Anticoncepcional Iumi Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Iumi é utilizado como método contraceptivo para prevenir a gravidez e sua principal composição é a drospirenona e etinilestradio. São esses hormônios que trabalham para inibir a ovulação.

Muita gente não entende por que existem tantas marcas e fórmulas de anticoncepcional diferentes. Além da livre concorrência, que faz com que muitas empresas e farmacêuticas criem novos anticoncepcionais, ainda existe a necessidade por conta das mulheres, pois cada uma pode usar o medicamento para um fim e ter uma predisposição genética ou condição que limite o uso de certos anticoncepcionais.

Mulheres com pressão alta, por exemplo, não devem ingerir qualquer tipo de anticoncepcional, o mesmo para aquelas com hemorragia, etc. Cada caso é um caso e importante lembrar que a consulta ao médico ginecologista é sempre recomendada. Se você foi receitada e tem dúvidas se o anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece, confira, benefícios, indicações e mais detalhes que separamos sobre ele abaixo!

Benefícios e indicações

A fórmula do Iumi é muito semelhante à de outro anticoncepcional chamado Yaz. A fórmula desse anticoncepcional ajuda a melhorar a pele, cabelo, diminuir a retenção de líquido e também controlar o fluxo menstrual e sintomas da TPM.

As indicações do Iumi são obviamente prevenir gravidez em 99% e também diminuir inchaço, melhorar a distensão abdominal, melhora a acne e reduzir oleosidade de pele e cabelos.

Possui baixa dosagem de hormônios, reduz a duração e o fluxo menstrual, combate cólica, dores de cabeça e outros sintomas da TPM.

Anticoncepcional Iumi engorda?

Conforme se lê na bula do medicamento, ele promete combater inchaço e retenção de líquido, o que pode nos levar a crer que o uso do anticoncepcional Iumi emagrece. Entretanto, algumas usuárias, como veremos abaixo, reclamam ter ganhado peso após iniciar a ingestão desse anticoncepcional.

Essa variação ocorre devido ao metabolismo de cada mulher e aos seus hormônios. Pode funcionar para algumas, como para outras não, aliado a outras alterações que podem acontecer em certas mulheres e outras não. Vale a pena um período de experiência determinado por seu ginecologista para conferir se o anticoncepcional Iumi engorda, emagrece e se pode ser ideal para você.

Relato de usuárias

Uma usuária afirma que o anticoncepcional Iumi emagrece, pois utiliza o medicamento há 6 meses e conta que desde então perdeu 7 kg, pois o medicamento ajuda a reduzir a retenção de líquido do corpo.

Entretanto, outra que o utiliza, há 1 ano conta que engordou 7 kg, e mesmo com dieta e academia, não consegue perder. Ela conta que o anticoncepcional Iumi engorda e ainda gera dor no estômago, enjoo e pressão baixa.

Uma outra usuária também conta do ganho de peso, que no seu caso foi de 6kg e ainda aumentou a quantidade de espinhas, irritação e inchaço no corpo. Uma outra lista como efeito uma fome depois de duas horas do consumo da pílula e a limpeza da pele, melhora da acne, etc.

Como pode-se observar, os relatos variam muito de acordo com cada usuária, portanto, é necessário uma consulta com sua ginecologista para descobrir se o Iumi funciona para você ou não.

Como tomar?

Uma diferença dessa cartela para a maioria dos anticoncepcionais é que ela vem com 24 drágeas, em vez de 21 como de costume, o que permite um controle maior sobre o ovário. A cartela deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, tomando um por dia no mesmo horário até a cartela acabar. Ao terminar, deve-se realizar uma pausa de 4 dias (e não 7), período no qual a menstruação deve vir. No quinto dia já se inicia uma nova cartela e inicia-se um novo ciclo.

Efeitos colaterais

Apesar da baixa dosagem de hormônios, o Iumi também apresenta alguns efeitos colaterais, como outros anticoncepcionais.

São eles: náuseas, dor abdominal, dor de cabeça, dor nas mamas, alteração de humor, sono, sangramento desregulado, etc. Apesar desses avisos, são poucos os casos de mulheres que sentem esses efeitos colaterais, que geralmente aparecem apenas nos 3 primeiros meses de uso, quando a mulher ainda está se acostumando à nova formulação, o que é normal. Em caso de qualquer dor persistente com o uso do medicamento, procure um especialista.

Contraindicações

Como todo e qualquer anticoncepcional, não deve ser ingerido em suspeita de gravidez ou gravidez, problemas de circulação, principalmente trombose, derrame cerebral por coágulo no sangue ou rompimento de vaso no cérebro, pessoas com problemas cardíaco ou derrame, mulheres que sofrem de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, diabetes do tipo mellitus, pancreatite, icterícia ou doença grave do fígado.

Mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado ou antecedente, sangramento vaginal sem explicação e alergia a algum componente da fórmula devem evitar o consumo do Iumi.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece? Foi receitada e tem receio de utilizá-lo por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (320 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

52 comentários em “Anticoncepcional Iumi Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá. Comecei com Iumi tem 7 dias e não estou suportando a enxaqueca. Nem estou saindo de casa. Mas devo continuar tomando, até o organismo acostumar? Tomava outro e engordei mto e enchi de espinhas. Pesquisei esse Iumi é comecei a tomar, mas estou mal

  2. Olá, boa noite!
    Estou tomando o anticoncepcional Iume há 1 mês e não me adaptei com ele, pois segundo a bula do próprio remédio, ele ajuda na retenção de líquidos, porém ao iniciar a cartela com os 24 comprimidos notei uma diferença enorme no meu corpo.
    Ele me fez inchar muito e a barriga que eu não tinha, agora tenho e fica horrível, sem contar das constantes dores nos seios, que ficam muito inchados e doendo demais.
    E eu não recomendaria ele.

  3. Eu tomo Tâmisa 30,com ele minha libido diminuiu demais ,alterações de humor horrivel.Hj fui a ginecologista e ela mim indicou Iumi .Bim vou começar a tomar ,espero que seja melhor !

  4. minha namorada depois que começou usar Iumi nottei que seu libido diminuiu muitissimo e o pior de tudo isso é’ que ela não percebeu e não quer trocar por outra pilula
    Por favor falem a respeito e me ajudem com seus testemunhos pois quero continuar com ela
    Agradecido

    • Anticoncepcional MT bom, emagreci 2 quilos que eram retenção estou com o abdominal menos inchado além disso estou sem espinhas e me sinto melhor quanto ao meu corpo

  5. Não emagreci e nem engordei…. Mas minha menstruação não vem mais e então todo mês é aquela tensão com medo de ser gravidez

  6. Eu tenho Hipotireodismo, por isso engordei cerca de 20kg. Eu tomo o anti Tâmisa 20, porém acho que ele esta aumentando a retenção de liquido. Estou pensando em mudar para o iumi, será que ele, junto ao tratamento da tireoide, poderá me ajudar a perde kg?

  7. Fez 1 ano que eu tomo o iumi e no meu caso me fez emagrecer, perdi 5kg e to muito feliz porque eu estava bem acima do meu peso e agora está ideal, graças a Deus não sinto efeito colaterais até hoje tenho me dado muito bem com este remédio, cada organismo reage de uma forma né.

  8. Uso iumi a mais de 5 anos, gostei bastante, emagreci com o tempo, não sinto dores. Me ajudou no tratamento das acnes, diminui o fluxo da mestruação. Tem uns dois meses que não mestroou, e as acnes voltaram. Tudo pelo fato de não tomar todos os dias corretamente. Mas fora isso, é meu xodó.

  9. com o DIU mirena que estou usando , nao sinto muitos sintomas nao, no inicio foi apenas alguns escapes nada tao grande assim e algumas colicas por causa que e recente, faz 2 messes que coloquei, e estou gostando bastante em relação ao que eu sentia tomando o IUMI.

  10. Para mim sim… Mais acho que e de acordo com cada mulher. eu usava o iumi, mais acabei parando de tomar ele fui no medico e coloquei o diu mirena, pois a medica disse que eu nao posso tomar anticoncepcional comprimido pois sinto muito mal estar.

  11. Tomo YAZ FLEX* a 9 meses e hoje meu médico disse que é a mesma coisa e que posso tomar o IUMI. É a msm coisa mesmo ?

  12. Comecei a tomar Iumi para tratar cistos no ovário e no começo foi ótimo, minha pele limpou bastante e não sentia nada. Agora, minha pele está horrível, com várias espinhas e eu nunca fui de ter espinhas. Sinto todos os dias umas cólicas, mas nada insuportável. Não engordei. Antes do Iumi eu nunca tinha tomado nada e ainda é muito cedo para dizer que as espinhas e a cólica acontecerão até que eu pare de toma-ló. Em novembro, vou parar de tomar para colocar o DIU mirena para tratamento de endometriose. Espero que dê certo e que sejam poucos os efeitos colaterais.

  13. Olá
    Comecei a tomar iumi para TPM
    Mais depois q tomo o comprimido me dá escape e melhora com umas 2 horas
    Gostaria de saber se isso fica muito tempo

  14. Olá pessoal, comecei a tomar o Iume e a minha menstruação durou 11 dias, como não parava mais eu tomei um Diclin junto (é igual o Selene, porém não tem corante). O Diclin cortou mas ainda tenho escapes depois de 5 dias. Nunca tive escapes e minha menstruação sempre foi bem normal. Pelo que vi o Iume é mais “fraquinho” que o Diclin! Quanto a engordar e emagrecer, senti que estou mais inchada e o peso aumentou só umas gramas. O médico me disse que leva uns 6 meses para o Iume diminuir a retenção de líquidos. Se essa for a finalidade, tem que ter paciência.

