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11 Benefícios da Aveia – Para Que Serve e Propriedades

A aveia é bastante conhecida no mundo todo, e pode ser encontrada em muitas mesas de café da manhã. Mas você sabe o que exatamente é a aveia, quais as suas propriedades, quais os benefícios da aveia e para que serve? A seguir iremos abordar com mais detalhes tudo que esse alimento barato e saboroso tem a nos oferecer.

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O que é a aveia?

O nome científico da aveia é Avena sativa e ela é um cereal muito resistente que pode ser cultivado em solos pobres onde muitas outras culturas não sobreviveriam. A aveia como é cultivada hoje, é descendente de uma espécie selvagem chamada aveia vermelha, originária da Ásia. Seu histórico de cultivo data de milhares de anos em várias regiões do mundo e antes de ser utilizada na alimentação era empregada com fins medicinais. Com o cultivo em países como Escócia, Grã-Bretanha, países escandinavos e Alemanha, ela passou a ser muito importante na base alimentar dos povos dessas regiões. Depois, a cultura se espalhou pelo mundo e hoje os principais produtores são a Alemanha, Polônio, Finlândia, Estados Unidos e Rússia.

Após a colheita, que ocorre no outono, os grãos são limpos e podem passar por um processo de torra que não leva à perda de suas propriedades, conservando o conteúdo de fibra e nutrientes. Em seguida, a aveia passa por diferentes tipos de processamento para dar origem a variados tipos de produtos. Apesar ser colhida no outono ela está disponível no mercado durante todo o ano.

Tipos de aveia

No Brasil encontramos aveia à venda de diferentes formas. São elas:

-Aveia em flocos: se trata dos grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. Podem ser encontrados como flocos finos ou regulares, mas eles diferem apenas no tamanho e têm as mesmas propriedades nutricionais. Por estar na forma de flocos, pode ter menos versatilidade no momento de adicioná-los a diferentes receitas.

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– Farelo de aveia: é obtido a partir da parte mais externa do grão, a casca, e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, assim a sua cor e textura são diferenciadas. É bastante versátil no preparo de receitas.

– Farinha de aveia: é obtida da parte mais interna do grão e por isso contém menos fibras que as outras duas versões. Mas ainda assim, contém grande quantidade de nutrientes e é bastante versátil na utilização em diversas receitas.

– Aveias com sabor, instantâneas ou adicionadas em outros produtos: você pode encontrar ainda versões incrementadas com sabor de maçã e canela, mel, com frutas secas, granolas, mingais instantâneos, enfim, diversas opções. Entretanto, nesses casos, é preciso estar atento à adição de outros ingredientes como o açúcar, que podem tornar os produtos muito menos saudáveis que a aveia sozinha.

As diferentes formas permitem a utilização da mais adequada a cada tipo de consumo e receita.

Para que serve a aveia?

A aveia pode ser empregada no preparo dos mais diversos tipos de receitas, como em massas, pães, cookies, recheios, panquecas, bolachas etc. Uma das formas mais práticas é o famoso mingau de aveia, em que você leva a aveia ao fogo com um pouco de água e logo a mistura ganha consistência, se transformando em um creme. Isso acontece, pois o aquecimento provoca uma alteração estrutural do carboidrato presente na aveia, fazendo com que forme uma estrutura de gel em contato com a água.

Outra forma de incluir a aveia na sua alimentação é incluí-la no preparo de sucos, assim ela fornece fibras, compensando a perda desse nutriente que pode ocorrer no processamento das frutas; pode ainda ser consumida com leite, diretamente com frutas como na combinação extremamente saborosa de aveia, banana e mel, na preparação de granola, com castanhas, entre outros. É possível até fazer hambúrguer de aveia. No café da manhã das crianças pode ser uma excelente substituta, muito mais saudável, que famoso cereal matinal, que geralmente é feito de milho e contém enormes quantidades de açúcar.

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Enfim, opções não faltam, basta usar a criatividade.

Propriedades da Aveia

Os inúmeros benefícios da aveia são consequência das suas excelentes propriedades nutricionais. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis e em minerais como manganês e molibdênio, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco. Possui ainda vitamina B1, biotina e uma proporção alta de proteínas quando comparada a outros alimentos de origem vegetal.

Cerca de 40g de aveia (2 colheres de sopa cheias) fornecem 140 calorias distribuídas entre carboidratos (23 g), proteínas (6 g) e gorduras (3 g). Contém ainda quase 4 g de fibras alimentares, que correspondem a 15,5% dos valores diários (VD) desse nutriente; 96% VD de manganês, 64% VD de molibdênio, 29% VD de fósforo, 27% VD de cobre e 26 e 25% dos VD de biotina e vitamina B1 respectivamente.

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Quais os benefícios da Aveia?

O consumo de aveia pode trazer muitos benefícios à saúde e o bem estar, tornando seu dia-a-dia mais saudável e ainda, mais saboroso. Veja a seguir quais os principais benefícios da aveia, esse grão cheio de nutrientes.

