Fibroma uterino: o que é, sintomas, causas e tratamentos

publicado em

Os fibromas (ou miomas) uterinos são tumores benignos formados no útero e, quando ocorrem, não costumam apresentar sintomas. Suas causas ainda são imprecisas, mas seu desenvolvimento está certamente associado a fatores hormonais e ao crescimento e multiplicação celular.  

Por quase nunca apresentarem sintomas, os miomas são, geralmente, observados e diagnosticados em exames de rotina. O tratamento costuma levar em conta os aspectos pessoais da paciente e sugerir remoção do tumor somente em casos muito específicos.

O que é?

Fibromas uterinos, também chamados “miomas uterinos”, são tumores benignos, ou seja, não representam risco à saúde. Esses tumores são formados por tecidos musculares e podem ser únicos ou múltiplos, além de configurar tamanhos diferentes. Podem ser classificados em três tipos, de acordo com a região em que localizam-se no útero:

  1. Mioma subseroso: localiza-se na parte externa do útero.
  2. Mioma intramural: tipo mais comum, localiza-se dentro das paredes do útero.
  3. Mioma submucoso: localiza-se na parede interna do útero, por isso, costuma apresentar mais sintomas e ser mais incômodo à paciente.

Os dois últimos tipos descritos, intramural e submucoso, estabelecem vínculos mais fortes com a infertilidade.

Os miomas também são diferenciados quanto à sua aderência ao útero: podem ser sésseis (aqueles que são fixos no útero) ou pediculados (aqueles que ligam-se ao útero através de uma haste ou cordão – pedículo).

  Continua Depois da Publicidade  

A infertilidade é a consequência mais recorrente nos casos de fibromas uterinos. Devido ao local em que se desenvolvem, miomas intramurais e submucosos apresentam maior risco de comprometimento do espaço da cavidade uterina, o que dificulta a possibilidade de gravidez, ao passo que cria empecilhos à implantação do embrião, e, também, potencializa o risco de abortamentos e partos prematuros.

Sintomas

Dor no útero
O fibroma uterino provoca dores na região, além de outros sintomas

Na maioria dos casos, os fibromas uterinos não manifestam sintomas. Quando manifestam, contudo, os sintomas variam de acordo com o tamanho, quantidade e posição dos miomas. Podem ser os seguintes:

  • Sangramento menstrual intenso e prolongado
  • Sangramentos vaginais fora dos dias de fluxo menstrual
  • Alterações no ciclo menstrual, como intensificação dos sinais que antecedem os dias de fluxo
  • Dor, pressão ou peso na região pélvica ou lombar, especialmente durante o período menstrual
  • Inchaço e desconforto abdominal
  • Incômodo durante o contato íntimo
  • Frequente urgência em urinar
  • Dificuldade para engravidar

Em gestantes, os fibromas uterinos podem provocar complicações na gestação e, até mesmo, no parto:

  • Desprendimento prematuro da placenta
  • Parto prematuro
  • Dificuldade de encaixe da posição do bebê

Causas

As razões que levam à ocorrência dos fibromas uterinos são muito incertas. Sabe-se, porém, que estão estreitamente ligadas a fatores genéticos e hormonais: estrogênios e progesterona (hormônios femininos) alavancam o desenvolvimento dos miomas. Além disso, fatores de crescimento das células musculares, como a produção de novas proteínas, também promovem o crescimento dos miomas.

  Continua Depois da Publicidade  

No mais, algumas condições aumentam o risco do desenvolvimento dos fibromas, como estar em idade reprodutiva, presença do tumor no histórico familiar, obesidade e hipertensão. Também podem ser consideradas em análise a raça da paciente, pois os miomas são mais comuns em mulheres negras, nuliparidade (condição daquela que ainda não teve filhos) e a idade da primeira menstruação (menarca). 

Tratamento

Ultrassom
A ultrassonografia pode ser importante para o diagnóstico

O tratamento é realizado após o diagnóstico do tumor, que geralmente é observado em exames de rotina. Em casos sintomáticos, o médico ginecologista pode sugerir exames mais específicos, como exame físico (toque vaginal), ultrassonografia, ressonância magnética e histeroscopia. Estes últimos, além de sinalizar os fibromas, identificam seu tamanho, localização e quantidade.

O tratamento deve ser individualizado, já que leva em conta os aspectos do tumor, os sintomas apresentados pela paciente e seus aspectos pessoais, tais como idade e estado geral de saúde.

Na maioria dos casos, os fibromas são controlados com o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais, pois aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida da mulher. Quando sintomáticos e, portanto, mais graves, pode ser indicada uma cirurgia de remoção dos miomas. 

Existem variáveis que podem condicionar a recomendação cirúrgica de casos mais graves. Se a paciente deseja ter filhos ou mesmo preservar sua fertilidade, por exemplo, as opções mais viáveis são cirurgias menos invasivas, que visam tão somente à extração dos miomas.

  Continua Depois da Publicidade  

Já para pacientes que não pretendem engravidar, pode ser recomendada uma histerectomia. Esta cirurgia consiste na retirada total do útero e, além da remoção dos miomas, descarta também futuras ocorrências. 

O diagnóstico precoce certamente aumenta a eficácia do tratamento, uma vez que viabiliza o cuidado da paciente o quanto antes, seja via medicamento ou cirurgia.

Em todo caso, é necessário o acompanhamento médico, para certificar-se de um diagnóstico confiável, receber recomendações bem instruídas e observar eventuais mudanças no quadro. 

Fontes e referências adicionais

Você já teve esse problema ou conhece alguém que já foi diagnosticada com fibroma uterino? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário