Barriga Inchada: Causas, Sintomas e o Que Fazer

Especialista da área:
atualizado em 21/02/2020

Chamamos de barriga inchada a sensação de aumento do volume abdominal e seu desconforto associado. Geralmente, são associadas aos gases ou ao excesso de fluídos. Seus sintomas podem apontar para algumas doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

Abaixo, você descobrirá porque fica com a barriga inchada, quais são os efeitos indesejados, quanto tempo essa sensação pode durar, possíveis causas para esse problema, seus sintomas e quais doenças podem estar sendo escondidas por uma simples barriga inchada.

Também chamamos a barriga inchada de distensão abdominal e, em geral, as pessoas que sofrem com ela não tomam remédios, elas vão administrando seus efeitos e causas até que passe, mas nem sempre isso é possível e o desconforto pode ser gigantesco. Quando precisar resolver rapidamente os problemas de barriga inchada, conheça os 9 remédios mais usados para distensão abdominal.

As causas para distensão abdominal podem variar demais. Vão da retenção de líquidos, altas temperaturas, gases e até má digestão, mas o mais comum é a alimentação incorreta. Você vai gostar de saber quais são os 17 alimentos que incham a barriga. Saiba que uma simples manga pode ser a causadora dos males que você está sentindo.

Porém, muitos outros alimentos podem fazer o caminho inverso. É o caso do aspargo, por exemplo, que por ter efeito diurético, ajudar a eliminar os líquidos e, por consequência, desinchar. Conheça as melhores frutas e legumes que ajudam a reduzir o inchaço

A barriga inchada ocorre quando substâncias como ar (gases), ou fluidos se acumulam fazendo com que a área do estômago e da cintura cresça. Desta forma, existe a sensação e também a distensão real da área do abdômen.

As pessoas que sofrem destes sintomas, muitas vezes experimentam uma sensação de terem comido demais, sentem pressão na área abdominal e, possivelmente, náuseas, dores e cólicas. Nos casos mais extremos, a pressão sobre o diafragma e os pulmões também pode causar falta de ar.

Sua alimentação pode estar te causando esse inchaço na barriga e você nem sabe. Pode parecer que não, mas uma simples maçã, ou até mesmo uma deliciosa manga, pode ser a causadora desse desconforto. A manga tem muito mais frutose do que glicose. Quando isto ocorre, o organismo tem muita dificuldade de absorver a frutose, o que causa a sensação de estufamento. Sendo assim, não deixe de conferir os 17 alimentos que mais causam inchaço na barriga.

Efeitos indesejáveis

Independente da causa da distensão abdominal, a sensação de barriga inchada causa desconforto, e às vezes dor, e tem um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas por causa também dos sintomas associados a este mal como dor, arroto, regurgitação e flatulência.

Caso tenha tido algum desses efeitos e está procurando outras alternativas para resolver o seu problema, não deixe de pesquisar quais os 9 remédios mais usados para barriga inchada. Você conhecerá quais são e suas principais propriedades.

  Continua Depois da Publicidade  

Por que sentimos a barriga inchada?

O inchaço abdominal, a popular barriga inchada, é qualquer inchaço, distensão ou alargamento da área entre o peito e a virilha. Nesta área estão diversos órgãos que podem ser afetados por doenças e causar tal sensação como o estômago, intestinos, fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e mesmo os vasos sanguíneos.

A barriga inchada é um sintoma comum de uma grande variedade de doença que podem ir de leves a mais graves, entre as quais estão intolerância a lactose, cálculos biliares, excesso na alimentação, intoxicação alimentar, pancreatite, doença hepática e gravidez. O inchaço abdominal pode ser generalizado, ocorrendo em todo o abdômen, ou pode acontecer somente em uma pequena área do estômago, chamada massa abdominal.

Caso o seu inchaço na barriga não seja questão de estufamento, não deixe de ler as 12 melhores dicas para secar a barriga. Neste guia, você encontrará as melhores dicas para ter uma barriga sarada em um período de tempo relativamente curto.

