Sinusite

5 Remédios para Sinusite Mais Usados

A sinusite é uma infecção que afeta muitas pessoas frequentemente. Além de causar dor, desconforto e pressão na face, existem complicações de saúde que podem ocorrer quando a doença não é tratada adequadamente.

Para evitar maiores problemas e conviver melhor com a sua sinusite, fizemos uma lista com as classes de remédios para sinusite mais usados, além de mencionar os nomes dos medicamentos mais famosos em cada uma dessas classes.

Assim, você não vai mais ter dúvidas na hora de tratar a sinusite e entenderá como ninguém a prescrição sugerida pelos profissionais da saúde.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que afeta o tecido que reveste as cavidades do crânio. Essas cavidades, chamadas também de seios paranasais, são pequenos buracos que normalmente estão preenchidos com ar. São nessas cavidades que o muco é gerado quando há necessidade de livrar as vias nasais de alérgenos e poluentes.

No entanto, uma inflamação nesse tecido pode fazer com que os seios paranasais inchem, dificultando a saída do muco e prendendo o ar dentro deles. Tal inchaço pode causar sintomas como:

  • Dor;
  • Irritação;
  • Pressão na face;
  • Muco incolor e espesso;
  • Congestão nasal.

A sinusite pode ser aguda ou crônica. A grande diferença é a duração dos sintomas. A sinusite aguda tende a durar até 4 semanas, enquanto que a crônica pode durar muito mais tempo, além de ser mais difícil de tratar.

A infecção pode ser desencadeada por resfriados ou alergias ou pela presença de fungos ou bactérias. Em alguns casos, a sinusite também pode ser causada por problemas estruturais nas passagens nasais como um pólipo nasal, crescimento anormal que prejudica a drenagem do muco.

O tratamento adequado depende da causa da sinusite. Uma sinusite causada por alergia, por exemplo, vai precisar ser tratada com um antialérgico. Já a sinusite causada por bactérias só pode ser tratada com antibióticos.

Para saber qual o melhor remédio para a sua sinusite, é essencial diagnosticar a condição para só então adotar o tratamento mais adequado. Aqui, vamos abordar os remédios para sinusite mais usados e em que casos eles são úteis no controle desta infecção.

Remédios para sinusite mais usados

1. Antibióticos

Os antibióticos são receitados quando uma infecção bacteriana é a causa da sinusite. Em casos de sinusite aguda, o tratamento dura de 10 a 14 dias. Quando a sinusite é crônica, o tratamento pode ser mais longo.

Porém, é preciso ter certeza de que a bactéria é a causa do problema, pois se for causada por um vírus ou alergia, o uso de antibióticos será em vão.

Há ainda especialistas que afirmam que a prescrição de antibióticos é feita em excesso pelos profissionais e que a maioria dos casos de sinusite não é causada por bactérias. Esse uso desnecessário de antibióticos pode trazer problemas no futuro, gerando bactérias superresistentes que são mais difíceis de tratar.

2. Descongestionantes

Os descongestionantes como o rinosoro ajudam a eliminar o muco acumulado nos seios paranasais.

É importante não usar sprays nasais descongestionantes por mais de 3 dias, pois nesses casos pode acontecer o efeito rebote, em que o nariz volta a ficar congestionado, correndo o risco de ficar ainda pior do que no início do tratamento.

3. Antialérgicos

Os antialérgicos são utilizados quando alguma alergia acaba causando a sinusite.

A loratadina, por exemplo, é um remédio para sinusite alérgica que ajuda a combater os sintomas da alergia que desencadeou a sinusite.

A cetirizina é outra opção de remédio para tratar a sinusite causada por um alérgeno.

4. Corticosteroides

Os esteroides, especialmente os aplicados nas narinas, ajudam a diminuir o inchaço na região da face. Alguns exemplos incluem a fluticasona, a budesonida, a beclometasona e a mometasona. Devido ao uso na forma de spray, o medicamento não cai na corrente sanguínea, podendo ser usado como um tratamento a longo prazo sem efeitos colaterais graves.

Em casos mais graves como na sinusite crônica, pode ser preciso usar esteroides de uso oral que só devem ser usados em situações mais delicadas e a curto prazo.

5. Analgésicos

Pacientes que sentem dor durante as crises de sinusite tomam analgésicos de venda livre como o paracetamol, a aspirina ou o ibuprofeno para amenizar a dor.

Embora sejam vendidos sem a necessidade prescrição médica, é indicado observar as instruções encontradas na bula e não utilizar esse tipo de remédio por mais de 10 dias.

Dicas para aliviar a sinusite

Alguns sintomas da sinusite podem ser aliviados por meio de algumas soluções simples, como:

1. Utilizar uma solução salina

Irrigar as narinas como uma solução salina feita em casa ou encontrada em qualquer farmácia é ótimo para limpar as passagens nasais. Você pode encontrar uma solução salina em uma farmácia ou produzir sua própria solução em casa. Basta adicionar 1 colher de chá de sal de cozinha e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 250 mililitros de água previamente fervida ou destilada.

2. Aplicar compressas quentes

O uso de compressas quentes no rosto ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto causado pela sinusite na face.

3. Umidificar o ar

O ar seco pode dificultar a saída do muco acumulado e prejudicar ainda mais uma pessoa com sinusite. Umidificar o ambiente com a ajuda de um umidificador ou até mesmo de alguns recipientes contendo água espalhados pela casa ajuda a aliviar a congestão nasal e outros sintomas como o inchaço e o desconforto na face.

4. Respirar vapor de água

Inalar vapor quente e úmido ajuda a aliviar o congestionamento nasal. É possível usar um recipiente cheio de água quente ou tomar um banho quente que gere bastante vapor no banheiro. Se possível, coloque algumas gotas de um óleo essencial de eucalipto ou mentol na água quente para que o vapor seja ainda mais benéfico para limpar as vias nasais.

5. Beber muitos líquidos

A hidratação é muito importante para diminuir a espessura do muco, facilitando a saída das secreções nasais acumuladas na região dos seios paranasais.

6. Lavar as narinas

Limpe as narinas usando uma solução salina ou apenas água limpa. Para facilitar a limpeza, use um pote neti que ajuda a tornar a inserção de água pelas narinas um processo mais fácil. Basta inclinar um pouco a cabeça, inserir a solução de lavagem em uma narina e esperar que o líquido saia pela narina oposta.

7. Dormir com a cabeça elevada

Manter a cabeça um pouco mais elevada em relação ao resto do corpo ajuda a fazer com que o muco acumulado nos seios paranasais flua e saia pelas narinas.

8. Descansar

O descanso é essencial para se recuperar de qualquer condição de saúde e com a sinusite não é diferente. É muito importante respeitar o corpo e dar tempo para que ele descanse e tenha energia para combater infecções como a sinusite. Descansar faz com que qualquer recuperação seja mais rápida e eficaz.

Referências Adicionais:                                              

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*