Conhecida como a principal proteína do sangue humano, a albumina também é encontrada em diversos alimentos de origem animal e nas raízes de algumas plantas.
Você certamente também já deve ter ouvido falar a respeito da forma comercial da albumina, que é obtida através da clara do ovo, e considerada um suplemento que pode contribuir com o aumento de massa muscular.
Mas será que os adeptos do mundo fitness que fazem uso do produto precisam se preocupar com efeitos colaterais da albumina na pele? Será que a albumina dá espinha?
O que são as espinhas?
Quando queremos saber se a albumina dá espinha, é fundamental que compreendamos o que são as espinhas e o que pode provocar a sua formação.
Pois bem, o WebMD esclareceu que as espinhas surgem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
O dermatologista Joshua Zeichner explicou que a acne é uma condição inflamatória. Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os. Isso permite que ocorra o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.
A acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, o uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas, informou a dermatologista.
E então, será que a albumina causa espinha?
A utilização de doses elevadas de suplementos de proteína pode prejudicar os rins e o fígado. Se isso for acompanhado de uma dieta com excesso de gordura e açúcares, um quadro que favorece o aparecimento de espinhas por surgir. Entretanto, essas reações vão depender da tolerância que cada consumidor tem em relação a determinado produto.
No entanto, não podemos afirmar que a albumina dá espinha pois não há nada especifico da albumina que cause espinhas. No entanto, se a pessoa tiver algum grau de alergia ao produto, isso pode acontecer.
Outro fator importante a se considerar é a mudança de hábito como fator causador do problema. Muitas pessoas que começam a usar a albumina iniciam treinamento de musculação. Dessa forma, o treino de musculação pode estar mudando as secreções hormonais e isso sim estar afetando as espinhas.
Vale lembrar também que podem não ser os hormônios, mas sim a quantidade de suor e oleosidade que fica na pele por muito tempo durante a academia e depois da academia, especialmente se a pessoa estiver em um clima quente.
Se você perceber que ganhou espinhas e acne depois de começar a tomar o seu suplemento de albumina, você deve procurar o auxílio de um dermatologista.
Essa é a melhor forma para saber o que realmente pode ter provocado o ataque de espinhas e acne, receber o tratamento apropriado para o problema e verificar se deve interromper a utilização do suplemento ou se precisa passar a consumi-lo de outra maneira.
Cuidados e contraindicações da albumina
O ideal é que o uso da albumina seja orientado por um nutricionista ou nutrólogo. Além disso, é necessário que a ingestão do suplemento seja acompanhada de bastante água e que a alimentação no geral seja saudável. Nenhum suplemento de proteína é mágico para trazer músculos e saúde.
Gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com alergia ao ovo devem evitar o produto. O suplemento também está contraindicado em casos de acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, hemodiálise, problemas no fígado e pancreatite.
Quem tem problemas intestinais também precisa ser cauteloso em relação ao uso do produto.
Ao comprar o seu suplemento de albumina, verifique se a empresa que o produz é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não compre uma albumina que apresente um cheiro forte e/ou pontos escuros.
Vídeo relacionado:
Não deixe de conferir também o vídeo da nossa nutricionista explicando o que é a albumina e como usar certo de acordo com o seu objetivo. Aproveite também para se inscrever no nosso canal com o botão abaixo:
Efeitos colaterais da albumina
O suplemento pode provocar flatulências, efeito que é agravado quando o produto é consumido em excesso.
Olá,eu já usei muito albumina
e nunca me senti mal,a não ser um pouco de flatulência,mas é como foi falado, não usar em excesso,pois na maioria dos males causados por suplementos,o excesso está presente.