Água de Aveia Emagrece Mesmo? Benefícios, Como Fazer e Dicas

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atualizado em 20/12/2019

Rica em fibras, a aveia também é fonte de nutrientes como proteínas, magnésio, manganês, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, cobre, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B9.

É comum encontramos o alimento em bolos, misturado com frutas, biscoitos, pães, bolachas, mingaus e tortas. Mas você sabia que também existe a água de aveia? É justamente sobre a bebida que vamos falar abaixo, onde conheceremos seus benefícios e tentaremos descobrir se a água de aveia emagrece mesmo. 

A água de aveia emagrece mesmo?

O consumo de água (seja de aveia ou não) antes das refeições pode contribuir com a perna de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.

Outro aspecto que reforça a ideia de que a água de aveia emagrece mesmo é que a aveia é um alimento rico em fibras. Esse nutriente atua no sistema digestivo e promove uma sensação de saciedade no organismo.

Assim, fica mais fácil controlar o apetite e ingerir uma quantidade menor de calorias ao longo do dia sem passar fome. Isso é especialmente útil quando lembramos que para perder peso é necessário eliminar uma quantidade maior de calorias que o valor que consumimos.

Além disso, a aveia é diurética, ou seja, combate a retenção de líquido por meio do estímulo da eliminação de água corporal através da urina. Quando uma pessoa sofre com a retenção hídrica, ela também fica mais inchada, o que dá a impressão de aumento de peso.

Obviamente, a água de aveia não é uma bebida mágica que elimina milagrosamente todos os quilos em excesso do corpo. Ela até pode dar uma força para quem deseja perder peso, entretanto, o emagrecimento será alcançado somente se for seguida uma dieta saudável, equilibrada e controlada, aliada à prática frequente de exercícios físico como forma de maximizar a queima de calorias.

Para que serve a água de aveia? 

Confira na lista a seguir outros benefícios que podem ser aproveitados a partir do consumo da água de aveia:

  • Regulação dos movimentos intestinais;
  • Limpeza das toxinas do corpo;
  • Prevenção da prisão de ventre;
  • Prevenção das osteoporose;
  • Estabilização dos níveis de açúcar no sangue, por contribuir com a saciedade sem estimular o aumento da produção de glicose;
  • Remédio caseiro contra a insônia;
  • Melhoria da flora intestinal.

É importante ter em mente que os benefícios da aveia em relação à boa forma ou saúde podem não ser completamente replicados na água de aveia caso o alimento não seja consumido em sua integridade, como quando a bebida é coada antes de ser consumida.

Como fazer água de aveia

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de flocos ou farelo de aveia;
  • Adoçante stévia a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar a aveia e a água dentro de um recipiente;
  2. Acrescentar o adoçante, tampar e deixar descansar durante a noite toda. Beber gelada, morna ou quente em jejum, logo pela manhã. 

Água de aveia com canela 

  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1l de água;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • Adoçante stévia a gosto (opcional, somente se desejar).

Modo de preparo:

  1. Colocar a aveia de molho no litro de água para amaciar;
  2. Após, bater no liquidificador com a canela em pó e o adoçante. Transferir para uma jarra de vidro. A recomendação é dividir o conteúdo em porções para serem tomadas três vezes ao dia.

Um artigo publicado na edição de maio de 2010 do Journal of Diabetes Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes, tradução livre) mostrou que a canela ajuda a retardar o esvaziamento do estômago e a limitar a elevação das taxas de glicose no sangue.

Os dois efeitos contribuem com a perda de peso. O primeiro prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore a aparecer, o que favorece o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Já o segundo ajuda porque quando um alimento causa um aumento muito elevado nos níveis de açúcar no sangue, ele provoca a liberação de taxas altas de insulina, o que faz com que os níveis de glicose caiam.

O resultado desse pico seguido de uma queda nas taxas de açúcar é o aumento do apetite, algo desfavorável para o emagrecimento. Conforme o Journal of Diabetes Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes, tradução livre), consumir a canela horas antes de fazer uma refeição que tenha alimentos com potencial para elevar os níveis de glicose, ajuda a limitar o crescimento dessas taxas. 

Ainda é atribuído à canela o efeito termogênico, ou seja, que estimula a aceleração do metabolismo, o que traz como consequência o aumento da eficiência do processo de queima de calorias e gorduras.

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos porque a especiaria pode acelerar os batimentos do coração. A canela (assim como as receitas que levam o ingrediente) também não é indicada para mulheres grávidas porque pode causar o relaxamento do útero e provocar abortos.

Mulheres que estejam amamentando os seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas nos fígados ou rins devem consultar o médico antes de ingerir a especiaria. Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, uma doença que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo, também deve evitar o consumo da especiaria. Isso porque a canela pode piorar os sintomas da condição.

Apesar de ser associada a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Caso esteja utilizando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

Você conhece alguém que utilize e afirme que a água de aveia emagrece mesmo? Tem vontade de experimentá-la para receber os benefícios? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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