1) Excelente fonte de carboidrato e energia

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente, não provocando picos de glicemia e consequentemente de insulina. Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas, pois mantém a absorção e disponibilização de carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, além de aumentar a taxa de queima de gordura durante o exercício.

Uma pesquisa publicada no Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism em 2006, mostrou que o consumo de uma refeição com baixo índice glicêmico (IG) antes de um treino de corrida resultou em uma performance melhor do que refeições com IG maiores.

A musculatura precisa ser abastecida com nutrientes para que consiga obter energia e desempenhar bem suas funções durante atividades físicas, a aveia com certeza é uma excelente fonte desses nutrientes, ajudando também na recuperação muscular após o exercício.

2) Ajuda na perda de peso

A aveia não é um alimento de baixo teor calórico. Porém se consumida em quantidades adequadas pode sim ajudar no processo de emagrecimento. Isso porque é rica em fibras, que proporciona uma maior saciedade por um período prolongado de tempo. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.

Além disso, a aveia contém um composto chamado beta glucana, que é um tipo de fibra que aumenta níveis de colecistoquinina, um hormônio que leva a um aumento na sensação de saciedade.

3) Ajuda no ganho de massa muscular

Além de carboidratos de excelente qualidade, a aveia contém ainda uma quantidade considerável de proteínas vegetais. Como já citamos, quarenta gramas de aveia fornecem cerca de 6g de proteínas, o que é bastante em comparação à maioria dos alimentos vegetais, que na sua maioria são compostos por carboidratos e/ou gorduras.

Apesar de ser fonte proteica, a aveia, assim como outras fontes vegetais, não fornece todos os aminoácidos essenciais, sendo uma fonte pobre em lisina. Assim é necessário obter esse aminoácido de outras fontes proteicas, como feijão, lentilha e proteínas animais. Porém, ainda assim, incluir a aveia na sua alimentação pode ser uma boa opção para obter toda a proteína que necessita para a recuperação e construção muscular estimulada pela atividade física.

Para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia é uma excelente fonte energética.

A aveia pode ajudar o ganho de massa magra também por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B, que atuam, respectivamente, no carreamento de oxigênio pelo organismo e para dentro dos músculos (combustível essencial para a produção de energia) e no metabolismo de carboidratos e proteínas, permitindo um melhor aproveitamento dos nutrientes provenientes da dieta.

4) Melhora a saúde cardiovascular

Estudos já demonstraram que o consumo de grãos integrais, entre eles a aveia, está diretamente associado a uma melhor saúde do coração e das artérias, reduzindo a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana. Um deles, publicado em 1999 no The American Journal of Clinical Nutrition, durou 10 anos e mostrou que há uma ligação direta entre o consumo de aveia e uma vida mais saudável. Esse benefício é associado à presença das fibras solúveis no alimento.

Outro estudo, publicado no Archives of Internal Medicine, estudou 10 mil pessoas por 19 anos e identificou que comer alimentos ricos em fibras, como a aveia, reduziu as chances de doença coronariana em até 15% e de doenças cardiovasculares em até 11% para as pessoas que ingeriram 21 g de fibras diariamente.

5) Diminui o Colesterol

A fibra do tipo beta glucana também é muito benéfica para a redução de colesterol, sendo uma importante aliada de pacientes que precisam controlar quadros de dislipidemias. Estudos mostram que consumir diariamente apenas 3g de fibras solúveis provenientes da aveia, reduz o nível de colesterol de pacientes com taxas elevadas (mais de 220mg/dl de sangue) em 8 a 23%. Considerando que a redução de 1% no nível de colesterol equivale a uma redução de 2% no risco de desenvolver doença cardíaca, esse é um resultado extremamente significativo.

O colesterol é importante para diversas funções no organismo, porém, quando a sua concentração passa de níveis adequados, ele pode facilmente se acumular na parede dos vasos sanguíneos formando o que chamamos de placa aterosclerótica, e podendo levar à obstrução de vasos e consequentemente a infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Um antioxidante presente na aveia, a avenantramida ainda foi capaz de inibir significativamente a oxidação do colesterol, uma etapa importante da formação de placas nas artérias. Essa ação foi potencializada pela vitamina C. Portanto, associar aveia e um alimento rico em vitamina C como a laranja, podem trazer ainda mais benefícios e consumir aveia vai te ajudar a melhorar níveis de colesterol, proteger contra danos oxidativos e te manter mais saudável.

6) Ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é outra doença do sistema vascular que atinge principalmente idosos. Ela apresenta uma alta taxa de mortalidade, sendo que cerca de 37% dos pacientes morrem no primeiro ano após desenvolver a doença e 78,5% morrem em até 5 anos segundo um estudo com 2445 pacientes publicado em 2007. O tratamento é feito com inibidores da ECA e betabloqueadores porém o prognóstico geralmente não é animador.

