Anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 02/09/2021

O anticoncepcional Iumi é um método contraceptivo utilizado para prevenir a gravidez e/ou para amenizar alguns sintomas da menstruação, como retenção de líquidos, inchaço e distensão abdominal. A sua principal composição é a drospirenona e etinilestradio, que são hormônios cuja a função é inibir a ovulação e as alterações que ocorrem no muco cervical do colo uterino. A fórmula do Iumi é muito semelhante à de outro anticoncepcional chamado Yaz.

O contraceptivo Iumi pode ser indicado ainda para reduzir a duração e a intensidade do fluxo sanguíneo, diminuindo assim o risco de anemia por deficiência de ferro. Além do mais, o uso deste medicamento atenua ou até mesmo elimina a cólica menstrual e os sintomas da TPM.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de apresentar uma baixa dosagem hormonal, é um medicamento muito eficaz e um dos mais usados pelas mulheres na atualidade. É indicado ainda para mulheres que, além de desejarem evitar a gravidez, precisam realizar um tratamento contra a acne.  

No entanto, não são todas as mulheres que podem fazer uso de anticoncepcionais, como o caso das que sofrem de hipertensão ou hemorragia, por exemplo. A recomendação é que antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional deve-se marcar uma consulta com o ginecologista.

Mas se você foi receitada e tem dúvidas se o anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece, confira a seguir as informações sobre este medicamento.

anticoncepcional Iumi

Anticoncepcional Iumi engorda?

Conforme se verifica na bula deste medicamento, ele é indicado para combater o inchaço e retenção de líquidos, o que nos leva a concluir que o uso do anticoncepcional Iumi favorece o emagrecimento. Entretanto, algumas usuárias, como veremos abaixo, alegam que ganharam peso após iniciar a ingestão desse remédio.

Essa variação, no entanto, ocorre devido ao metabolismo e aos hormônios de cada mulher e deve ser analisado a cada caso. Portanto, vale a pena utilizar o anticoncepcional Iumi por um período de experiência determinado por seu ginecologista para conferir se ele engorda ou emagrece, e se pode ser ideal para você.

  Continua Depois da Publicidade  

Relato de usuárias

Há diversos relatos positivos e negativos sobre este medicamento. Existem depoimentos de mulheres que afirmam que o anticoncepcional Iumi emagrece, pois ajuda a reduzir a retenção de líquidos do corpo, como há relatos de usuárias que alegam que além de engordar com o medicamento ainda apresentaram quadro de irritabilidade, enjoo e pressão baixa.

Algumas usuárias declaram uma melhoria na pele e nos cabelos, outras relatam o oposto, afirmam que houve um aumento na quantidade de espinhas e oleosidade dos cabelos após o inicio desta medicação.

É possível observar que os relatos variam muito de acordo com cada usuária, sendo recomendado, uma consulta com a sua ginecologista para descobrir se o Iumi funciona ou não para você.

Como tomar?

pílula anticoncepcional

Uma diferença dessa cartela para a maioria dos anticoncepcionais é que ela vem com 24 drágeas, em vez de 21 como de costume, o que permite um controle maior sobre o ovário. A primeira pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação (junto a algum líquido, se achar necessário) e, nos próximos dias, uma pílula deve ser tomada novamente de preferência no mesmo horário.  

A ordem dos comprimidos ingeridos deve ser feita de acordo com a indicação desenhada na cartela, o que permite saber se a pessoa realmente tomou o comprimido no dia indicado. Ao final da cartela, é realizada uma pausa de 4 dias, que será o período onde ocorrerá um sangramento semelhante ao sangramento menstrual. No quinto dia inicia-se uma nova cartela, mesmo se o sangramento não tiver acabado.

Efeitos colaterais

Apesar da baixa dosagem de hormônios, o Iumi, assim como outros anticoncepcionais, também apresenta alguns efeitos colaterais. Entre eles, podemos destacar, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça, dor nas mamas, alterações de humor, sono, sangramento desregulado, etc.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar desses avisos, são poucos os casos de mulheres que apresentam esses efeitos colaterais, que geralmente aparecem apenas nos 3 primeiros meses de uso, quando a mulher ainda está se acostumando à nova formulação. Entretanto, em caso de qualquer dor persistente com o uso do medicamento, é recomendado procurar um especialista.

Contraindicações

Como todo e qualquer anticoncepcional, o Iumi não deve ser ingerido em casos de suspeita de gravidez, problemas de circulação, principalmente trombose, derrame cerebral por coágulo no sangue ou rompimento de vaso no cérebro, mulheres com problemas cardíacos ou que tenham sofrido derrame, mulheres com diagnóstico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, mulheres com diabetes do tipo mellitus, pancreatite, icterícia ou doença grave do fígado.

Mulheres com câncer relacionado a hormônios sexuais, insuficiência renal grave ou aguda, tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação e alergia a algum componente da fórmula também devem evitar o consumo do Iumi.

Você já utilizou o anticoncepcional Iumi? Percebeu se engordou ou emagreceu com ele? Tem receio em utilizá-lo por estes motivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (419 votos, média 3,78)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Anticoncepcional Iumi engorda ou emagrece?”

