Babaganuche Engorda? Calorias, Receita Light e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A babaganuche é uma pastinha preparada à base de berinjela e que é oriunda da culinária árabe, assim como outros pratos como quibe, charuto e tabule, por exemplo.

Mas será que essa versão árabe do patê de berinjela ajuda ou atrapalha a manter a boa forma? Será que a babaganuche engorda?

As calorias

Nosso primeiro passo para entender se a babaganuche engorda é conhecer a quantidade de calorias que podemos encontrar no alimento. Em relação a isso, é importante ressaltar que o teor calórico do prato pode variar de acordo com a maneira que a receita é preparada.

Por exemplo, uma receita do babaganuche light que você confere mais abaixo possui somente 42,8 calorias a cada porção. Um valor baixo que não deve, por si só, causar problemas para a dieta.

Existem muitas outras versões do alimento, que além da berinjela e dos temperos, leva o tahini, que é uma pastinha feita à base de gergelim.

O resultado é uma receita com um total de 220 calorias, que estima-se que possa render entre seis a oito porções, ou seja, com 27,5 a 36,6 calorias por porção. A quantidade é ainda mais baixa e, como no caso anterior, não compromete, por si só, a dieta.

Com relação à babaganuche que se pode comprar pronta, ela apresenta 84 calorias a cada 100 g, então calculamos que tenha 25,2 calorias em uma porção de 30 g.

Mais uma vez, o teor de calorias não é elevado, o que nos leva a concluir que, ao menos isoladamente e consumida em porções moderadas, não é correto afirmar que a babaganuche engorda.

Os nutrientes do babaganuche

Incluir pratos que possuem poucas calorias ao mesmo tempo em que são nutritivos em seu cardápio é sempre uma boa pedida, especialmente se eles aparecerem no lugar de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes.

A babaganuche pode ser considerada um desses pratos porque, além de ser pouco calórico, como vimos no começo do texto, serve como fonte de nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo como: potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B2, vitamina B3 vitamina C, vitamina K e vitamina E.

A presença desses nutrientes no alimento pode sofrer variações de acordo com o modo de preparo e os ingredientes selecionados para a babaganuche.

As fibras

A berinjela utilizada na receita da babaganuche é conhecida por ser fonte de fibras, então, espera-se que o prato também traga o nutriente, não é mesmo? Pois bem, cada porção de 30 g de babaganuche pode trazer entre 1 e 2 g de fibra.

Além de fazerem bem para a saúde do sistema digestivo, as fibras são conhecidas por promoverem a sensação de saciedade no organismo, o que é bastante útil para que deseja emagrecer ou, pelo menos, não engordar.

O modo de preparar a babaganuche também nos leva a crer que o teor de fibras varia de receita para receita, porém, pelo fato de trazer a berinjela, que é fonte do nutriente, podemos concluir que algum teor de fibras a receita sempre trará.

Considerações 

Mais importante do que saber se comer babaganuche engorda é certificar-se de que toda a dieta seja saudável, equilibrada, controlada, nutritiva e adequada para a manutenção ou perda de peso. Até porque, de nada adianta fazer uma babaganuche light e combiná-la com um lanche oleoso e calórico, não é mesmo?

O que estamos querendo dizer é que, para manter a boa forma e não extrapolar nos quilos, o ideal é que todo o contexto da alimentação seja saudável. Isso se torna mais fácil com o acompanhamento de um bom nutricionista, que poderá indicar uma dieta que seja, ao mesmo tempo, adequada para o alcance dos objetivos e segura para a saúde, fornecendo os nutrientes e a energia que o organismo precisa para funcionar bem.

Como fazer – Receita light de babaganuche

Ingredientes: 

  • 1 berinjela média;
  • 9 cebolinhas verdes – somente a parte branca;
  • 3 colheres de sopa de iogurte desnatado;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • ½ colher de chá de sal;
  • ¼ de colher de chá de pimenta;
  • Azeite de oliva extra virgem a gosto;
  • 3 colheres de sopa de cebolinhas picadas.

Modo de preparo:

  1. Furar a berinjela com o auxílio de um garfo e colocá-la junto com as cebolinhas dentro de uma assadeira untada com o azeite de oliva extra virgem;
  2. Assar no forno a 250º C durante 25 minutos a 30 minutos. Então, desligar o forno, retirar a assadeira e esperar esfriar;
  3. Descascar a berinjela e cortá-la em cubinhos;
  4. Levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater. Transferir a pastinha para uma tigela e servir-se.

A receita rende duas porções, com 42,8 calorias em cada uma delas.

Você pensava que comer babaganuche engorda ou emagrece? Tem costume de fazer essa receita em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário