Andar de Patins Emagrece? Dicas e Benefícios

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Os estilos de patinação são os mais diversos. Fitness, inline, agressive, slalom, speed, downhill e muito mais. Abaixo, você verá os benefícios da patinação e descobrirá se andar de patins emagrece.

Mudar os exercícios de queima de gordura pode te ajudar a continuar no caminho para perder peso. Quando você está cansado da monotonia de correr em uma esteira na academia, considere colocar um par de patins e patinar próximo à sua casa. Andar de patins emagrece da mesma forma que fazer uma caminhada ou pedalar, mas você sabe que nenhuma atividade, incluindo patinar, pode especificamente queimar apenas gordura abdominal. A gordura que você queima como resultado dessa atividade será gordura do corpo todo.

Outras modalidades de exercícios aeróbicos ao ar livre também tem a fama de fazer bem ao corpo como caminhar, correr, patinete, patins. O sol e o ar puro podem trazer benefícios incríveis para a saúde, mas o trânsito e outros fatores de risco podem dificultar um pouco a sua eficiência. Descubra se andar de bicicleta emagrecer e se é melhor correr ao ar livre ou na esteira.

Emagrecer não é tarefa fácil. É necessário que se unam os três pilares. Exercícios próprios, alimentação balanceada e descansos regulares para que se atinja o objetivo de forma saudável. Você vai querer saber qual é o melhor exercício para perder barriga.

Mas se você está procurando algo mais rápido para diminuir a silhueta para algum evento ou ocasião especial, aprenda a afinar a cintura rapidamente com exercícios, cintas, corselet e mais.

Calorias Queimadas Andando de Patins

Se você está determinado a queimar calorias para ajudar a diminuir sua gordura abdominal, patinar pode ser a resposta. Anda de patins emagrece o suficientes para transformar seu corpo, se feito regularmente. Provavelmente, seu peso é o fator mais significante que afeta a quantidade de calorias queimadas patinando. Basicamente, se duas pessoas com pesos diferentes patinam a mesma distância, o indivíduo que pesa mais é o que queima mais calorias. Além disso, a quantidade exata de calorias queimadas patinando irá depender de quantas horas você patina, e o tipo de terreno em que você está. Quanto mais você patina, mais calorias você queima.

Uma pessoa que pesa 75 kg e patina usando um patins tradicional pode queimar até 482 calorias, mas pode queimar até 827 calorias usando um patins inline. Indivíduos pesando 75 kg podem queimar 600 calorias em uma hora e pessoas pesando de 90 a 100 kg podem queimar até 800 a 1000 calorias em uma hora de patinação inline.

Déficits de Calorias

Queimar gordura depende de criar um déficit de calorias, que acontece ao consumir menos calorias do que você queima. Você pode trabalhar para ter um déficit de calorias de várias formas, mas um exercício aeróbico frequente como andar de patins emagrece o suficiente para colocar seu corpo nesse estado. Quando você quer queimar gordura no seu corpo, incluindo do seu abdômen, planeje passar cerca de 300 minutos por semana fazendo exercícios aeróbicos. Ao patinar uma hora por dia, cinco dias por semana, você pode seguir essa diretriz.

Outros Fatores de Perda de Gordura

Patinar regularmente te ajudará a trabalhar em direção ao déficit de calorias que você precisa para queimar sua gordura abdominal, mas você pode se ajudar ao ajustar seu estilo de vida. Um plano de boa forma compreensivo não deve incluir apenas exercícios aeróbicos. Encaixe dois dias de musculação na sua semana para acelerar seu metabolismo para te ajudar a queimar calorias mais rapidamente. Adicionalmente, reduzir sua ingestão de calorias pode te ajudar a ter um déficit de calorias mais rápido.

Benefícios

Já definimos que andar de patins emagrece, mas essa também é uma atividade que pode te oferecer outros benefícios. Patinar é uma atividade que melhora os níveis de forma da pessoa. Pessoas que fazem essa atividade melhoraram o desenvolvimento e força do sistema cardiovascular, e melhoraram a capacidade dos pulmões, além de tonificar os músculos. Patinação inline por uma hora pode te ajudar a queimar calorias, tanto quanto você queima enquanto corre, assim como fortalece seus tecidos conjuntivos e músculos.

