Activia Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Estamos constantemente sendo apresentados a diversos produtos, seja pela mídia impressa, televisiva ou internet. Alguns deles nos interessam, enquanto outros não chamam nossa atenção.

Talvez os produtos que nos interessem sejam consumidos por nós devido à curiosidade, mas alguns acabam ficando somente como uma marca, sem que nos aprofundemos em saber a que se destinam.

A mídia tem veiculado ostensivamente os benefícios de um produto lácteo chamado Activia. Promete resultados afirmando que Activia emagrece, cita que o produto é probiótico e funcional, mas falha ao acreditar que todos estejam entendendo esses termos.

Por ser um alimento muito saudável, vamos falar um pouco mais detalhadamente a respeito dele.

O Que é Activia? 

Activia é uma marca da empresa Danone, e representa um produto lácteo fermentado diferente de outras marcas, pois contém probióticos, que ajudam a regularizar o intestino, promovendo melhor digestão e absorção dos alimentos.

O Que São Probióticos?

Como as bactérias sobrevivem a todos os ácidos usados pelo organismo durante o processo digestivo?

A grande maioria das bactérias não consegue sair viva ao passar pelo ácido clorídrico enquanto se processa a digestão. Os probióticos conseguem transpor esses ácidos, e quando atingem o intestino, estão vivas, em sua grande maioria, podendo então trazer benefícios à toda flora intestinal.

Quais os Benefícios dos Probióticos?

Nosso meio intestinal é povoado por bactérias boas, que ajudam nos processos digestivos e excretores, mas também encontraremos bactérias nocivas, patogênicas, que poderão provocar doenças ou disfunções intestinais.

É nesse campo que atuam os probióticos. Eles ajudam a “repovoar” o intestino com bactérias saudáveis, enquanto combatem a proliferação de bactérias ruins.

Um estudo publicado pelo Journal of Digestive Diseases, em 2009, constatou que pessoas que consumiram probióticos diariamente, relataram um alívio nos sintomas do desconforto digestivo.  Os probióticos também equilibram a flora intestinal e promovem melhor absorção dos nutrientes.

Quando o intestino funciona adequadamente, a pele também fica mais saudável e bonita.

Activia Emagrece Mesmo?

Além de tantas vantagens oferecidas pelo produto, fica sempre a dúvida: tomar Activia emagrece como imaginado?

Segundo um estudo publicado pelo International Journal of Sciences, tratando sobre nutrição e alimentação, os pesquisadores constataram que os indivíduos que consumiram o produto juntamente com uma salada de legumes e água, meia hora antes das refeições, conseguiram perder peso. Ou seja, é verdade que Activia emagrece!

Também foi observado nesse grupo a redução da circunferência abdominal, e diminuição dos índices de colesterol.

O produto, quando consumido dessa forma, provoca a sensação de saciedade, o que consequentemente diminui o apetite durante a refeição principal. O mesmo não aconteceu com um outro grupo que consumiu os mesmos alimentos durante as refeições.

Activia x Intolerância a Lactose

As pessoas com intolerância a lactose encontram um pouco de dificuldade em preencher suas necessidades diárias de cálcio e de vitamina D, uma vez que o leite e seus derivados são a principal fonte.

Ao consumir esses alimentos, o quadro de intolerância se inicia, provocando fermentação, desconforto abdominal, flatulência e até diarreia.

Os fabricantes do Activia afirmam que o produto pode ser consumido normalmente por pessoas com essa disfunção, uma vez que apresenta menos lactose que outros similares lácteos. No entanto, vale a pena conversar com seu médico e iniciar com porções menores, até atingir as quantidades que serão bem toleradas pelo organismo.

Consumi-lo conjuntamente com outros alimentos, como frutas e cereais, também poderá trazer bons resultados. Se mesmo com essas dicas o quadro de intolerância persistir, pode-se tentar o iogurte à base de soja com culturas vivas.

