Anticoncepcional Uno Ciclo Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/03/2019

Não é de hoje que comentários e afirmações de que tomar anticoncepcional engorda são espalhados aos quatro cantos. Até por este motivo, muitas mulheres preferem não se medicar, utilizando apenas o preservativo no ato sexual. Porém, para uma precaução completa o ideal é a utilização da camisinha somada à ingestão de anticoncepcional pelas mulheres. Assim, a mulher evita a gravidez, se assim for o seu objetivo, e também se protege contra doenças sexualmente transmissíveis, bem como protege o homem.

Um destes medicamentos que mais tem preocupado muitas garotas em relação à sua aparência é se o anticoncepcional Uno Ciclo engorda. Será que vale a pena tomá-lo e acabar ganhando peso?

Anticoncepcional Uno Ciclo engorda?

Algumas pessoas vêm relatando que o anticoncepcional uno ciclo engorda. Será mesmo? Ou será que o anticoncepcional uno ciclo emagrece? Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende de cada caso. Na própria bula do anticoncepcional confirma-se que podem haver alterações de peso nas mulheres que ingerem o medicamento, mas isso pode tanto influenciar no ganho de peso, quanto na perda de peso, quanto mantendo-se estável sem sofrer alterações.

Isso depende de cada corpo e a predisposição genética de certas mulheres que possuem mais facilidade em engordar. Geralmente o que ocorre é o aumento do quadril e dos seios e, não necessariamente da barriga. Isso se deve à grande quantidade de hormônios presentes na fórmula.

A questão é que o anticoncepcional Uno Ciclo é um pouco diferente de outros anticoncepcionais. A diferença é que ele é utilizado principalmente na forma injetável e não ingerido oralmente, ou seja, deve-se injetá-lo um único dia, uma vez ao mês, para estar protegida. Assim, a quantidade de hormônio que geralmente é diária e mínima em mulheres que tomam anticoncepcionais orais todos os dias, no Uno Ciclo é muito maior e de uma só vez e, por isso pode causar reações mais intensas e até mesmo desencadear o ganho de peso.

Algumas mulheres podem não reagir bem a essa grande quantidade de hormônio no corpo, levando a alguns efeitos colaterais indesejáveis.

Relatos de usuárias

Algumas mulheres que passaram a utilizar esse anticoncepcional relataram certas mudanças, nem sempre relacionadas ao ganho de peso. Algumas disseram que a menstruação atrasou ou veio desregulada, bem como uma sensação de dor nos seios e cólicas. Qualquer uma dessas sensações se forem intensas devem ser observadas com atenção e o ideal é marcar uma consulta com seu médico para que nada fique sem resposta.

Qualquer distúrbio relacionado à aplicação de anticoncepcional deve ser resolvido caso a caso, pois talvez seja necessária a troca de anticoncepcional. Porém, muitas mulheres afirmam que anticoncepcional Uno Ciclo engorda, pois depois de aplicarem a injeção sentem que o quadril aumenta, os seios ficam maiores em decorrência do hormônio e podem ganhar peso mais rapidamente. Algumas podem relatar também aparecimento de estrias e celulites no corpo, mas nada disso está diretamente relacionado ao anticoncepcional, pelo menos não há nenhuma explicação ou comprovação científica para isso.

Efeitos colaterais de Uno Ciclo

Algumas mulheres podem notar certas mudanças no ciclo menstrual devido à ingestão do anticoncepcional, como por exemplo ciclos menores, hemorragia intermenstrual, sangramento irregular, dismenorreia, amenorreia transitória, prurido vulvar, tensão mamária, desconfortos estomacais, náuseas, vômitos, dores de cabeça, retenção hidrossalina, mudanças subclínicas e transitórias detectadas nos testes de fígado, alterações no peso, bem como mudanças do estado emocional e da libido, aumentando ou diminuindo o prazer sexual e fenômenos relacionados à fotosensibilização (cloasma).

Alguns sintomas mais frequentes podem ocorrer em alguns casos específicos como nervosismo, depressão, fogacho, acne, tosse e distúrbios auditivos e visuais. Estes sintomas são recorrentes em qualquer medicamento que altere a função hormonal do organismo. O tratamento com medicamento contraceptivo pode causar reações adversas como tromboflebite, trombose arterial ou venosa, eventos tromboembólicos, derrame cerebral, enxaqueca, hipertensão e neurorretinite. Caso um desses problemas se manifeste, recomenda-se a suspensão imediata do medicamento e a consulta a um ginecologista.

O que fazer?

A primeira coisa que se deve fazer é procurar um ginecologista de confiança e marcar uma consulta, pois cada mulher possui um biotipo com base em muitos outros fatores, principalmente genéticos e, por isso, o pior erro que uma mulher pode cometer é se automedicar, pois isso pode gerar não só ganho de peso, mas reações muito mais graves e preocupantes.

