Anticoncepcional Contracep Engorda ou Emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 03/06/2016

O Contracep é um anticoncepcional injetável que deve ser aplicado a cada três meses. Cada dose trimestral possui 150 mg e é aplicada geralmente no glúteo ou músculo deltoide. A dose é única, não sendo ajustável conforme o peso, por isso, não se recomenda esse método para pessoas muito obesas.

Mulheres que possuem dificuldade em administrar a pílula oral, que costumam esquecer de tomar uma por dia, podem se beneficiar desse método que previne a gravidez e alivia alguns sintomas da TPM. Entretanto, por ser injetável, a concentração de hormônios é muito maior de uma só vez, o que pode levar ao questionamento se o anticoncepcional Contracep engorda.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira alguns detalhes para se informar sobre isso e outras informações importantes abaixo antes de optar por este medicamento.

Anticoncepcional Contracep engorda?

Devido ao medicamento possuir alta dosagem hormonal, é mais comum que ele interfira no ganho de peso através da retenção de líquidos, porém, nada foi comprovado sobre essas alegações. Claro que tudo depende do estereótipo de cada uma, porém, mulheres com biotipo magro, metabolismo acelerado e dificuldade em engordar dizem ter encontrado no anticoncepcional Contracep um aliado para ganhar peso, pois em poucos meses já é possível notar uma diferença e encorpada no corpo.

Neste caso, tende-se a dizer que o anticoncepcional Contracep engorda, mas a melhor coisa a se fazer é buscar ajuda de um profissional, agendando uma consulta com um ginecologista para que ele possa melhor orientar sobre o anticoncepcional adequado para o seu corpo, com base na dosagem hormonal que você precisa ou objetivos.

Relatos de usuárias

Uma usuária ganhou 7 kg em pouco tempo que começou a usar o anticoncepcional e se diz feliz pois estava tendo dificuldade de engordar desde que perdeu 10kg. Outra lamenta que anticoncepcional Contracep, pois não queria ganhar peso e afirma que ele a fez ganhar 11 kg. Um dos efeitos colaterais relatados com frequência é a barriga inchada e dura. Uma outra mulher conta que tinha 41 kg e foi para 52 kg e está muito feliz com o ganho de peso.

Outros efeitos relatados são a pele e cabelo oleosos e dores nos ovários, mas isso é muito relativo. A maioria das mulheres conta que ganhou muito peso com o medicamento, por isso, a porcentagem é muito maior se comparada àquelas que dizem que o anticoncepcional Contracep emagrece. Portanto, se seu objetivo é manter o peso ou emagrecer, evite este medicamento, optando por um anticoncepcional com outra fórmula receitado por seu ginecologista.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais e precauções

Pode causar inchaços e sensibilidade nas mamas, estresse, náuseas, alergias, problemas tromboembólicos, acne e galactorreia. Também pode ocorrer desregulação da menstruação, com sangramento fora de época ou ausência da menstruação por determinado período de tempo. Durante o período menstrual também pode ocorrer do fluxo aumentar ou diminuir, principalmente durante o primeiro ano de uso.

Em qualquer um desses casos é interessante consultar seu médico para possíveis esclarecimentos e resoluções. O medicamento é contraindicado em caso de mulheres grávidas e em período de amamentação.

Consulta médica

Como orientado, nunca opte por um anticoncepcional por relatos de terceiras, indicação de amigas, etc. A escolha de um anticoncepcional é completamente pessoal e leva em conta características particulares de cada mulher como genética, biotipo, doenças ou predisposição para doenças, taxa hormonal, bem como objetivos. Algumas mulheres podem, além de prevenir a gravidez, diminuir os sintomas da TPM, outras podem querer tratar a acne, outras podem tratar o ovário policístico, outras ganhar peso, etc e cada anticoncepcional pode ajudar de determinada forma, pois os medicamentos sofrem variações em sua fórmula. Por isso, leia, informe-se, mas nunca deixe de consultar e questionar seu ginecologista sobre dúvidas e informações pertinentes para que sua saúde esteja sempre em primeiro lugar.