Activia x Diarreia

Os probióticos podem melhorar os problemas de diarreia ou agravá-los? Naturalmente é preciso investigar as causas dessa diarreia, mas, a princípio, os probióticos ajudam a reduzi-la.

Durante os episódios em que as pessoas são acometidas por diarreia, ocorre uma perda significativa da quantidade de probióticos. Por esse motivo, a ingestão de Activia recolocará bactérias saudáveis no intestino, que ajudarão a combater os organismos que estão provocando os sintomas.

Diarreia é um sintoma normal, que pode ser provocado por uma alergia alimentar, intoxicação, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, etc.

Obviamente, uma diarreia crônica precisa de avaliação profissional para diagnóstico. Para os casos mais simples, basta incluir bananas, purê de maçã, arroz branco e iogurte à dieta.

Valores Nutricionais

tabela-activia

Efeitos Colaterais de Activia

Embora seja um alimento bastante saudável em todos os aspectos, cada organismo responde de maneira individualizada, portanto, algumas pessoas poderão sentir alguns dos efeitos a seguir.

Talvez não se possa atribui-los única e exclusivamente ao Activia, visto que muitas pessoas já podem apresentar algum problema mesmo sem consumir o produto. No entanto, sentindo qualquer tipo de desconforto, interrompa o consumo e procure seu médico.

Dentre alguns efeitos relatados, os mais comuns foram:

  • Aumento da acidez estomacal, provocando refluxo;
  • Cólicas abdominais;
  • Náuseas;
  • Diarreias;
  • Flatulência;
  • Distensão abdominal;
  • Dores de cabeça;

Quem Não Deve Tomar Activia? 

Qualquer um dos casos citados a seguir precisam de orientação médica.

Uma conversa franca entre médico e paciente comprovarão a real necessidade ou não de incluir Activia à dieta. 

  • Pessoas com o sistema imunológico comprometido ou enfraquecido, como por exemplo AIDS, ou pacientes submetidos a tratamentos quimioterápicos;
  • Pessoas transplantadas em tratamento com imunossupressores;
  • Pacientes com disfunções intestinais graves.

Considerações Finais 

Embora os probióticos tragam grandes benefícios, principalmente ao intestino, é preciso estar atento aos resultados. Nem tudo que é veiculado pela mídia consegue ser atingido na prática. Sabemos que tomar Activia emagrece, mas pode ser que seu organismo não responda bem a isso.

Apesar de seu consumo ser liberado, isso não significa que deva ser a principal fonte alimentar diária. Veja como seu organismo reage. Ele lhe dará as respostas e a certeza ou não dos benefícios que o produto propaga.

Você já experimentou tomar Activia com frequência? Como foram os efeitos em seu organismo? Você gosta desse produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Activia Emagrece Mesmo?”

  1. O activia de ameixa ou o de mamão e aveia têm açúcar? Qual o percentual diário, já que não encontrei esta informação na embalagem? Oba: não estou falando do 0% açúcar.

  2. NOSSA TO ABISMADA COM ACTIVIA DE AVEIA QUE TOMEI NA CASA DO M FILHO! NO OUTRO DIA SENTI UMA REDUCAO INCRIVEL NA AREA DA BARRIGA FIQUEI SEM ENTENDER VISTO QUE FACO ABDOMINAL CONSTANTEMENTE E NESSES DIAS QUE FUI VISITAR M FILHO NAO FIZ!NAO HAVIA TOMADO NADA Q JUSTIFICASSE DAI PASSEI A ACREDITAR Q FOI MESMO O ACTIVIA! NEM C AS ABOMINAIS Q FACO CONSTANTEMENTE REDUZIRAM TANTO! FELIZ DA VIDA!JA COMPREI MAIS!!!OTIMO!!!!

  3. Bom dia.
    Tenho uma dúvida sobre um efeito de Activia consumo diário.
    Minhas fezes estão literalmente pretas, o que não me parece característica de sangue oculto.
    É possível ser do consumo do produto???

  4. Eu sentia muitas dores abdominais e a barriga inchada, apos comerçaringerir activia diariamente estes sintomas desapareceram.