Micronor

Anticoncepcional Micronor Engorda ou Emagrece?

O Micronor trata-se de uma pílula a base de progestogênio puro que tem o objetivo de evitar a gravidez e também tratar problemas de alterações de humor. Pode ser ingerido por mulheres lactantes, por possuir baixa dosagem hormonal. É indicado para uso contínuo e atua no controle de distúrbios do ciclo menstrual e fertilidade.

A chance de falha do medicamento na prevenção da gravidez durante o primeiro ano de uso é de 0,5% de chance, por isso é indicado o uso da camisinha durante o primeiro ano até a regularização do organismo ao medicamento. Mulheres lactantes podem iniciar o uso do anticoncepcional 6 semanas após o parto.

A principal dúvida quanto a essa pílula, frequentemente perguntada em consultórios ginecológicos, é se o anticoncepcional Micronor engorda ou emagrece. Isso porque as mulheres, preocupadas com o bem estar e estética, podem deixar de inferir esse medicamento caso gere esse tipo de efeito colateral. Saiba se a pílula pode causar esse tipo de reação abaixo.

Relatos de usuárias

Alguns relatos variados sobre o uso do Micronor podem deixar algumas mulheres confusas quanto à escolha deste medicamento. Uma das usuárias relata que mesmo utilizando o Micronor ainda menstrua, outra diz sentir muitas cólicas, porém, aparentemente nenhuma delas relata que o anticoncepcional Micronoe engorda.

O medicamento é recomendado para mulheres em fase de amamentação e pode ser ingerido ininterruptamente para quem costuma evitar o período menstrual. Uma outra mulher conta que sua ginecologista aconselhou a troca desse anticoncepcional, pois possui muito hormônio feminino que pode ser passado ao bebê através do leite materno, o que pode ser um problema para filhos homens.

Algumas das mulheres relatam que engravidaram mesmo ingerindo o anticoncepcional com frequência e recomendam o uso da camisinha. Por mais que existam vários relatos de efeitos colaterais, nada se diz sobre o ganho de peso, a maioria conta que manteve o peso estável durante o uso.

Anticoncepcional Micronor engorda?

O Micronor é indicado para mulheres em fase de amamentação ou que possuem alterações hormonais que desequilibram o humor, com crises repentinas de euforia, tristeza, irritação, etc. Na bula do remédio em efeitos colaterais é informado que raramente ocorrem casos de ganho de peso e também todas as mulheres que contaram utilizar Micronor não se queixaram disso, apenas citaram outros problemas. Na verdade,a afirmação de que o anticoncepcional Micronor emagrece também é falsa, sendo que ele mantém o peso em normalidade na maioria dos casos – isso pode variar de acordo com cada organismo.

Reações adversas e contraindicações

O mais frequente efeito colateral é a irregularidade menstrual, sendo que podem ocorrer com mais frequência sangramentos irregulares e com menos frequência amenorreia e sangramento de longa duração. Podem ocorrer dores de cabeça, inchaço nas mamas, náuseas e vertigens. Casos de ganho de peso, acne, hirsutismo e diminuição da lactação são pouco prováveis.

É contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, com câncer de mama ou suspeita, sangramento anormal não diagnosticado, hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, tumor benigno ou maligno do fígado ou que tenham doença hepática aguda ou crônica com função hepática anormal. Em qualquer um desses casos consulte um ginecologista antes de iniciar a ingestão.

Como tomar?

Assim como qualquer anticoncepcional de aplicação oral, deve-se ingerir a pílula pela primeira vez no primeiro dia da menstruação e depois ingerir todos os dias no mesmo horário para que a eficácia aumente. Caso esqueça de tomar no mesmo horário, tome quando se lembrar e, no dia seguinte, volte a ingerir no mesmo horário e, por prevenção, utilize camisinha pelas próximas 48 horas.

Caso seja dado a pause da menstruação, espere sete dias antes de iniciar outra cartela após o fim da mesma, caso contrário, basta iniciar uma nova. Lembre-se de nunca iniciar o uso de um medicamento sem consulta médica, o mesmo vale para anticoncepcionais, pois eles variam em dose hormonal e composição e apenas um ginecologista pode dizer qual melhor atenderá seus objetivos e biotipo, por isso, marque uma consulta e boa sorte!

Você conhece alguém que faça uso e afirme que o anticoncepcional Micronor engorda? Este medicamento foi receitado a você pelo seu ginecologista? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

13 comentários

  1. Fiz o uso do medicamento micronor e engordei 15kg fui na ginecologista e ela me confirmou que a culpa era do anticoncecional e suspendeu o uso

  2. Engordei 13 kg, minha ginecologista q me receitou, e sinto náuseas, dor de cabeça frequentemente :-/

  3. tive meu bebe e a ginecologista me receitou micronor dai um ano apos fui na ginecologista faser a troca de anticoncepcional mas meu organismo nao aceitou nem um outro tipo de remedio eu vomitava muito dai desisti e comtinuei tomando micronor , so q agora o meu bebe tem 10 anos e eu ainda tomo micronor e nao emgravidei de novo; mas tenho medo de emgravidar por q esse anticocepcional e fraco.. e eu emgordei 6 kilos sim e tive espinhas sim

  4. O médico receitou e comecei a tomar logo após 6 semanas pos parto e nossa na 8 semana já estava 6kilos mais gorda acnes muitas e a barriga que estava magrinha ficou super inchada .

  5. Eu tomo Anticoncepcional ciclo21 e marchou meu Nariz qual e mais indicado para eu tomar esse Micronor

  6. O MICRONOR PODE ATRASA A MESTRUAÇAO POR MUITO TEMPO, ISSO JA ACONTECEU COM ALGUEM…

  7. Tomo micronor a 10 meses, não engordei nada, pelo contrário, por ele ser de baixa dosagem hormonal me ajudou a emagrecer 16kg aliado a uma dieta balanceada de baixo carboidrato, não precisei me matar de fazer exercícios! Não tenho mais dores de cabeça e nem acne e meu humor melhorou bastante, menstruo normalmente todos os meses num ciclo de 28 dias! Foi o único que meu organismo se adaptou…

  8. antes de começar a tomar micronor, com 40dias pós parto faltava 1kg para chegar ao meu peso original e agora 3 meses depois de iniciar com micronor já engordei 5kg e minha barriga q já estava bem muchinha agora está enorme.

  9. Aconteceu o mesmo comigo, não me dou bem com outros antconcepcionais e tomo o micronor a 7 anos ..e não sinto nada de ruim…

  10. Estou terminando minha primeira cartela de.micronor. E normal a menstruação descer, faltondo ainda 8 comprimidos? Desceu com 28 comprimidos tomados. Por favor, me expliquem se e normal.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*