Anticoncepcional Yaz Engorda ou Emagrece?

O anticoncepcional Yaz surgiu no Brasil em 2007, e desde então passou a ser utilizado por muitas mulheres devido à sua baixa dosagem hormonal, que foi inclusive aprovada por uma das maiores instituições de saúde do mundo, a Food and Drug Administration.

Trata-se de uma pílula de ingestão oral com efeitos antimineralocorticóide e antiandrogênico que ajudam às mulheres que possuem problemas de retenção de líquido de origem hormonal. Por este fato, muitas podem perguntar: então o anticoncepcional Yaz emagrece? Porém, outros fatores devem ser levados em consideração antes de responder, uma vez que a redução da retenção de líquido e consequentemente diminuição de inchaço e peso apenas podem ter resultado em mulheres com problemas genéticos hormonais, e não mulheres que estão simplesmente acima do peso por outros motivos (como por exemplo sedentarismo ou alimentação desequilibrada).

Acompanhe abaixo mais detalhes e tire suas dúvidas. Será que o anticoncepcional Yaz engorda ou emagrece?

O anciconcepcional Yaz engorda?

Por ser um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal, sabe-se que ele não interfere nem no ganho nem na perda de peso. O que ocorre é que algumas mulheres podem perder peso, na verdade líquido, durante o período menstrual, pois o anticoncepcional auxilia na redução e eliminação da retenção de líquido. Mas isso só ocorre em mulheres que já apresentam esse problema de retenção de origem hormonal, e não em mulheres acima do peso por outros motivos.

Dentre as outras opções de anticoncepcional presentes no mercado, esta pode ser uma das melhores opções, pois a baixa dosagem reduz os sintomas da TPM e há menos risco de ocorrer alterações de peso, como acontece com a maioria das pílulas orais.

Benefícios do Yaz

Além de combater a gravidez, ainda ajuda a reduzir os sintomas da TPM que podem interferir na rotina de muitas mulheres, bem como ser indicado para o tratamento de acne, reduzindo a oleosidade da pele. Também ajuda na prevenção da síndrome do ovário policístico. Dentre os benefícios indicados na fórmula, fala-se da diminuição do inchaço corporal e retenção de líquido, devido à sua baixa dosagem hormonal, que não interfere na saúde da mulher. O diferencial é que a cartela vem com 24 drágeas e não 21 como de costume, o que permite um controle maior do ovário sem alterar os hormônios atrelados à TPM.

Dentre os benefícios mencionados, o mais indicado relatado pelas usuárias é a redução dos sintomas da tensão pré-menstrual. A pílula ajuda a melhorar esses problemas em 48% das 450 mulheres que utilizaram a pílula em um teste. Todas possuíam sintomas fortes de TPM, como fadiga, dores de cabeça, inchaço nas mamas, pés e mãos, dor no peito, cólicas, aumento ou redução do apetite e do sono, dor e incômodo nos músculos e articulações.

Os problemas apresentados podem ser de ordem psíquica também como depressão, nervosismo, ansiedade, tensão, tristeza repentina, crises de choro, oscilações de humor, dificuldade de concentração, baixa auto-estima e desinteresse. A retenção de líquido geralmente gera muita dor de cabeça e, como o Yaz atua nesse sentido, esse sintoma também é automaticamente descartado na TPM.

Como tomar?

O anticoncepcional Yaz possui 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol como betadex-clatrato. A cartela vem com 24 comprimidos e deve ser ingerida todos os dias no mesmo horário até o fim da mesma.

O primeiro comprimido deve ser ingerido no primeiro dia da menstruação. Quando a cartela acabar deve-se dar uma pausa de 4 dias e iniciar uma nova cartela. A cartela vem com um calendário na forma de adesivo acoplado, com 7 tiras mostrando os dias da semana. Você deve retirar o adesivo correspondente ao dia da semana que iniciou o uso e colocar no espaço indicado número 1 da pílula e seguir a direção da flecha até completar e finalizar a cartela.

Efeitos colaterais e contraindicações

Mesmo contendo baixa dose de hormônios em sua composição, o que faz com que não seja correto acreditar que anticoncepcional Yaz engorda, o medicamento pode trazer alguns efeitos indesejados como o sangramento desregulado, principalmente nos primeiros meses de uso, uma vez que o corpo ainda não está adaptado aos componentes da fórmula, alterações de humor, irritabilidade, dor de cabeça e sono fora do normal.

Alguns relatos de usuárias também indicaram o surgimento de celulites, mas isso em nada foi comprovado. É contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita, em fase de lactação, com presença ou histórico de trombose, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, AVC, enxaqueca, diabetes mellitus com alterações vasculares, pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave, doença hepática grave, insuficiência renal grave ou insuficiência renal aguda.

Antes de iniciar um novo anticoncepcional, consulte sempre um ginecologista para uma orientação adequada e voltada para cada caso.

Alguma conhecida sua utiliza e afirma que o anticoncepcional Yaz engorda? Seu médico receitou este anticoncepcional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (262 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...

4 comentários em “Anticoncepcional Yaz Engorda ou Emagrece?”

  1. esse anticoncepcional , me fez ter pensamentos suicidas , aumentos de apetite e celulite , falei com a medica e ela falou que era coisa da minha cabeça . Parei de tomar e todos esses sintomas passaram .
    tem varias publicações na medicina que relaciona o yas com suicido .

  2. Gostaria de saber mais informações sobre o Yaz especifica mente na questão da celulite. Este é um efeito colateral comprovado?
    Obrigada.

Deixe um comentário