Muitas mulheres em conversas com amigas costumam trocar nomes de medicamentos anticoncepcionais e relatar sua eficiência e efeitos e assim umas podem passar a usar ou trocar o anticoncepcional por orientação de amigas. Isso é completamente contraindicado, pois o anticoncepcional de determinada marca pode funcionar para a sua amiga, para o biotipo dela, mas não para o seu, certo?

Cada pessoa é um ser único, por isso a consulta personalizada com um ginecologista se faz necessária, pois ele poderá te orientar para a marca ideal para o seu físico e objetivos. Hoje em dia existem inclusive anticoncepcionais voltados para tratamento de acne e outros objetivos, por isso, tenha uma conversa franca com seu médico e assim evite efeitos indesejáveis.

Alimentação e atividades

O que acontece com frequência é que algumas mulheres passam a se medicar com anticoncepcional e mantêm uma vida sedentária, sem praticar exercícios e nem se alimentar direito, aí a soma dessa vida desregrada com a alteração hormonal certamente irão levar ao ganho de peso.

Por isso, o ideal é sempre praticar alguma atividade física, independente ou não da ingestão de anticoncepcional e se alimentar de forma equilibrada com uma dieta rica em vegetais, legumes, frutas e proteínas, além carboidratos de forma comedida. Assim, indiferente do medicamento que passar a ingerir, seu peso será mantido, sem grandes alterações. Adotar hábitos de vida saudáveis ainda é a melhor forma para emagrecer ou manter o peso estável.

Você tem tomado há um tempo e realmente parece que o anticoncepcional Uno Ciclo engorda? Quais foram suas percepções? Onde você ganhou peso? Já pensou em trocá-lo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Anticoncepcional Uno Ciclo Engorda ou Emagrece?”

  1. Comecei a tomar por indicação de amiga, já faz mais de 3 meses, só sinto dor de cabeça quando menstruada, e emagreci não aumento de peso desde então estou amando. Não sinto nenhum efeito, até minha irmã está tomando também é assim como eu emagreceu e não aumenta de peso, não sei se é favorável para algumas mais não deu efeitos nem em mim nem nas amigas minhas que tomam.

  2. tomo uno ciclo a 16 anos,tive dois intervalos mínimos,o primeiro de 03 meses tive uma gestação,o segundo intervalo de 08 meses outra gravidez,mais ao longo desses 16 anos engordei de 60k, para108k(tenho predisposição a obesidade ),na primeira gestação, fiz bariátrica,fiquei no peso de 62k,continuei a uni ciclo,fiz o o segundo intervalo e engravidei, voltei a tomar uno ciclo e hj,luto contra o reganho de peso, estou com 85k,lendo esse post ,descobri vários sintomas que venho sentindo, dificuldade auditiva e visual,prurido varginal e esse aumento de peso, com isso vou falar novamente com minha ginecologista e minha nutri,pois eu ja havia perguntado sobre o anticoncecional e elas me falaram que seria pouco provável que a causa do aumento de peso fosse pela quantidade de hormônios contidos no uno ciclo.

  3. Olá boa tarde eu tomava a injeção anticoncepcional mensal a noregina fiquei quase 2 anos com ela mais minha menstruação ficava direto não ia em bora então resolvi troca de anticoncepcional troquei pela trimensal fiquei 3 anos com ela mais engordei muito meu pesó de 54 foi pra 69 kilos fora que perdi meu desejo sexuais então resolvi trocar por outro anticoncepcional e a minha ginecologista me passou o comprimido ciclo 21 mais nao quero ficar tomando comprimido tenho medo de esquece e fora que o comprimido e mais perigoso causa muitas coisas uma delas é trombose selebral alguém sabe de algum anticoncepcional injetavel que não engorda e que não perde o apetite sexoal tenho muito de engravidar nessas trocas doidas

  4. Tomei uno ciclo por dois anos e graças a Deus, nenhum efeito colateral nem engordei.
    Fiz uma pausa por 5 anos e agora quero voltar com esse contraceptivo. Gostaria de saber
    se tem algum problema devido o tempo de parada?!

  5. Esqueci de tomar e com nove dias depois tive sangramento e devo tomar no intervalo de 8 dias depois da sangramentor ou devo espera normalizar o ciclo

  6. TOMO UNO CICLO TODO MÊS, A 15 ANOS , ,ENGORDEI 8 KG ,MAS ESTOU COM O PESO NORMAL,TENHO 1,75 E PESO 74 KG ,COMO MUITO PÃO E NÃO FAÇO REGIME .