Anitta, 31 anos, decidiu há alguns anos parar de tomar anticoncepcional. A cantora afirmou que tomou a decisão devido a uma série de problemas de saúde que estava enfrentando devido ao uso do medicamento.
A artista contou que sofria com uma série de efeitos colaterais das pílulas. “Era uma loucura com os hormônios, porque a vida nunca era estável. Era como uma montanha-russa, loucura. Meu corpo não recebia isso bem”, comentou em participação no podcast On Purporse with Jay Shetty.
Anitta disse que estava muito focada na carreira e o uso de anticoncepcional estava influenciando até nessa questão: “Antes, eu era muito preocupada me ser mais bem-sucedida e ser mais rica”.
“Os hormônios do anticoncepcional causaram perda de cabelo, loucura na minha pele, mudanças bruscas no humor, eu ficava muito deprimida em certos momentos e depois muito feliz e irritada. Era uma montanha-russa e eu não queria mais isso”, destacou.
“Também minha energia. Perto da menstruação, eu só queria dormir. Agora estou estável e consigo sentir a diferença. Demorou mais de um ano pra deixar de sentir os efeitos do anticoncepcional”, garantiu.
Consequências
Anitta, então, reforçou que acha injusto que apenas as mulheres sofram com as consequências dos métodos anticoncepcionais. “Eu pensava que não é algo natural, sabe? E não é justo se você parar pra pensar, né? Por que apenas a mulher precisa sofrer nessa situação?”, questionou.
“Precisa ser uma decisão dos dois lados, prevenção e cuidado dos dois. Não deveria ser responsabilidade apenas da mulher. Se fosse o homem engravidando, seria muito diferente. As leis seriam diferentes. Os métodos seriam diferentes”, refletiu.
- Veja também: Anticoncepcional faz mal? Efeitos colaterais e dicas
Para se prevenir de gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a cantora recorre a camisinhas relações íntimas. “Eu tinha um DIU de cobre que fazia muito mal para o meu útero, era muito sangue e é pior para a endometriose Hoje em dia, uso apenas camisinhas. Elas existem por um motivo .”, contou.
Anitta sentiu diferenças positivas ao deixar de usar métodos anticoncepcionais com hormônio: “Eu comecei a abraçar uma vida mais saudável e natural, inclusive na alimentação, quando tentei ser vegana em vários momentos”.
“Consegui por dois anos e foi muito bom. Espero conseguir de novo em breve. Acho que se todo mundo cortar pelo menos 30% da alimentação derivada de animais seria tão bom para o mundo e para nossa energia”, afirmou.