Água de arroz: uma alternativa para tratar a diarreia

Especialista:
atualizado em 23/02/2021

A diarreia é uma condição que pode causar diversos problemas para quem tem que conviver com ela. Apesar disso, existem diversos tratamentos simples e rápidos que você pode utilizar para acabar com ela.

  Continua Depois da Publicidade  

Um destes tratamentos caseiros contra a diarreia é a água de arroz. Esta mistura de suco produzido com arroz e cenoura promete acabar com a diarreia e ainda proporciona diversos benefícios para a sua saúde.

Saiba então como fazer água de arroz para aliviar a diarreia e descubra, ainda, como ela pode melhorar a sua saúde.

Conheça a receita da água de arroz para tratar diarreia

agua 2

Combater a diarreia exige uma boa alimentação, e alguns remédios caseiros podem fazer parte deste tratamento.

Um deles é a água de arroz. Defendida por especialistas, ela também pode ser utilizada como um tratamento de beleza, já que possui inúmeros benefícios para a pele.

A água de arroz é, de maneira simples, um líquido leitoso que se obtém ao cozinhar o arroz. A receita para prepará-la pode variar. De acordo com os especialistas, você pode também inserir a cenoura no preparo.

Uma receita bem simples e fácil de fazer

Ingredientes:

  • 4 xícaras de água;
  • meia xícara de arroz;
  • 1 cenoura.

Modo de preparo:

  1. Levar ao fogo uma panela com a água e deixar ferver;
  2. Depois, colocar o arroz e a cenoura na água e deixar cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 20 minutos. Não se esqueça de mexer de vez em quando;
  3. Por fim, com a ajuda de um escorredor, separe o arroz da água.

Água de arroz pode ser consumida em até 2 dias

O indicado é consumir pelo menos 1 litro desta água por dia para observar os efeitos. Da mesma forma, existe outra receita de água de arroz que também pode ajudar a acabar com a diarreia.

Neste caso, o indicado é deixar o arroz cozinhando na panela por 10 minutos. Depois, é só beber 3 copos deste tipo de água por dia para acabar com a diarreia.

  Continua Depois da Publicidade  

Para aproveitar ao máximo sua água de arroz, você deve guardá-la adequadamente na geladeira. Além disso, você pode reaproveitar os grãos de arroz novamente.

Nesse sentido, a dica para quem quer reaproveitar é deixar os grãos secarem para serem reutilizados. Ela pode ser consumida por até 2 dias.

Outros benefícios da água de arroz para o seu corpo

A água de arroz não ajuda apenas a combater a diarreia. Ela pode trazer diversos outros benefícios para a sua saúde.

Este alimento pode, por exemplo, auxiliar a prevenir o envelhecimento da pele. Do mesmo modo, ela possui inúmeras suas propriedades antioxidantes para a pele que ajudam a protegê-la.

Isso acontece, segundo os especialistas, porque a água de arroz fornece nutrientes, água e energia para evitar a desnutrição e a desidratação.

Desta forma, a água de arroz é uma aliada e tanto para sua pele e cabelo. Ela pode, por exemplo:

  • Diminuir os poros;
  • Reduzir a oleosidade;
  • Diminuir as manchas;
  • Aliviar a dermatite;
  • Reduzir espinhas;
  • Diminuir a queda de cabelo;
  • Acelerar o crescimento capilar;
  • Fortalecer os fios.

Veja aqui todos os benefícios da água de arroz para pele e cabelos.

Além destes benefícios, a água de arroz pode ajudar você a se manter mais concentrado e com o cérebro jovem.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme os especialistas, beber um copo da mistura após as refeições, duas vezes ao dia, ajuda na saúde do seu cérebro e na manutenção das suas funções equilibradas

Lembre-se, a diarreia pode ser sintoma de alguma outra condição subjacente. Portanto, não deixe de consultar um médico se ela continuar ou aparecerem outros sintomas!

E você? Já usou água de arroz para algum tratamento? Conte para a gente nos comentários

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário