Anticoncepcional Primera 20 Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

A maior preocupação da mulher quando troca de anticoncepcional ou passa a usar um anticoncepcional pela primeira vez ao ter a primeira menstruação é: será que vou engordar com esse medicamento? Essa preocupação é antiga e é conhecida pelas mulheres, pois muitas são aquelas que se queixam de ganhar muito peso com o uso contínuo do anticoncepcional oral.

Outros métodos contraceptivos como o adesivo também podem causar esse efeito, mas o comprimido é o método ainda mais utilizado aqui no Brasil e, por isso, ele sempre está na mira das mulheres. Por exemplo, será que o anticoncepcional Primera 20 engorda? Vale a pena investir nesta marca? Confira a análise completa logo abaixo:

Relato de usuárias

Uma usuária relata na internet que utiliza o Primera 20 desde os 15 anos quando ocorreu sua primeira menstruação e que nunca teve problemas com ganho de peso. Uma outra usuária não se queixa que o anticoncepcional Primera 20 emagrece ou engorda, mas sim da redução do sangramento e demora para menstruar algumas vezes.

Não há nenhum relato de mulheres que tenham ganhado peso com a pílula, mas caso você venha a perceber que o anticoncepcional Primera 20 engorda para você, procure as possíveis causas para o problema.

Muitas vezes pode ser que o anticoncepcional leve a uma retenção de líquidos indesejada, e uma forma de combater isso é equilibrando a alimentação com alimentos que ajudem a soltar esse líquido e evitando aqueles que contribuem para reter ainda mais líquido.

Basicamente os alimentos que ajudam a eliminar são aqueles saudáveis, ricos em vitaminas, como frutas, verduras, etc. Já os que causam a retenção são as bebidas gaseificadas e artificiais como refrigerantes, comidas embutidas e industrializadas, ricas em conservantes e sódio – que é o principal inimigo das mulheres quando o assunto é retenção de líquido e inchaço. Opte por uma alimentação leve para ter um corpo em forma e uma vida mais sadia, livre de doenças.

Dosagem hormonal

A questão é que a dosagem hormonal de cada anticoncepcional pode variar bastante de acordo com a fórmula e marca, e às vezes até uma mesma marca, como ocorre com o anticoncepcional Primera, que possui a versão 20 e a 30.

A principal diferença entre elas é a quantidade de hormônios. O Primera 20 possui apenas 20 mcg de estrogênio sintético e progestogênio sintético, diferente do 30. Ambos possuem a mesma eficácia contra a gravidez, mas o Primera 20 é considerado mais fraco e, portanto, os efeitos colaterais são menores. Essa diferença varia de acordo com a necessidade de cada mulher que pode necessitar de mais hormônios para regular seu ciclo e outras menos.

Deve-se ter em mente que caso uma mulher utilize um medicamento de alta dosagem hormonal e troque por uma de baixa dosagem, deve-se utilizar o preservativo nas relações sexuais durante toda a primeira cartela até que o corpo se acostume com a nova dosagem, pois há riscos gravidez, caso a mulher não se previna. Após esse período, o anticoncepcional deve proteger normalmente.

Como tomar?

O medicamento vem numa cartela com 21 comprimidos que devem ser ingeridos um a cada dia até a finalização. Lembrando que a primeira pílula deve ser ingerida no primeiro dia da menstruação. Ao terminar a cartela, deverá ser dada uma pausa de sete dias, momento que ocorrerá o sangramento da menstruação. No oitavo dia deve-se iniciar uma nova cartela, mesmo que a menstruação não tenha acabado.

Procure optar por um horário definido para ingerir o medicamento e respeitá-lo diariamente. Se em um dia ou outro esquecer e atrasar, não há problema, mas lembre-se de ingerir assim que se lembrar, respeitando no máximo 12 horas. Caso ultrapasse esse tempo, tome duas pílulas no horário usual no dia seguinte. Evite esquecer, pois isso pode interferir na prevenção da gravidez bem como na regularização da menstruação. Se o esquecimento for algo que ocorra sempre, pense em optar por outro método mensal como o adesivo, injetável, etc.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns neste e na maioria dos anticoncepcionais são o sangramento desregular fora do período menstrual, ausência de menstruação, agravamento da endometriose em mulheres que já possuem o problema, infecções vaginais, secreção ou dor ou aumento no tamanho das mamas, náuseas e vômitos, tromboses, aumento da pressão arterial, sensibilidade na córnea no uso de lentes de contato (casos raros), enxaqueca e alterações no humor, retenção de líquido, redução da tolerância à glicose e alteração do peso corporal, bem como irritação, manchas ou erupções na pele.

A maioria desses efeitos não costuma ocorrer na maioria das mulheres e algumas de menor grau podem ocorrer até o metabolismo da mulher se adaptar aos componentes da fórmula, o que pode levar de um a dois meses.

Contraindicações

O anticoncepcional deve ser evitado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, hipertensão grave, distúrbios hepáticos, icterícia colestática, síndrome de Rotor ou Dubi-Johnson, presença ou suspeita de tumores estrogênio-dependentes, hiperplasia endometrial, sangramento vaginal, porfiria, histórico de prurido intenso ou herpes gestacional ou uso prévio de esteroides. Em qualquer um desses casos deve-se realizar uma consulta antecipada para verificar qual a melhor forma de proceder.

Você conhece alguém que tenha experimentado e afirme que o uso do anticoncepcional Primera 20 engorda? Seu ginecologista receitou esta marca para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (118 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

35 comentários em “Anticoncepcional Primera 20 Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá meu ginecologista me passou primeira 20 por motivo de micro polícistico mas fico meio assim porque tenho prolapso mitral bradicardia tenho medo de ter alguma reação tem alguma coisa ver pode ter alguma complica são

  2. Oii faz exatamente 6 dias que estou tomando a primeira vinte….estou com algumas dores no pe da barriga.dor nas costas e cansaço pode ser o efeito do remédio…..minha menstruação não vinha a mais de 3 anos…Aí veio 9 dias atrás….4 dias só….me ajudem

  3. Tomo primeira 20 a 11 anos e estou muito bem com os efeitos.. realmente a menstruação vem pouco e as vezes não vem.

  4. Gostaria de saber se tem mais alguma mulher que tomar o primera 20 e engordou?
    Depois que comecei a tomar esse remédio engordei muito, estou desconfiada que pode ser por causa do remédio?
    Sinto muita dor de cabeça tbem, quazir todos os dias? E normal?

    • Quando comecei a tomar notei que engordei também, ganhei peso rápido, uns 5 kg mais ou menos, a menstruação reduziu bastante e demora a vir tambem. Pensando em trocar ..

  5. Vou começar hoje a tomar o Tâmisa 30, quero tomar o uso continuo pra não mestruar , será que vai funcionar mesmo. E estou mestruada

    • Bem eu estou Mem achado gorda depois do remédio mais tomo ele sempre a noite isso é normal mais no dia certo

  6. Tenho oito mês que comecei tomar o primera 20 desde então engordei 6kg e minha menstruação ta vindo bem pouco sera que e normal ?

  7. A um ano atrás eu tinha tomado uma cartela do primeira 20,agora to no fim de um cartela dela, mais percebe que desde quando comecei a tomar, estou tentando uma secreção mínima de sangue e com odor, não lembro que a um ano atrás tive essas reações, gosto basta da pirula pois ela não mim fazer Fica com retenção de líquido como as outras.. Mais não sei oque fazer mim ajudei

    • Tomo o primera20 tem oito mês e desde então engordei 6kg e minha menstruação vem bem pouco e as vezes meia escura isso e normal ou n

  8. Tenho 18 anos e tomei minha primeira cartela de primera 20. Ao término dos 21 dias, minha menstruação veio três dias depois e, senti muitas dores na barriga, costas e cabeça. Cheguei à desmaiar umas três vezes. Minha menstruação já foi embora e as dores continuam. O que pode ser?
    Tenho que voltar a tomar o primera 20 na sexta Mas, minha mãe acha que não devo tomar.