Possíveis causas para a barriga inchada

Entre as causas mais comuns da barriga inchada estão excessos na alimentação e gases. Engolimos ar quanto nos alimentamos de forma muito rápida ou mesmo sem perceber, dependendo dos nossos hábitos e o ar pode se instalar como bolhas no trato digestivo. Quando ingerimos alimentos ricos em fibras também podemos produzir mais gás no intestino. Se este gás não é liberado, ele pode levar ao inchaço abdominal.

Existem algumas condições médicas, como a síndrome do intestino irritável e a intolerância a lactose, que geralmente também provocam inchaço abdominal. Estas condições e alguns outros sintomas associados como febre e sangramento precisam ser tratados imediatamente por um médico.

Quanto tempo a sensação pode durar?

Dependendo da causa, o inchaço abdominal pode durar poucos minutos, como depois de uma refeição em excesso. Também pode ocorrer por um longo período de tempo, por exemplo, quando é devido à obesidade ou ascite, também conhecida como “barriga d´água” ou hidroperitônio.

A barriga inchada pode variar em gravidade. O sintoma pode ser um inchaço leve e passageiro, ou uma distensão abdominal extrema, que pode interferir com outros processos e funções corporais e causar falta de ar.

Os sintomas da barriga inchada mais comuns

O inchaço abdominal pode ser acompanhado de outros sintomas, dependendo da doença, distúrbio ou condição que a tenha causado. Entre os sintomas mais frequentes podemos citar:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dor abdominal
  • Arroto
  • Mudança nos hábitos intestinais
  • Diarreia
  • Flatulência
  • Indigestão
  • Náusea
  • Falta de apetite
  • Vômitos

Sintomas que podem apontar para uma condição de doença

– Perda de peso

A perda de peso é um dos principais sinais de alerta para o inchaço grave. Caso a distensão abdominal seja constante e haja perda significativa de peso sem motivo aparente você deve procurar um médico para exames mais detalhados. A perda de peso pode ser causada por tumores que comprimem os intestinos, e fazem com que a pessoa se sinta cheia comendo pouco. Alguns tumores também liberam substâncias que suprimem o apetite.

– Barriga d’água

Também conhecida como ascite ou hidroperitônio, a barriga d’água é um acúmulo anormal de líquido no abdômen ou na pélvis e pode causar inchaço, ganho de peso e aumento da cintura. A ascite é geralmente causada por doença do fígado e faz parecer e sentir como se a pessoa estivesse grávida de vários meses. Se a causa estiver mesmo associada ao fígado, o indivíduo pode apresentar também olhos e pele amarelados.

Há casos em que o excesso de líquido peritoneal é causado pela presença de metástases tumorais no abdômen (como o câncer de ovário, por exemplo) ou por doenças hepáticas graves como a cirrose hepática. A ascite só é notada com o passar do tempo quando o fluido vai se acumulando e deixando o seu abdômen cada vez mais inchado e desconfortável. 

– Dor abdominal intensa e inchaço

Se o inchaço e a dor ocorrem de repente, especialmente se acompanhados de náuseas e vômitos, pode ser um sinal de uma obstrução intestinal. Neste caso é preciso que haja um atendimento médico imediato para evitar complicações dolorosas e que podem ser fatais como a perfuração intestinal.

O inchaço e a dor abdominal também podem ser causados por problemas de saúde como os cálculos biliares ou o câncer de estômago ou de intestino, mas é preciso considerar uma série de outros sintomas e investigar bem antes de ter um diagnóstico definitivo.

– Inchaço acompanhado de sangue nas fezes ou sangramento vaginal entre períodos

Sangramentos são sempre sintomas preocupantes e quando associados a inchaço e distensão abdominal, requerem ainda mais atenção. Felizmente, as causas mais comuns desses sintomas são hemorroidas, ciclo menstrual irregular, miomas, atrofia do endométrio, entre outras que são facilmente tratáveis se descobertas no início. 

Os problemas ginecológicos são os campeões nesses casos. A endometriose, por exemplo, causa cólicas abdominais, inchaço e sangramento. Todavia é preciso procurar um especialista para descartar doenças mais sérias ou em estágio avançado.