Estudos também provaram que patinar tem diversos benefícios à saúde. Essa atividade oferece um exercício aeróbico completo, já que envolve todos os grupos musculares no seu corpo. Ela aumenta sua taxa cardíaca e faz seu coração trabalhar mais rápido, melhorando sua saúde cardiovascular. Além disso, andar de patins emagrece tanto quanto a corrida, equivalando-se em termos de calorias queimadas, consumo de calorias e desenvolvimento de músculos das pernas e tecidos conjuntivos.

A boa coisa sobre essa atividade não é apenas a grande quantidade de calorias queimadas, mas também o impacto que ela coloca nas suas juntas. Patinar reduz o impacto nas juntas de uma pessoa em 50% comparado à corrida.

Se você está procurando um exercício aeróbico que pode te ajudar a perder peso e manter seu nível de boa forma, patinar é uma opção ideal. Essa atividade irá evitar os riscos da corrida, que pode danificar suas juntas e tecidos conjuntivos com o tempo. Andar de patins é um exercício de baixo impacto que pode ajudar a queimar as calorias desnecessárias no seu corpo, assim como melhorar sua saúde geral.

Dicas:

  1. Comprar um bom par de patins pode te motivar a justificar o dinheiro que você irá gastar. Não se esqueça de comprar um capacete, joelheiras e cotoveleiras, especialmente se você está começando agora.
  2. Você deve encontrar uma boa área para patinar, com uma superfície plana, já que irregularidades podem te desacelerar ou causar ferimentos sérios. A ciclovia do seu bairro pode proibir patinação, ou pode ser feita com materiais que não são bons para patinar, como cascalho.
  3. Escolha uma boa hora para patinar, e patine na mesma hora sempre que possível. Evite horários de pico, se possível. Se você for patinar à noite, use roupas brilhantes para que outros possam te ver.
  4. Consistência pode te ajudar a desenvolver uma rotina que te manterá firme.
  5. Se você acha que sua motivação está diminuindo, leve uma música ou peça a um(a) amigo(a) para ir com você. Se você levar música, deixe os fones de ouvido em um volume razoável para que você possa ouvir o que está acontecendo a sua volta.
  6. Mantenha sua rotina de patinação interessante ao escolher caminhos e locais diferentes, afinal, sua meta diária é motivada por tempo, não distância.

Você tem o costume de andar de patins como exercício aeróbico? Se não, quais são os seus tipos preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,41 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

19 comentários em “Andar de Patins Emagrece? Dicas e Benefícios”

  1. A patinação não só emagrece como trás enormes benefícios para quem sofre com algum tipo de doença degenerativa. Eu tenho fibromialgia. Sofria muito com essa doença. Geralmente tinha duas crises por semana e acabava indo parar no pronto socorro para tomar tramal intravenal. Depois que comecei a patinar ha 1 ano, nunca mais tive crise de fibromialgia e até os remédios controlados que eu tinha que tomar todos os dias, não tomo mais.

  2. nossa sempre andei quando criança
    agora voltei aos 40 anos estou amando mas estou sentindo o abdômen como se tivesse feito uns 100 abdominais ❤❤

  3. Teria como usar o patins e estudar portugues ao mesmo tempo? Ou quem sabe, ler um livro? Ta feia a coisa…

  4. Tive quando era criança. Mas patins aki na rua era coletivo. Cada um andava um pouco.
    Mas por curiosidade comprei e andei hoje em uma quadra de esportes frente a minha casa. Pra manter o equilibrio e depois me aventurar.
    Estava só aprendendo…e nunca suei tanto. Acho que uma hora de esteira não iria soar tanto. Do animada

  5. Adoro andar de patins, alem de ser um otimo exercicio, ajuda quando estou naqueles momentos meios “depre” para colocar as ideias no lugar, e serve tambem, como insparação para reorganizar a vida e projetos. Sem falar nos beneficios a saude e fisico.

    Adorei a meteria! E pessoal bora patinar. (inline)

  6. Estou animada com os benefícios que a patinação faz, acabei de comprar um patins, e estou tentando aprender, ta difícil, mas eu vou conseguir.

  7. Eu ando de patins porque além de ser bom para a saúde eu sempre gostei e sempre andei, desde quando eu era criança, enfim, patins pra mim não é um Robin, patins para mim é paixão