Alho baixa pressão mesmo? Como usar?

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2022

É comum ouvir falar sobre vários remédios caseiros para baixar a pressão e o alho é um deles.

De fato, o magnésio presente no alho ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Com isso, o alho pode melhorar a circulação do sangue e reduzir a pressão arterial.

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Além disso, o alho libera alicina, uma substância que diminui a viscosidade do sangue e dilata as artérias. Isso ocorre porque a alicina atua evitando a produção de angiotensina II, que é um composto que pode contrair os vasos sanguíneos e levar ao aumento da pressão. Ao promover a dilatação dos vasos sanguíneos, a alicina melhora o fluxo sanguíneo e contribui para a redução da pressão arterial. 

Segundo uma pesquisa de 2012 publicada na revista científica European Journal of Clinical Nutrition, o alho também estimula a produção de óxido nítrico e de outros compostos que podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos.

De acordo com um estudo publicado em 2020 na revista científica Experimental and Therapeutic Medicine, o alho pode ser tão eficaz quanto alguns remédios para baixar a pressão.

As evidências acima indicam que o alho baixa mesmo a pressão, mas isso não significa que você deve substituir seu remédio para hipertensão ou qualquer outro tratamento pelo alho. Mas, de forma complementar, o alho pode ajudar a controlar a pressão e a melhorar a saúde geral.

Como usar o alho para baixar a pressão

Alho moído
É muito fácil incluir o alho na sua dieta, em diversas refeições

O ideal é consumir o alho cru, mas se isso não for possível você pode consumi-lo cozido ou assado em suas refeições ou como um suplemento na forma de cápsula de alho.

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No caso de suplementos, é importante observar a dose diária recomendada e não ultrapassá-la.

Você também pode preparar bebidas como a água de alho ou o chá de alho. Veja como fazer cada uma delas a seguir. 

Água de alho

Ingredientes 

  • 1 dente de alho amassado
  • 100 mL de água 

Modo de preparo

Descasque e amasse bem um dente de alho em um copo ou xícara. Em seguida, adicione a água e deixe a bebida descansar por várias horas.

Se possível, deixe o copo reservado durante a noite. Assim, os compostos ativos do alho podem ser liberados lentamente na água e você poderá tomar a água de alho em jejum no dia seguinte, ao acordar. 

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Chá de alho

Ingredientes 

  • 1 dente de alho 
  • 200 mL de água

Modo de preparo 

Para preparar o chá de alho, descasque um dente de alho e leve para um recipiente com água. Ferva a mistura por 10 minutos. Por fim, espere a bebida ficar morna antes de coar e tomar.

Aliás, se o sabor do alho for muito forte e te incomodar, é possível adicionar gengibre, limão ou mel para melhorar o sabor do chá.

Outros benefícios do alho

Cabeça de alho
Existem muitos benefícios do alho, não só relacionados à pressão

Além de promover a redução da pressão arterial, a alicina tem ação antioxidante que ajuda a prevenir vários problemas de saúde, inclusive a trombose e outras doenças cardiovasculares. De fato, a alicina diminui o colesterol e os triglicerídeos e isso contribui para uma boa saúde cardiovascular. 

Efeitos indesejados

Ainda que seja natural, o alho pode causar alguns desconfortos, principalmente em relação ao sabor e aroma fortes. O consumo frequente ou exagerado do alho pode causar mau hálito e odores corporais desagradáveis.

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Aliás, algumas pessoas são mais sensíveis ao alho e podem desenvolver sintomas como gases, dor de estômago e refluxo após consumir o alimento.

Além disso, o alho pode afinar o sangue e, por isso, é sempre bom conversar com seu médico sobre a ingestão de chá ou água de alho diariamente, especialmente se você for fazer alguma cirurgia ou estiver tomando um anticoagulante.

Fontes e referências adicionais

Você gosta de usar o alho no dia a dia? Já sabia como preparar o chá para baixar a pressão? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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