatório na região, o que acaba estimulando a produção de melanina, hormônio responsável pelo aparecimento das manchas mais escuras concentradas na pele. Algumas das causas mais comuns para o aparecimento das manchas são:

1. Alterações hormonais

Algumas alterações podem causar manchas escuras na pele. Como, por exemplo, aquelas relacionadas à gestação, ou provocadas pela diabetes. A mais comum das condições que causam manchas escuras na virilha é a Acantose Nigricans

  Continua Depois da Publicidade  

O programa Bem Estar destaca que: “O diabetes, por exemplo, pode se manifestar com manchas escurecidas que aparecem nas dobras do pescoço, no antebraço, axilas e cotovelos. Estes sinais podem ser resistência à insulina e, geralmente, aparecem em obesos, mas a pessoa magra também pode ter.”

2. Uso de roupas muito apertadas

O contato muito próximo do tecido, ou pelo menos da maioria dos tecidos que usamos casualmente, não permite que a pele “respire”, o que acaba por deixar a região coberta muito mais quente e úmida, que é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

Os fungos e bactérias contribuem para fragilizar a região, além de deixarem-na mais exposta à inflamação, acelerando o processo de cicatrização da pele que se torna espessa e com grande tendência para o escurecimento. A micose, doença causada por fungos, pode muitas vezes ocasionar manchas escuras na pele.

3. Atrito constante entre as pernas: 

A irritação provocada pelo contato constante de uma perna com a outra pode desencadear um processo inflamatório e, consequentemente, aumentar a pigmentação da pele. 

Esse problema normalmente tem relação com sobrepeso, já que o excesso de gordura acumulado faz com que as pernas rocem mais facilmente

4. Uso de lâminas para depilação

Quando utilizamos lâminas para depilar a pele, o movimento feito pelo aparelho muitas vezes pode causar irritação na região e levar ao aparecimento de manchas escuras, principalmente nas regiões onde a pele é mais fina e sensível, como a da virilha.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Reações alérgicas

É comum que não saibamos de todos os produtos aos quais podemos ter alergia. Alguns cremes e loções depilatórias podem causar  irritação na pele, tornando-a ainda mais sensível a agentes externos.

Além dos cremes de farmácia, algumas outras substâncias, quando usadas de forma indevida, com destaque para o limão, podem provocar o surgimento de manchas. Vale lembrar que o sol, em contato com alguns produtos químicos, é um dos maiores responsáveis pelo surgimento de manchas escuras na pele.

Entender as possíveis causas de manchas escuras na pele é importante para tentar identificar a origem do problema e assim evitar o surgimento de novas manchas na virilha. De qualquer forma, a orientação de um dermatologista é fundamental.

Como clarear as manchas escuras na virilha

Laser na virilha
O tratamento mais indicado pode variar de caso para caso

Se forem causadas por maus hábitos, as manchas escuras na virilha podem ser tratadas com métodos simples, como o uso de cremes clareadores, realização de procedimentos estéticos e aplicação de outras pomadas ou produtos.

Porém, existem casos onde a condição aponta para algum problema de saúde mais geral, como por exemplo o diabetes ou excesso de peso em um grau que chega a comprometer a pele da região da virilha.

A escolha do melhor cuidado vai depender do grau de hiperpigmentação, a cor da sua pele, o tempo de aparecimento da mancha e, claro, a causa do escurecimento diagnosticada por um médico especialista. 

Veja aqui algumas opções de tratamentos e terapias que poderão ser acionados caso você esteja sofrendo com manchas escuras na virilha:

1. Produtos clareadores

O uso tópico de dermocosméticos clareadores costuma ser a primeira opção dos dermatologistas para o tratamento das manchas, já que é fácil e indolor.

Esses são os casos em que a paciente tem manchas que apareceram devido a algum agente externo e agora precisaram ser removidas.

Normalmente, as soluções com ativos como a Niacinamida e o PhE-Resorcinol ajudam a uniformizar a pele. 

Para escolher a melhor opção para você, conte com o apoio do seu dermatologista.

2. Peeling químico

O peeling químico, que só pode ser realizado por um profissional, ficou famoso recentemente como um procedimento que renova e clareia a pele, proporcionando mais brilho, afinando sua espessura, melhorando sua textura, e por fim, dando à ela uma aparência mais jovem.

3. Esfoliação

Com este método, as manchas vão sendo eliminadas ao longo do tempo, conforme há o aumento do metabolismo da epiderme e a pele vai se renovando mais rapidamente.

Embora a pele se renove naturalmente com o tempo, quanto mais envelhecemos, mais lento torna-se esse processo, com as camadas de células mortas removidas bem aos poucos. A esfoliação acelera a remoção da camada mais externa de células mortas da pele.

Porém, é preciso lembrar que a esfoliação também é um tipo de atrito, por isso é preciso ter cuidado para não esfoliar demais e acabar gerando o efeito contrário ao desejado, causando uma nova inflamação na pele.

4. Laser 

Este tipo de tratamento é amplamente utilizado para remover um número enorme de sinais e manchas na pele. Sejam estas pelos, tatuagens ou manchas escuras na virilha.

O laser é muito eficiente, porque atinge as camadas mais profundas da epiderme e elimina as marcas ao estimular a produção de colágeno.

Dicas finais

Além de tratamentos tópicos direto nas manchas, outros cuidados podem ser tomados no dia a dia para manter a pele brilhante e saudável, entre eles:

  • Capriche na hidratação da pele: para ela ficar mais macia e nutrida, evitando assim qualquer forma de fricção e, consequentemente, o seu escurecimento. 
  • Evite a exposição ao sol sem a devida proteção: este é um dos piores inimigos para a pele, pois os raios UV contribuem para a oxidação dos tecidos, e pioram as manchas. Nunca é demais dizer: abuse do filtro solar e fique longe do sol direto, se possível.
  • Evite as soluções com álcool: elas podem contribuir para a irritação da sua pele, caso você esteja com manchas escuras na virilha.
Fontes e referências adicionais

Você já teve manchas escuras na virilha? Como resolveu o problema? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário