Anticoncepcional Primera 20 Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

A maior preocupação da mulher quando troca de anticoncepcional ou passa a usar um anticoncepcional pela primeira vez ao ter a primeira menstruação é: será que vou engordar com esse medicamento? Essa preocupação é antiga e é conhecida pelas mulheres, pois muitas são aquelas que se queixam de ganhar muito peso com o uso contínuo do anticoncepcional oral.

Outros métodos contraceptivos como o adesivo também podem causar esse efeito, mas o comprimido é o método ainda mais utilizado aqui no Brasil e, por isso, ele sempre está na mira das mulheres. Por exemplo, será que o anticoncepcional Primera 20 engorda? Vale a pena investir nesta marca? Confira a análise completa logo abaixo:

Relato de usuárias

Uma usuária relata na internet que utiliza o Primera 20 desde os 15 anos quando ocorreu sua primeira menstruação e que nunca teve problemas com ganho de peso. Uma outra usuária não se queixa que o anticoncepcional Primera 20 emagrece ou engorda, mas sim da redução do sangramento e demora para menstruar algumas vezes.

Não há nenhum relato de mulheres que tenham ganhado peso com a pílula, mas caso você venha a perceber que o anticoncepcional Primera 20 engorda para você, procure as possíveis causas para o problema.

Muitas vezes pode ser que o anticoncepcional leve a uma retenção de líquidos indesejada, e uma forma de combater isso é equilibrando a alimentação com alimentos que ajudem a soltar esse líquido e evitando aqueles que contribuem para reter ainda mais líquido.

Basicamente os alimentos que ajudam a eliminar são aqueles saudáveis, ricos em vitaminas, como frutas, verduras, etc. Já os que causam a retenção são as bebidas gaseificadas e artificiais como refrigerantes, comidas embutidas e industrializadas, ricas em conservantes e sódio – que é o principal inimigo das mulheres quando o assunto é retenção de líquido e inchaço. Opte por uma alimentação leve para ter um corpo em forma e uma vida mais sadia, livre de doenças.

Dosagem hormonal

A questão é que a dosagem hormonal de cada anticoncepcional pode variar bastante de acordo com a fórmula e marca, e às vezes até uma mesma marca, como ocorre com o anticoncepcional Primera, que possui a versão 20 e a 30.

A principal diferença entre elas é a quantidade de hormônios. O Primera 20 possui apenas 20 mcg de estrogênio sintético e progestogênio sintético, diferente do 30. Ambos possuem a mesma eficácia contra a gravidez, mas o Primera 20 é considerado mais fraco e, portanto, os efeitos colaterais são menores. Essa diferença varia de acordo com a necessidade de cada mulher que pode necessitar de mais hormônios para regular seu ciclo e outras menos.

Deve-se ter em mente que caso uma mulher utilize um medicamento de alta dosagem hormonal e troque por uma de baixa dosagem, deve-se utilizar o preservativo nas relações sexuais durante toda a primeira cartela até que o corpo se acostume com a nova dosagem, pois há riscos gravidez, caso a mulher não se previna. Após esse período, o anticoncepcional deve proteger normalmente.

Como tomar?

O medicamento vem numa cartela com 21 comprimidos que devem ser ingeridos um a cada dia até a finalização. Lembrando que a primeira pílula deve ser ingerida no primeiro dia da menstruação. Ao terminar a cartela, deverá ser dada uma pausa de sete dias, momento que ocorrerá o sangramento da menstruação. No oitavo dia deve-se iniciar uma nova cartela, mesmo que a menstruação não tenha acabado.

Procure optar por um horário definido para ingerir o medicamento e respeitá-lo diariamente. Se em um dia ou outro esquecer e atrasar, não há problema, mas lembre-se de ingerir assim que se lembrar, respeitando no máximo 12 horas. Caso ultrapasse esse tempo, tome duas pílulas no horário usual no dia seguinte. Evite esquecer, pois isso pode interferir na prevenção da gravidez bem como na regularização da menstruação. Se o esquecimento for algo que ocorra sempre, pense em optar por outro método mensal como o adesivo, injetável, etc.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns neste e na maioria dos anticoncepcionais são o sangramento desregular fora do período menstrual, ausência de menstruação, agravamento da endometriose em mulheres que já possuem o problema, infecções vaginais, secreção ou dor ou aumento no tamanho das mamas, náuseas e vômitos, tromboses, aumento da pressão arterial, sensibilidade na córnea no uso de lentes de contato (casos raros), enxaqueca e alterações no humor, retenção de líquido, redução da tolerância à glicose e alteração do peso corporal, bem como irritação, manchas ou erupções na pele.

A maioria desses efeitos não costuma ocorrer na maioria das mulheres e algumas de menor grau podem ocorrer até o metabolismo da mulher se adaptar aos componentes da fórmula, o que pode levar de um a dois meses.

Contraindicações

O anticoncepcional deve ser evitado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, hipertensão grave, distúrbios hepáticos, icterícia colestática, síndrome de Rotor ou Dubi-Johnson, presença ou suspeita de tumores estrogênio-dependentes, hiperplasia endometrial, sangramento vaginal, porfiria, histórico de prurido intenso ou herpes gestacional ou uso prévio de esteroides. Em qualquer um desses casos deve-se realizar uma consulta antecipada para verificar qual a melhor forma de proceder.

Você conhece alguém que tenha experimentado e afirme que o uso do anticoncepcional Primera 20 engorda? Seu ginecologista receitou esta marca para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (118 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

37 comentários em “Anticoncepcional Primera 20 Engorda ou Emagrece?”

  1. Eu comecei a tomar agora,só que eu comecei a tomar no segundo dia da menstruação,será q tem algum problema? Vai dar o mesmo efeito? Esse remédio faz engorda? Grata desde já.