Cariúcha, 33 anos, precisou de uma cirurgia de emergência para a retirada de miomas do útero. A quantidade de tumores benignos, no entanto, foi o que realmente chamou a atenção da equipe médica.
Foram encontrados 17 miomas no útero de Cariúcha. “Eram muitos miomas. Não imaginamos que seriam tantos, e muito grandes, o maior mioma dela era maior que o seu próprio útero. Foi uma cirurgia trabalhosa, mas graças a Deus deu certo”, disse Sílvia Raick, uma das médicas responsáveis pela cirurgia realizada na última sexta-feira (21).
Assim que a operação acabou, Cariúcha precisou ficar na UTI e, em seguida, na semi-UTI, de onde saiu apenas nesta segunda-feira (24). Agora, a apresentadora se recupera bem, no quarto do hospital, mas ainda não há previsão de liberação para voltar a trabalhar. A ex-A Fazenda é contratada do Fofocalizando, do SBT.
“Por ela, já estaria de volta amanhã. Mas vamos mantê-la (de repouso). O ideal seriam, pelo menos, 15 dias. Mas vamos mantê-la uns sete ou 10 dias”, concluiu a profissional. O procedimento foi realizado no Hospital São Luiz, em São Paulo.
Os profissionais conseguiram retirar todos os 17 miomas sem comprometer a saúde do útero de Cariúcha, portanto, o órgão foi preservado. Logo após ir repousar no quarto do hospital, a paciente fez uma publicação especial para seus seguidores e os tranquilizou sobre seu estado de saúde.
“Estou gravando esse vídeo para os meus fãs, meus seguidores, que estão preocupados comigo. Eu não posso falar muito, por causa da falta de ar. Hoje saí da semi-UTI. Tô viva, graças a Deus”, celebrou.
“Tirei os miomas, estou bem. Em breve, estou aí (de volta ao trabalho). Continuem orando por mim, que a cada dia que passa, vou me recuperando mais”, pediu.
Cariúcha deu mais alguns detalhes sobre sua atuação situação na internação. “Já tirei todos os aparelhos e queria muito agradecer todo o carinho dos meus fãs, dos meus seguidores, do SBT”, disse, com lágrimas nos olhos.
A apresentadora destacou o quanto está sentindo falta, mas concluiu o desabafo garantindo que logo retornará: “Um beijo para os meus colegas, estou com muitas saudades de vocês. Do Leo Dias, das camareiras, da faxineira Shirley. Tô com muitas saudades de todos vocês”.
“Em breve, eu vou estar aí. Como falei para minha mãe hoje: ‘Eu vivo de milagres’. Deus tem um propósito na minha vida. A resposta é que eu vivo de milagres”, comemorou.
Fortes dores
Ao site gshow, a irmã de Cariúcha, Cláudia Firmino, disse que a artista já tinha conhecimento do problema há dois anos e havia a indicação para que fizesse uma cirurgia de remoção. Mas, devido à agenda lotada de compromissos de trabalho, ainda não tinha conseguido realizar o procedimento.
“Ela sentia dores horrorosas, não conseguia andar. Volta e meia parava no hospital, tinha que tomar morfina e não parou para operar por falta de tempo”, explicou. A cirurgia finalmente foi agendada e aconteceria em 20 dias, mas, na quinta-feira (20), Cariúcha sentiu fortes dores e voltou a ser hospitalizada.
Alguns dos sintomas do mioma uterino são:
- Menstruações muito intensas, conhecidas como menorragias
- Sangramentos entre os períodos menstruais
- Anemia, devido à perda excessiva de sangue menstrual
- Fadiga (relacionada ao item anterior)
- Dor pélvica constante
- Dor nas costas e/ou pernas, devido à pressão dos tumores nos nervos
- Necessidade frequente de urinar
- Dificuldade para esvaziar a bexiga completamente
- Constipação
- Dor ou desconforto no ato sexual
- Dificuldades para engravidar ou infertilidade