  15. Eu tomo microvlar e tenho muitas dores de cabeça, porem fui a ginecologista relatei tudo e ela falou para que eu tome Iumi ‘es de uso continuo, e agr ela me receitou esse mesmo eu relatando tudo, troco ou não?

  16. Pessoal, eu estou sem tomar anticoncepcional mais de um ano, já tomei Selene (me dava tosse por causa do corantes, sou alergia) mudei para Cerazetti quando tive bebe (esta imensa, não emagrecia de jeito nenhum) parei de tomar tudo.
    Mesmo fazendo academia e tendo uma vida agitada, com alimentação balanceada eu não emagreço e não desincho… a minha média receitou o Iumi em fevereiro e até agora n~]ao tive coragem de tomar… e confesso que estou mais em duvida ainda depois de ler os comentários. não tenho problemas de espinha, minha pele é um pêssego 🙂 Estou com medo de além de ficar mais gorda, comete a ter espinhas, dores de cabeça e etc. Meu ciclo menstrual é regular. Bom, só vou saber se o Iumi é bom pra mim se eu experimentar. Vou usar e se eu lembrar aviso como foi o resultado rsrsrs.

  17. Olá, comecei a usar o Iumi para o tratamento dos meus ovários microscopísticos. Estou amando o efeito dele, pois não tive aumento de peso nem inchaço pelo contrário, emagreci bastante com ele. Utilizava anteriormente o Selene, no qual não tive boa adaptação e acabei ganhando cerce de 10 kgs. Fui ao médico e ela me recomendou o Iumi e estou adorando.

  18. Eu tomava Iumi e a antes do Iumi tomava Minima, nenhum dos dois não foi bom para mim, mesmo o Iumi sendo conhecido por não ter retenção de líquidos eu estava tendo retenção, sentia muita fome era fome absurda acabava de almoçar e já queria comer comida de novo, estava com muita alteração de humor, as vezes estava feliz e quando passava 5 minutos já estava xingando ou com raiva de alguém, tinha muitas dores de cabeça e eu achava q as dores de cabeça era por causa da sinusite e rinite que tenho, mais agora que parei de tomar não sinto nenhuma dor de cabeça tipo uma nota de 0 a 10 melhorou em 10, sentia muitas dores nas pernas chegava a colocar os pés para cima para melhorara, teve um dia que senti tanta dor que ate me preocupei achando que era coisa mais grave foi ai que parei de tomar esse veneno, e minhas pernas não doeu mais, já faz 9 dias que parei e já estou vendo alguns resultados positivos, meu corpo parece está desinchando, minhas coxas estavam muito inchadas e isso me incomodava bastante, mais já percebo que não esta mais, sem fala que agora estou mais ativa,antes parecia que eu só ficava desanimada sem querer fazer as coisas, parecendo que estava em depressão, só ficava de mal humor. Agora estou aproveitando o tempo que eu perdi usando isto, estou muito mais feliz comigo mesma, as pessoas ao meu redor já perceberam esta mudança.

    • Bom dia!

      Estou lendo alguns relatos sobre ganho ou perda de peso com o uso do Iumi. Deixa eu explicar, de forma objetiva, como o Iumi funciona, para esclarecer algumas dúvidas. O organismo da mulher produz estrogênio (Hormônio natural) que viabiliza a produção de uma substância que causa retenção hídrica. O progestagenio presente no Iumi (Drospirenona) bloqueia a ação desta substância, o que acaba por reduzir a retenção hídrica. Menos retenção hidrica = menos aumento de peso por retenção hídrica. Logo, podemos dizer que o Iumi não promove o aumento de peso que outros contraceptivos podem promover e diminui o inchaço do corpo. Então, se há ganho de peso durante o uso do Iumi, o correto é procurar o ginecologista para tirar as dúvidas, mas, provavelmente o ganho de peso não foi causado pelo contraceptivo. Espero ter contribuido. Abcs.

  19. Estou fazendo o uso de iumi para tratamento de acne. No meio da segunda cartela todos percebem que minha pele limpou bastante. Usarei durante 06 meses e depois paro. Inicialmente estava me sentindo inchada, meu nutricionista indicou que eu deveria ingerir mais de 3 litros de água por dia. De uma segunda feira pra sábado da mesma semana perdi exatamente 01 kg. Então, meninas vejam se depois que iniciaram o consumo do iumi vocês passaram a ingerir menos água(como eu) ou comer mais “besteiras” aí já não seria culpa do anticoncepcional. É tudo um conjunto. Dieta, ingestão de água, exercícios físicos e dormir bem devem sempre estar em equilíbrio ?