  9. Eu tenho relações sexuais sem camisinha com meu namorado porem tomei os comprimidos direito!
    Eu atrasei na terceira semana dois comprimidos porem não tive relações depois desse ocorrido.
    Minha menstruação está atrasada um dia, eu estou com febre e com uma forte dor de cabeça eu posso estar grávida?

    • Febre e dor de cabeça não são, a princípio, indicativos. Vale a pena tirar suas dúvidas com sua ginecologista, e se necessário até trocar de anticoncepcional.

    • Olá,
      Você deveria procurar seu ginecologista, se não tiver um ginecologista, espera mais uma semana(para ter certeza que a menstruação não irá vir), e faz o Beta HCG(após uma ou duas semanas) só para um desencargo de consciência, afinal, não adianta se preocupar antecipadamente.

  10. Faz 5 meses que estou tomando o Primera 20 e meu peso aumentou em 4,5kg. Estou bastante inchada, meus seios frequentemente ficam doloridos, tenho estada mais irritada, principalmente no período da TPM. Meus hábitos alimentares não mudaram depois troca, ou seja, estes transtornos foram ocasionados pelo anticoncepcional.

  11. Tomo desde 2008 e nunca tive efeitos tomando ele. Minha menstruação sempre veio normal nos intervalos, normalmente no quinto dia do intervalo. Paro de tomar num domingo e retorno na segunda seguinte.

  12. Olá, faço uso do Primera 30 há uns 3 anos… Todavia, utilizava apenas para acnes e oleosidade. Não costumava tomar nos horários corretos, pulava dias (as vezes até ocorria o sangramento no meio do mês) e também fiquei alguns meses sem tomar. Gostaria de saber se por utilizá-lo dessa forma, devo trocar para utilizá-lo agora como método contraceptivo ou se eu apenas tomá-lo da forma correta o efeito contraceptivo do Primera 30 no meu organismo funciona eficazmente?

  13. Não estou entendendo tem que tomar primeiro comprimido qnd a mestruacoa chegar e?e parar só depois qnd acabar a cartela que e 21comprimidos?e nessa pausa de 7 dias,a menstruação vem novamente é?

  14. Tormo primeira 20 a muito tempo mas tem mês q só dá o sinal e mês q não deceu é normal

  15. Nao estou entendendo,a pausa de 7 dias!Pois comecei ele ontem e queria saber sobre essa pausa!Essa pausa tem que fazer depois que acaba a cartela ou antes?Nao entendoooooooooo

    • você tem que tomar a cartela de 21 ou 24 comprimidos, a pausa de 7 dias acontece depois de tomar toda a cartela… serve para descer sua menstruação, normalmente desce no 3 ou 4 dia de pausa.

    • Essa pausa só é realizada após término da cartela, a pausa e de 7 dias mesmo menstruada terá de começar uma outra cartela no 8 dia

      • Meu genicologista passou para eu tomar o anticoncepcional primeira 20, para começar no 3 dia da mestruacao. N sabia desse método. Será que minha mestruacao vai vim normal
        Alguém me explica pfvr ?

    • Olá Thalita,
      Respondendo sua duvida, você acaba a primeira cartela, ou seja, as 21 pílulas anticoncepcionais, mesmo que esteja menstruada ou não você deve continuar até acabar a cartela. A pausa de 7 dias, será feita após acabar a cartela.
      Ex: comecei a tomar a pílula no dia 03, devo tomar todas as pílulas (no caso as 21 pílulas) até o dia 23, logo sua cartela terá acabado, dai você fará a pausa que começa no dia 24 até dia 30, se o mês for de 31, você volta a usar a pílula normalmente no dia 31, se o mês for de 01, você começa no dia 01.