Anticoncepcional Qlaira engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 11/07/2021

O anticoncepcional Qlaira é produzido pela Bayer e é o único anticoncepcional fabricado com a substância valerato de estradiol, idêntica ao estrogênio, produzida pelas mulheres no próprio organismo. Esse anticoncepcional surgiu como uma alternativa não somente para a contracepção, mas também para uma série de outros fatores e benefícios à mulher, sendo uma delas a melhora da saúde da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra vantagem que algumas usuárias relatam é a redução do fluxo sanguíneo para quase zero, sendo muito mais confortável no dia a dia. Junto da redução do fluxo sanguíneo, fala-se na diminuição dos sintomas da TPM, como as cólicas por exemplo e, por vir em 28 comprimidos, não é necessário dar aquela pausa de 7 dias como se faz normalmente.

Além disso, o anticoncepcional Qlaira é multifásico, o que significa que foi criado para simular os níveis hormonais do ciclo menstrual natural da mulher, por isso, a tendência é que os efeitos secundários sejam reduzidos.

Outra vantagem do uso desse anticoncepcional é a diminuição da ocorrência de cistos ovarianos e de endometriose, redução do risco para alterações fibrocísticas da mama e alguns tipos de câncer, como o de útero.

Porém, dentre tantos benefícios aparentes, a pergunta realmente que mais importa para as mulheres é se mesmo com todas essas vantagens o anticoncepcional Qlaira engorda ou se existe a possibilidade do mesmo emagrecer. Para responder isso, entenda mais sobre esse medicamento abaixo.

Anticoncepcional Qlaira engorda?

caixa e cartela anticoncepcional qlaira

Por ser produzido com o componente valerato de estradiol, idêntico ao estrogênio, e imitar o organismo da mulher, os impactos e efeitos colaterais são muito mais reduzidos do que os de outros anticoncepcionais.

Ele é dito como “natural” e, portanto, traz poucas reações adversas. Algumas usuárias relatam que o anticoncepcional Qlaira emagrece e as ajudou a perder de 2 kg a 4 kg em seis meses, diferente de outros anticoncepcionais, que costumam gerar um inchaço e retenção de líquido, levando consequentemente ao aumento do peso.

Outras já contam que não houve nenhuma alteração no peso, nem para cima, nem para baixo, sendo assim, o medicamento não interferiu em nada nesse sentido, o que também é uma boa notícia.

Portanto, não existem relatos de mulheres se queixando que o anticoncepcional Qlaira engorda, apenas de outros efeitos colaterais como o aumento da oleosidade da pele, cólica e outros problemas.

Porém, é importante lembrar que as reações adversas podem variar de mulher para mulher, por isso, é sempre importante ler a bula e saber dos riscos inerentes à sua ingestão, bem como se consultar com sua ginecologista para uma melhor orientação sobre uma possível troca de anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

Relato de situações enfrentadas pelas usuárias

Uma das usuárias relata que um dos principais problemas do uso foi o surgimento de acne e uma pele mais oleosa e que a menstruação continuou desregulada mesmo após 8 meses de uso. Porém, ela menciona que não teve nenhum problema quanto ao ganho ou perda de peso.

Outra usuária que utiliza o anticoncepcional há 5 meses menciona que durante as primeiras duas cartelas seu corpo ainda não havia se adaptado à composição, sendo que permanecia enjoada, mas após esse período o mal estar passou e a pele melhorou, sendo que a acne reduziu drasticamente. Ela relata também que o fluxo menstrual reduziu tanto que nem é preciso usar absorvente, porém, as cólicas aumentaram bastante.

Uma terceira usuária indica o Qlaira para aquelas mulheres que têm intenso fluxo menstrual, com risco de hemorragia. Além disso, ela conta que as cólicas sumiram, mas a acne aumentou no rosto e costas, o que deixou seu corpo marcado, além da libido, que diminuiu.

O que as usuárias mais relatam sobre esse anticoncepcional é que ele oferece a vantagem de reduzir o fluxo menstrual, os sintomas da menstruação, melhora a pele, mas que tem a desvantagem de ser caro, custando entre R$ 35 a R$ 40. Porém, esses benefícios podem ser variáveis.

Como usar?

cartela anticoncepcional Qlaira

O anticoncepcional Qlaira, como já mencionado, possui 28 comprimidos e deve ser ingerido de forma contínua, sem intervalos. Há em cada cartela 2 comprimidos revestidos de cor amarela escura, que seria o valerato de estradiol (3 mg), 5 de coloração vermelho médio (2 mg de valerato de estradiol e 2 mg de dienogeste), 17 comprimidos revestidos amarelo claro (2 mg de valerato de estradiol e 3 mg de dienogeste), 2 comprimidos revestidos vermelho escuro (1 mg valerato de estradiol) e 2 comprimidos revestidos brancos inativos, ou seja, que não possuem hormônio nenhum.

Os comprimidos devem seguir a ordem de ingestão sinalizada atrás da cartela. Uma mulher que esteja iniciando agora o uso do anticoncepcional deve começar a ingerir a primeira pílula no primeiro dia da menstruação e tomar por 28 dias até acabar a cartela, e no próximo dia já iniciar outra cartela e assim consecutivamente.

Menos fluxo

Estudos clínicos realizados para o desenvolvimento do novo contraceptivo demonstraram que as usuárias reduziram ou interromperam o sangramento em 18% a 22% dos ciclos pelos quais passaram durante o uso do Qlaira. Estudos apontam que algumas mulheres podem simplesmente não ter mais sangramentos, enquanto outras podem ter a duração do ciclo, bem como o fluxo reduzidos.

A maioria das mulheres que passa a usar esse anticoncepcional tem como principal objetivo, além da contracepção, diminuir o fluxo, sendo indicado, portanto, para tratar pacientes com grande fluxo e risco de hemorragia.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Os anticoncepcionais, de uma maneira geral, podem trazer inúmeros efeitos indesejados, como por exemplo náuseas, enxaqueca, inchaço e dor nas mamas. Esses efeitos colaterais tendem a durar apenas de 2 a 3 meses a partir do início da ingestão, isso porque o corpo ainda está em fase de adaptação aos componentes da fórmula, e com o tempo, o normal é que os sintomas regridam.

Nesse período de adaptação, também podem ocorrer os chamados “escapes”, que são sangramentos uterinos inesperados, que ocorrem fora do período menstrual.

O ganho de peso pode ser sim uma consequência, pois determinados medicamentos podem influir no aumento de inchaço e retenção de líquidos, e outros nem tanto. Porém, a ginecologista não tem como prever que anticoncepcional Qlaira engorda para você, ou qualquer outro, e por isso o teste com vários tipos pode ser a melhor forma de encontrar aquele que melhor irá se adaptar ao seu corpo.

Sua ginecologista receitou o uso do anticoncepcional Qlaira para você? Se adaptou bem a ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.053 votos, média 4,30)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

249 comentários em “Anticoncepcional Qlaira engorda ou emagrece?”

  1. Estou na quarta cartela do Qlaira, tenho sangramento de escape durante uns 15 dias do ciclo e notei que o meu clitóris diminuiu de tamanho, está quase sumindo.

    Responder