    • Eu tomei o Iume durante 6 meses, depois eu parei de tomar o remédio, comecei a tomar para evitar, durante o uso do remédio eu senti que meu rosto estava limpando tbm, agr eu voltei a tomar, tem 1 semana e meia e meu rosto está repleto de espinhas, será que eu devo continuar tomando ou paro ? Depois que voltei a tomar o remédio estou me sentindo inchada tbm, tenho medo de piorar, meu rosto nunca foi cheio de espinhas e agr estão aparecendo bastante.

  20. Isadora eu acho que em cada mulher ele reagi de um jeito por que no meu caso engordei absurdamente 8 kilos e parece que mesmo eu tomando cuidado pra nao comer exageradamente e fazendo academia eu continuo engordando, já faz uns 5 meses que uso o Iumi, mais ja marquei ginicologista e estou pretendendo trocar para um que nao tenha hormonios.

  21. Tomo iumi faz uns 6 meses e estou percebendo que estou engordando faço academia e mesmo assim estou custando a perder engordei uns 7 quilos já. Às vezes sinto dores no pé e quando estou andando no sol sinto um pouco inchada as maos e os pés, a minha aliança nas mãos fica até incomodando.

    • Simm, quem tem enxaqueca nao pode tomar, procura um ginecologista, tomava o iumi e por conta da enxaqueca tive que trocar

  22. Estou tomando iumi a 3 meses, com o objetivo de combater a acner porém sempre no final da cartela aparece muitas. Isto é normal?

  23. Tomo o iumi e esse mês minha menstruação não desceu. Sinto só as cólicas e uma pequena borra de sangue. Será que ele corta a menstruação?

  24. Nunca tomei nenhum anticoncepcional e hoje fui a ginecologista pois minha menstruação é muito desregulada. Minha ginecologista me passou o iumi, disse pra eu começar a tomá-lo hoje, só que vi muitos relatos de que ele faz emagrecer. Eu sempre fui magra, mas antigamente eu era magra demais, só que atualmente eu estou no meu peso ideal, porém tenho facilidade pra emagrecer e estou com medo de começar a tomar o iumi e perder peso, a médica mandou eu tomar durante 6 meses. Esse remédio realmente faz emagrecer?

    • Eu engordei muito com iumi.
      Eu pesava 76 quilos. E após tomar iumi engordei e fiquei pensando 85, horrível. Mas após a gravidez coloquei o diu de cobre e graças a Deus voltei ao meu peso 77 quilos, e minha bebê está apenas com 9 meses. Então acho que varia de cada hormonio de cada organismo de pessoa.

  25. Uso Iumi a 9 meses, ótimo anticoncepcional. Além disso adorei, perdi 4 kg, realmente combate à retenção de líquido.

    • Tomo iumi já faz alguns meses e estou percebendo que estou engordando acho q já engordei uns 6 kilos quando ando no sol sinto minhas mãos e pés inchados sem fala q sinto dor as vezes nos pés . Minha barriga está muito inchada mesmo eu fazendo academia paraci q não está adiantando, sem fala a fome que sinto parace q depois q comecei a toma ele só tô mais fome.

    • Haaaaa vou comecar hoje 15/02/19 a tomar espero perder 4 kilos tbm..pois ja estou fazendo reeducação a 6 meses e ja perdir 9 kilos entao se eu perder mais 4 ta ótimo.

    • Eu creio que não, pois o Iume apenas ajuda na retenção de líquido, entretanto creio que ele não interferia no seu ganho de massa magra, mas tire suas dúvidas com sua ginecologista ela saberá dizer o certo a você.

  26. No meu caso eu emagreci, mas pelo fato de eu estar com 45 anos e apartir de quando eu comecei a tomar o anticoncepcional passei a não menstruar mas. Tomei ele durante quase 2 anos e resolvi parar de tomá-lo para ver se estava entrando na menopausa por conta da idade, ao parar de tomar o anticoncepcional comecei a menstruar novamente e vi que não estava na menopausa, foi aí que eu comecei a engordar desproporcionalmente, gostaria de saber se isso é normal, pois, até resolvi voltar a tomar novamente…Porque normalmente as pessoas engordam ao tomá-lo e no meu caso aconteceu o inverso.

  27. Adorei o artigo. Tomo Iumi já faz uns 2/3 anos, no começo foi ótimo, diminuíram minhas espinhas, acredito que tenha emagrecido por conta dele não reter líquido e tal, tinha poucos efeitos colaterais, com o tempo comecei a ter dores de cabeça antes de descer, que foi aumentando cada vez mais, ultimamente tenho muitas dor de cabeça, e engordei muito, tenho dificuldade para emagrecer. Parei de tomá-lo, agora com a ginecologista vou achar outra pílula ou algum outro método anticonceptivo

Deixe um comentário