  1. Estou tomando Iumi há 1 mês e meio, minha pele melhorou horrores! porém meus peitos estão sensíveis e o que pra mim é o pior é a falta de Libido. Sobre a perca de peso ou ganho ainda não notei pra ser sincera. Uma coisa que notei tbm é que meus pelos estão demorando mais pra crescer

    Responder
  2. Boa Noite…
    Comecei a tomar Iume cerca de 2 meses,justamente indicado pela ginecologista para diminuir os sintomas da menstruação e o fluxo. Mas no primeiro mês sofri bastante, com muita tontura, náuseas, mal estar, e fluxo descontrolado, estou na segunda cartela e senti que o mal estar passou, e as dores de cabeça diminuiu mas ainda estou descontente com a confusão do fluxo mestrual … o dia certo a vir!! Vamos esperar o ciclo de uso de 3 meses. Boa sorte meninas

    Responder
  3. Tomo o IUME há 6 meses, faço o tratamento pra ovários policísticos. No começo ficava bem enjoada, tomava às 16h da tarde, mas depois que mudei o horário pras 21h da noite, os enjoos acabaram…minha pele melhorou muito…eu como horrores e não engordo nadinha kkkk anteriormente eu engordava muito fácil, mas agora eu emagreço rápido.

    Responder
  4. Tenho 24 anos e tbm sempre tive um fluxo muito grande qndo estava de tpm mas a médica me receitou o IUMI . Faço uso dele a dois meses e o fluxo diminuiu muito msm e não sinto cólicas. Há sem contar q emagreci uns três quilos depois q comecei a usá-lo.

    Responder
    • Oi, iniciei o iumi ontem, no primeiro dia da menstruação e hoje veio apenas um corrimento marrom. É normal isso acontecer?

      Responder
      • Aconteceu o mesmo comigo, no primeiro mês, não veio a menstruação e no segundo Mês nem precisei usar proteção de tão pouco que veio e agora partindo para o terceiro mês e ver como será.

        Responder
  5. Tomo iumi a dez meses quando comecei pesava 48 kg e desde então engordei 5 Kg pesando agr 53 mas em compensação ele acabou com as minhas espinhas internas, minha pele hj é outra, limpa. Me Sinto inchada quando falta umas duas semanas pra pausa e uma dor de cabeça horrível nesses 4 dias. Alguns dias uns enjoos estou pensando seriamente em mudar de anticoncepcional pois por mais que o benefício da pele limpa seja bom os efeitos colaterais são mais graves. Tenho medo de engordar muito muito mais e não conseguir voltar depois.

    Responder
  6. Usei o iumi por 3 meses e foi muito desagradável para “mim”. Infelizmente não tive nenhum ponto positivo, pois com o mesmo, eu não menstruei, tive um estado depressivo fora do normal, meus peitos ficaram o mês todinho inchados e muito doloridos a ponto de sentir fisgadas a todo momento, sentir muita irritabilidade, cansaço em excesso, meu rosto o melasma piorou e o pior de tudo foi 100% a falta do libido, aí foi fod**** para gente que é casada e um tiro no pé. Então resolvi parar com o contraceptivo usar preservativo e conhecer meu corpo melhor. Infelizmente nós mulheres nos tornamos escravas dessa droga cheia de hormônios que de qualquer forma detona com a gente!!!! Essa foi a minha experiência, mas, tem mulheres que deram muito bem com ele.

    Responder
  7. Tomei IUMI por um ano e engordei muito. Tinha uma dieta equilibrada e fazia exercícios físicos diariamente, e, a partir do momento em que comecei a tomar o IUMI, sem mudar meus hábitos, engordei muito.

    Responder
  8. Tomo ele a 4 meses, com isso tive melhoras na pele antes tinha muitas espinhas e nenhum outro anticoncepcional conseguiu me ajudar só o iumi porém tenho efeitos colaterais fortes, me sinto muito inchada, sinto dores de cabeça constantes e enjoos e também ganhei 4 quilos nesses 4 meses e o que me relatavam era que ele emagrecia é comigo foi ao contrário

    Responder
  9. Estou tomando esse anticoncepcional e sinto um enjoo muito forte. Tomo ele as 17h30 e a partir de então o enjoo vem com tudo que nem dormir a noite consigo direito, fico acordando durante a noite e tendo pesadelos , está terrível. Comecei tomar ele há cerca de 6 dias e estou pensando em parar pq os efeitos colaterais dele estão mto fortes. Já tive um efeito colateral assim qnd tomava yasmin chegava a vomitar chegou a um ponto de eu ficar deitada na cama e vomitando no chão ao lado, pensei até que estava grávida mas fiz o teste de sangue e deu negativo, o enjoo não passava e então fui ao médico e ele me alertou que poderia ser o contraceptivo e foi quando parei de toma-lo…

    Responder
    • Serio que o IUMI esta causando isso? Ele tem baixos hormonios. Antes eu tomava diclin o que tem o maior quantidade de hormonio no mercado e tinha dias que faltava morrer pq ele me dava uma especie de fraqueza, me deixava muito estressa e triste . Eu comecei a tomar IUME nesse mês e falta só 3 comprimidos, teve alguns dias como ontem que tava com o coração acelerado. E ele esta me dando muita , mas muita fome principalmente a noite…eu tomo assim que termino de jantar para evitar enjoos…como ele esta me dando muita fome horas depois de tomar, estou pensando em testar ele depois do cafe

      E ele dá enjoo mesmo quando fica muito tempo sem comer ou quando toma de estomago vazio

      Responder