Ao identificar os benefícios da aveia sobre a redução de colesterol e da pressão sanguínea, pesquisadores de Harvard investigaram um grupo de mais de 21 mil pessoas e identificaram que aqueles que consumiam aveia todos os dias no café da manhã apresentaram uma chance cerca de 29% menor de desenvolver insuficiência cardíaca.

Assim, consumir aveia hoje, irá ajudar também a ter uma velhice mais saudável.

7) Melhora a saúde cardiovascular em mulheres na pós-menopausa

Um estudo publicado no American Heart Journal estudou mais de 200 mulheres por 3 anos e mostrou que mulheres após a menopausa que apresentavam doença cardíaca (colesterol e pressão alta, aterosclerose, entre outras) tiveram progressões de aterosclerose e estenose retardadas ao ingerir pelo menos 6 vezes na semana uma porção de grãos integrais, incluindo a aveia. O mesmo resultado não foi obtido pelas mulheres que ingeriram fibras provenientes de frutas, legumes ou grãos refinados.

8) Melhora a resposta imune à infecção

As beta glucanas se mostraram eficientes também, em auxiliar o sistema imune ao interferir sobre a atividade de neutrófilos. Neutrófilos são células não específicas do sistema imune que atuam na defesa contra micro-organismos invasores. Estudos laboratoriais mostraram que a beta glucana aumentou a velocidade com que os neutrófilos chegam aos locais de infecção e também melhorou a sua capacidade em eliminar as bactérias presentes.

Assim, como nosso sistema de defesa não especifico, ou seja, que não dependem de anticorpos específicos para o invasor que está sendo combatido, é a primeira barreira contra patógenos, a aveia pode melhorar a saúde também por aumentar a velocidade e eficiência da resposta imune.

9) Protege Pele

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira.

A ação benéfica da aveia para a pele seria devido à sua concentração de amidos e beta glucanas capazes de reter água, formando um coloide, à presença de compostos fenólicos com atividade antioxidante e anti-inflamatória e outros nutrientes como cobre, zinco, selênio e vitaminas do complexo B.

Não por acaso a aveia é também muito utilizada em formulações cosméticas.

10) Previne o Diabetes

Por ter baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir o diabetes, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos e melhorando a sensibilidade à insulina. Dietas que levam a baixos IGs são associadas a menores índices de resistência à insulina e menor prevalência de diabetes tipo II segundo um estudo de 2006 publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

Portanto, além de todos os outros benefícios a aveia pode ajudar no controle da ocorrência de outra doença importante que é o diabetes.

11) Reduz risco de Câncer de Cólon

Estudos comprovaram uma relação positiva entre o consumo de fibras, principalmente provenientes de grão integrais, entre eles a aveia, e a redução da incidência de câncer de cólon, que é o intestino grosso. As fibras são incorporadas no bolo fecal e absorvem água, facilitando a sua passagem pelo intestino, prevenindo a constipação, que é fator de risco para esse tipo de câncer. Quanto maior o consumo de fibras, maior foi a redução do risco encontrada.

Existe algum risco em consumir aveia?

A aveia não contém glúten, ao contrário da farinha de trigo, e por isso pode ser utilizada com segurança por pacientes com doença celíaca. Porém é preciso ter cuidado com produtos que possam ser processados em equipamentos que também processam derivados do trigo, aumentando o risco de contaminação cruzada e desencadeamento de reações ao consumir a aveia.

Entretanto, a aveia contém purinas, que são substâncias que podem ser quebradas até ácido úrico no organismo. Pessoas que altos níveis de ácido úrico e gota, devem consumir a aveia com cautela e consultar seu médico.

O consumo em excesso também pode ser prejudicial. Apesar de serem bastante benéficas, o excesso de fibras pode causar problemas gastrointestinais. Além disso, como dissemos, a aveia não é um alimento de baixo teor calórico, e seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso. Por isso consuma com moderação e associe a uma dieta saudável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do aveia? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
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39 comentários

  1. Eu faco a dieta da proteina e tenho intestino preso, tomo aveia em flocos com leite gelado sem açúcar, isso esta certo ou atrapalha minha dieta da proteina? Grata

  2. Tambem serve para tornar liquidos como sopa em cremes mais espeços.

  3. Faço uso da aveia a muitos anos desde que infartei e recomendo pelos benefícios.

  4. Posso tomar mingau de aveia à noite? Pois tomo com a biomassa de banana verde.

  5. Comprei recentemente aveia em flocos que contém glúten, gostaria de saber se ainda sim e saudável e quantas colheres poderia usar na minha alimentação
    Obrigado..!

  6. DILNEY MARIA COSTA NOGUEIRA

    Parabéns pela matéria! Gostei muito, é bem completa e fácil de entender.
    E com relação a alimentação infantil?

  7. Irlandês l goularte

    Parabéns e obrigado pelos esclarecimentos!!

  8. Gostei do seu vídeo! Eu faço recentemente uso da aveia, fiz a receita do leite de aveia e aprovei, como sou intolerante a lactose já substitui por esse leite vegetal. Essa é minha dica leite de aveia!

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