Três pessoas faleceram e uma foi internada devido a uma infecção grave provocada pela bactéria rara Vibrio vulnificus, que devora a pele e pode ser encontrada em águas mornas e salobras ou em ostras cruas.
A causa do óbito foi divulgada pelo governo do estado de Nova York, nos Estados Unidos, onde um dos incidentes ocorreu.
Casos da bactéria também aconteceram no estado de Connecticut e foram registrados depois que as vítimas consumiram ostras cruas de um restaurante. Além disso, outras pessoas foram infectadas após nadarem na Baía de Long Island, uma ilha de Nova York.
Conforme informações do Departamento de Saúde Pública de Connecticut, as vítimas tinham idades entre 60 e 80 anos. Já estado clínico da pessoa internada não foi divulgado.
A governadora de Nova York Kathy Hochul afirmou, em um comunicado divulgado pelo estado, que embora a bactéria seja rara, ela chegou à região e pode representar um perigo extraordinário.
Ela também recomendou que os moradores do estado evitassem consumir mariscos crus ou mal cozidos, que possam transportar a bactéria, e que protejam feridas abertas antes de entrar água do mar. Isso porque essa também é uma forma pela qual a contaminação pela bactéria pode ocorrer.
A infecção causada pela bactéria Vibrio vulnificus, também chamada de vibriose, pode resultar não somente na deterioração da pele, mas também em sintomas como diarreia, cólicas estomacais, vômitos, febre e calafrios. Além disso, ela está associada ao desenvolvimento de úlceras.
Adicionalmente, o contato com esse patógeno também pode levar a infecções nos ouvidos e à septicemia, que é uma inflamação que se espalha por todo o corpo. As informações são de O Globo.