Você conhece alguém que use e afirme que o anticoncepcional Contracep engorda? Tem receio de usá-lo por conta deste possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (103 votos, média 3,53)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

117 comentários em “Anticoncepcional Contracep Engorda ou Emagrece?”

  1. Alguem me ajuda ou me responde por favor , era pra mim ter tomado a injeccao dia 1 de janeiro , nn tomei , hj dia 5 tive relacao e gozou dentro , corro o risco de ficar gravida? , estou indo pra minha 3° aplicacao , oq faço ? Vou na farmacia aplicar logo a 3° aplicaçao ou tomo pilula do dia seguinte , já tenho 2 filhos , no segundo filho a pilula do dia seguinte nn funciou e agora ? Teve. Uma vez que o farmaceutico que aplicou a injeccao me disse que podia passar alguns dias , mas nn mt .

    Responder
  2. Olá meninas se puderem me ajudar agradeço de coração, tenho um bebê de 9 meses e não tinha tomado medicação nenhuma apos os 6 meses do baby menstruei. E daí desceu a menstruação 2 vezes ( ela descia sempre dia 20), fui e tomei a injeção esse mês dia 15 e hoje fazem 12 dias que tomei e não desceu minha menstruação e estou com muita dor no estômago não consigo nem levantar da cama.
    Será que estou grávida ou é reação da injeção??
    Me ajudem

    Responder
    • Olá boa tarde eu comerei toma ontem dia 16 eu gostaria de saber se até o dia 6 de julho eu posso te relação sem camisinha

      Responder
  3. Eu tomo a quase dois anos e nunca ganhei peso. Até ganhei quando usava ciclo 21, mas eu esquecia de tomar e decidir mudar. Quero ganhar peso e não consigo acho que é o contracep. Depende muito de mulher pra mulher, cada uma é cada uma.kkk

    Responder
  4. Ola era pra eu ter tomado essa injeção desde o dia 15 mas nao desceu ainda pois amamento posso tomar sem estar menstruada?

    Responder
  5. EU TOMO CONTRACEPT JÁ FAZ 5 ANOS,NOS PRIMEIROS 3ANOS NÃO TIVE NENHUM EFEITO COLATERAL ,MAIS A 2 ANOS SEGUINTES TIVE UM AUMENTO DE PESO DE 14KG .. FIQUEI NA DUVIDA SE FOI O REMÉDIO ,POR ISSO DECIDI PARAR CONTA PRÓPRIA.
    E AVALIAR MEU PESO ,
    É UM MEDICAMENTO MUITO EFICAZ

    Responder
  6. Alguém me ajude com essa dúvida por favor.

    Eu sempre tomo o CONTRACEPT trimestral na data correta a cada três meses sempre no dia 29.

    O rapaz da farmácia me passou uma informação que minha médica em nenhum momento me disse nada!
    Ele falou pra mim: A mulher tem que menstruar pelo menos 1 vez no ano. Disse pra mim que eu tenho que menstruar não posso ficar sem menstruar pelo menos uma vez. Ele disse pra mim pra eu fazer uma pausa de 2 a 3 dias que o sangue desce certinho, depois que descer esperar uns 3 dias que é bom esse sangue sair e daí sim tomar o anticoncepcional normalmente como sempre tomei até o próximo ano eu menstruar 1 vez pelo menos. Eu tô com medo ! Tô nervosa ! O que faço?? Pelo que eu sei ele causa a ausência de menstruação. Eu não menstruou a 8 meses. E agora ?? Alguém pode me ajudar por favor. Eu tô correndo algum risco de alguma coisa em não menstruar ??? Me ajudem tô com medo.

    Responder
    • Júlia, é importante que você confie na sua ginecologista. Entre em contato com ela pra tirar sua dúvida.

      Responder
    • Tomei depropovera contracepe digamos que a msma de outro fabricante.passei 6 meses sem menstruar aí o farmacêutico disse pra eu tomar acerte o fluxo e em menos de 10 dias desceu.

      Responder
    • Com apenas três doses de Contracept engordei 8 quilos. Nada me faz perder, nem dieta e nem exercícios. Sempre perdi peso quando queria, mas agora está impossível. Não vale a pena tomar esse tipo de medicamento. Não vou tomar a nova dose que seria agora. Vamos ver se os efeitos passam.

      Responder
  7. eu tomo o contracep a 4 anos e maravilhoso?
    nunca mas senti aquelas cólicas horríveis e não engordei nada e nem senti nenhum efeito colateral…
    melhor coisa q ja me aconteceu…

    Responder
  8. Uso o contraceptico já faz 5 anos mas engordei 10 quilos com ele parei de usar tem 2 meses será que tem alguma possibilidade de engravidar.

    Responder
  9. Olá estou tomando contracep. Eu já sou muito magra estou com 47 quilos e tenho 30 anos ,depois que comecei a usar esta injeção só piorou ,só tenho três meses que estou tomando ,o que eu devo fazer ?quero muito engordar !!??

    Responder
      • Já tomei esse remédio quando minha filha nasceu pois ele vc pode tomar amamentando , realmente dei uma engordada com ele , mais achei ele maravilhoso pq tinha parado de menstruar , aí tomei ele por 2 anos seguidos , quando parei de tomar questão de um mês engravidei novamente , hoje meu bebê tem 9 meses , e voltei a tomar ele novamente , não tive esses sintomas de dores, só tive ganho de peso mesmo , mais agora pra mim vai ser bom pois emagreci mais de 16 kg tô vestido 34 kk , então ganhar peso pra mim vai ser ótimo !!

        Responder
  10. Eu uso desde agosto do ano passado e até agora eu não engordei nd , só fico com a barriga inchada, é uma pena pois eu estava torcendo para engordar com esse anticoncepcional.

    Responder
  11. Eu tomo contracep a mais de 10 anos nunca engordei uma grama. Não confunda remédio com vc sentar na mesa e comer como um estivador dai nem emagrecedor vai adiantar.

    Responder
  12. Irei tomar a segunda dose no final do mês. Eu gostei pois tinha emagrecido muito, já ganhei alguns quilinhos. Estou super feliz! ? o ruim que eu não tinha espinhas agora estou com bastante no rosto. ?

    Responder
  13. Eu vou tomar a terceira dose do contracept, e realmente a minha barriga inchou.. o que posso fazer pra desinchar ?! Tenho muito medo de ter barriga, mas gostei do medicamento, pois voltei ao meu peso normal.. tem alguma solução pra barriga?! Comer menos, já estou, rs enfim, se tiver alguma solução, gostaria muito de saber.

    Responder
    • Eu também tenho o mesmo problema a barriga inchada vou comer alimentos pra parar a retenção de líquidos p ver se da jeito,

      Responder
  14. Estou tomando contracep a um mês e meu marido ejaculou dentro tem riscos de gravidez ???
    Responda -me pôr favor e urgente

    Responder
    • Não
      Se vc já toma a um mês
      N tem riscos pois vc ja está protegida
      Um mês é o intervalo de tempo pra o medicamento agir no organismo

      Responder
  15. Eu tomei durante 8 anos e eu tinha 51 antes de começar a tomar meu peso foi pra 61.pare d tomar 11 meses.meu peso despencou não consigo parar de emagrecer.em 3 meses perdi 4 kilos .agora voltei a tomar dinovo.nao quero emagrece.sera q vou voltar a ganhar peso novamente?

    Responder
  16. Tomo deprovera desde julho,minha menstruação não vrio durante todo mês de julho e agora parou,fiz cirurgia ectopia ,quando é retirada a trompa,tive que tomar antibiotico umas três vezes,mesmo tomando o anticoncepcional, e somente com uma trompa corro risco de engravidar?

    Responder
  17. Tomava a injeção de 3 mês tem 3 mês que parei ate hoje não menstruei será se tiver relação e gozar dentro corre risco de engravidar

    Responder
  18. COMEÇEI A USAR EM POUCO TEMPO E ESTOU MINHA MINHA BARRIGA FICANDO GRANDE E ENXADA PARECENDO QUE ESTOU GRÁVIDA E SINTO MUITAS COLICAS MINHA MESTRUAÇÃO DA SINAL E NÃO DESCE

    Responder