Anticoncepcional Tantin Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 29/11/2019

Produzida e lançada pela primeira vez nos Estados Unidos no ano de 1960, a pílula anticoncepcional é um dos métodos utilizados pelas mulheres para impedir uma gestação indesejada. O medicamento causa esse efeito por atuar diretamente nas oscilações hormonais que causam o processo de ovulação no corpo feminino. Ele também dificulta a passagem do espermatozoide e torna o endométrio impróprio para que o óvulo seja implantado.

Entretanto, apesar de se tratar de um método contraceptivo utilizado há bastante tempo – desde a sua data de lançamento já se passaram 55 anos -, a pílula anticoncepcional recebe algumas críticas no que se refere aos efeitos colaterais indesejados que ela pode trazer. Entre eles, podemos destacar náuseas, dores de cabeça, sangramentos, redução do desejo sexual, inchaço, ausência da menstruação e trombose.

Outra preocupação das mulheres que utilizam essas pílulas é que o seu uso possa provocar o aumento de peso. Para esclarecer esse questionamento, vamos falar sobre um anticoncepcional em especial, o Tantin, e apresentar informações sobre ele.

Será que o anticoncepcional Tantin engorda? Ou será que o anticoncepcional Tantin emagrece? Confira a seguir:

O que é o anticoncepcional Tantin?

Utilizado principalmente na prevenção da gravidez, mas também indicado para tratar problemas de distúrbios hormonais e problemas relacionados à regulação do ciclo menstrual das mulheres, o remédio é feito a partir de uma combinação dos hormônios etinilestradiol e gestodeno.

Cada cartela de Tantin possui 28 comprimidos, sendo 24 rosas e quatro brancos (sem hormônios). A recomendação é que o uso das pílulas seja contínuo: a consumidora toma o 24 comprimidos rosas de maneira seguida e depois utiliza os brancos, que correspondem ao período de pausa, em que a sua menstruação ocorre.

O anticoncepcional Tantin engorda? 

Não é possível afirmar com total certeza que o anticoncepcional Tantin engorda devido ao fato que o seu nível de hormônios não é tão alto quanto o de outras pílulas costuma ser, logo os efeitos que ele pode trazer ao organismo não são tão pesados nesse sentido.

Entretanto, segundo a bula do próprio remédio, a alteração de peso – seja para mais ou para menos – pode ser observada, apesar de acontecer apenas de 1 a 10% dos casos.

Mesmo assim, cientificamente falando, não existem comprovações irrefutáveis que qualquer tipo de pílula anticoncepcional possa engordar ou emagrecer. Exemplo disso é uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica, que identificou que o consumo de anticoncepcionais não pode ser considerado o responsável nem pelo aumento e nem pela diminuição do peso corporal.

Outro estudo, feito no ano de 2011, analisou 49 pesquisas anteriores feitas sobre o uso de diversos métodos contraceptivos e também concluiu que não existem evidências que eles possam ser relacionados com o aumento de peso.

Quando as pílulas surgiram, lá na década de 1960, apresentavam uma taxa hormonal dez vezes maiores do que os anticoncepcionais disponíveis atualmente no mercado trazem, incluindo o Tantin. O que as pílulas atuais podem trazer é uma maior retenção de líquido, que resulta em inchaço.

Assim, caso a mulher perceba que o uso de Tantin engorda ou emagrece para ela, é importante ter em mente que isso pode não estar necessariamente relacionado ao anticoncepcional. Por isso, antes de resolver interromper o uso da pílula o mudar de medicamento, é importante consultar o médico de confiança para verificar se foi o método contraceptivo realmente o causador do problema. 

Efeitos colaterais do Tantin

O fato do Tantin não engordar não significa que ele não traga outros tipos de efeitos colaterais. Os casos mais comuns são dor de cabeça, enxaqueca, sangramento, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações da libido, nervosismo, tontura, náuseas, acne, secreção das mamas, mudança no ciclo menstrual, edema, dor abdominal, cólica menstrual e interrupção da menstruação.

Ao observar esses sintomas, a recomendação é que o médico seja procurado para definir qual será o procedimento seguinte a ser tomada para lidar com o problema e se a paciente deve ou não continuar a usar o remédio.

Contraindicações 

O medicamento não é indicado para mulheres grávidas, que tenham trombose venosa profunda, tromboembolismo, doença vascular cerebral, doença coronária arterial, valvulopatias trombogênicas, distúrbios trombogênicos, trombofilias, hipertensão não controlada, sangramento vaginal não esclarecido, pancreatite, hipersensibilidade a um dos componentes da fórmula, tumor maligno da mama, tumor relacionada ao estrogênio ou dor de cabeça relacionada a sintomas neurológicos.

Como tomar e preço

A usuária do Tantin deve consumir uma pílula por dia do anticoncepcional. Caso ela se esqueça de tomar o comprimido e se recorde em um intervalo menor do que 12 horas, pode ingeri-lo assim que lembrar e tomar a próxima pílula em seu horário habitual, mesmo que isso signifique consumir dois comprimidos em um mesmo dia.

Por outro lado, se o esquecimento for de dois dias consecutivos, a mulher deve consumir o do dia anterior e do atual no horário em que está acostumada, sem que haja interrupção da cartela, mesmo que a menstruação surja nesse meio tempo. No entanto, como isso não garantirá o efeito contraceptivo, ela deverá usar o preservativo em suas relações sexuais.

Em média, o anticoncepcional Tantin é vendido por R$ 13, em uma caixa com uma cartela e 28 pílulas no total e por R$ 40, na versão com 84 comprimidos divididos em três cartelas.

Como escolher um bom anticoncepcional? 

Seja para evitar uma gravidez indesejada, regular a menstruação ou resolver problemas relacionados a distúrbios hormonais, o fundamental é que você consulte o seu médico ginecologista de confiança antes de escolher qual anticoncepcional utilizará.

É justamente esse profissional que saberá indicar qual o melhor remédio para o seu caso e qual deles não trará reações e efeitos colaterais negativos para o seu organismo.

Você utiliza o anticoncepcional Tantin? Já percebeu alguma alteração no peso, seja para mais ou para menos? Comente baixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (277 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

38 comentários em “Anticoncepcional Tantin Engorda ou Emagrece?”

  1. Comecei a tomar o tantin há quase dois meses, percebi q estava engordando…em menos de dois meses ganhei 3 quilos…nao pensei duas vezes em parar de tomar….e não é questão alimentar, pois tenho uma alimentação saudável e balanceada.

  2. Comecei a tomar o tantin há quase dois meses, percebi q estava engordando…em menos de dois meses ganhei 3 quilos…nao pensei duas vezes em parar de tomar…

  3. Comecei a tomar a exatamente 1 mês, primeira vez que estou usando o anticoncepcional, e minha menstruação não para de descer, antes vinha bem pouquinho, mas agora que cheguei na última pílula da cartela desceu muito.

  4. Eu tomei ele muito bom só diminui um pouco a libido e ganhei uns pesinho gostei pq tava muito magra meu corpo tá bonito tomei só uma cartela gostei n tive enjoos e fui passar pra outro tô muito dodói vou volta pra ele de novo

    • Tomo o tantin a mais de 2 anos, e engordei cerca de 16 kilos… Não sei ao certo se foi culpa somente dele, mas engordei depois que comecei a tomá-lo