– Febre

Quando o inchaço abdominal vem acompanhado de febre é geralmente sintoma de que está acontecendo uma infecção ou inflamação no organismo. 

Infecções estomacais podem gerar gases que vem acompanhados de sintomas como diarreia, náusea, vômito e dor de estômago. Na maioria dos casos, as infecções são causadas por bactérias comuns como a Escherichia coli ou a Helicobacter pylori. Infecções virais desencadeadas por norovírus ou rotavírus também costumam causar febre e inchaço na barriga.

Neste caso deve-se procurar um médico imediatamente para que se faça a contagem de glóbulos brancos e inicie a medicação para conter a infecção.

É provável que infecções desse gênero se curem sozinhas depois de alguns dias, mas é importante consultar um médico para evitar que você fique desidratado ou desnutrido por causa de vômitos ou diarreias frequentes.

– Dores e cólicas

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que provoca, entre outros sintomas, cólicas e dores no estômago. A síndrome também pode causar inchaço e acúmulo de gases, o que pode distender o abdômen. 

Infelizmente esta é uma condição frequente na população e muitas vezes passa despercebida porque seus sintomas podem ser confundidos com um mal-estar mais simples. Segundo dados da International Foundation for Gastrointestinal Disorders, cerca de 1 a cada 10 pessoas apresenta sintomas de síndrome do intestino irritável. Muitas pessoas observam episódios de indigestão em certos intervalos de tempos e nem desconfiam que a causa pode ser essa síndrome que precisa ser tratada.

– Pessoas com intolerância a lactose

Os sintomas de intolerância a lactose incluem inchaço abdominal e gases, o que pode causar a barriga inchada.

Caso estes sintomas estejam ocorrendo com frequência, basta observar se eles ocorrem nas horas seguintes ao consumo de produtos que contenham leite e seus derivados. Se isto ocorrer você pode ser intolerante à lactose. Uma condição alérgica que vem ocorrendo com muita frequência entre os brasileiros.

Em alguns casos, o inchaço abdominal vem acompanhado de outros sintomas que podem indicar uma doença grave e precisam de cuidados médicos. Alguns desses sintomas incluem:

  • Fezes com sangue ou escuras demais;
  • Dor ou pressão no peito;
  • Dificuldade em respirar, falta de ar ou respiração rápida (taquipneia);
  • Tontura;
  • Desmaio, alteração do nível de consciência ou letargia;
  • Febre alta;
  • Massa pulsando no abdômen;
  • Pulso acelerado;
  • Dor abdominal intensa;
  • Vômitos com sangue ou material preto (que se assemelha a borra de café);
  • Fraqueza;
  • Pele e olhos amarelos (icterícia).

Qual é o tratamento para barriga inchada? O que fazer?

Dependendo da causa da barriga inchada, os sintomas podem ser tratados facilmente em casa:

1 – Se o abdômen está inchado por excesso de alimentação, basta repousar e esperar a digestão dos alimentos. Pode ser um processo doloroso, mas que deverá passar rapidamente. Comer mais devagar e em menores quantidades pode ajudar a evitar esse problema no futuro.

2 – Se o inchaço for causado por acúmulo de gases, o ideal é evitar alimentos que são conhecidos por causar este mal como feijão e vegetais crucíferos, como brócolis e repolho. Comer devagar também pode diminuir as chances de engolir ar, o que leva à ocorrência de gases.

3 – Evite produtos lácteos para ajudar a aliviar o inchaço abdominal causado por intolerância a lactose.

4 – No caso de síndrome do intestino irritável, tente diminuir os níveis de estresse e aumentar a ingestão de fibras para aliviar dos sintomas.

5 – Em caso de ascite, repouso e redução da ingestão de sódios podem ajudar o corpo a se livrar do excesso de líquido.

Tratamento médico

Quando a barriga inchada é causada por problemas pouco graves ou é influenciada por um certo estilo de vida, é possível que intervenções na dieta e algumas mudanças no estilo de vida seja suficiente para aliviar o inchaço.

Em alguns casos mais raros de ascite, uma infecção pode se desenvolver no líquido acumulado. Sendo assim o paciente irá ser submetido a um tratamento com antibióticos.

Quando se trata de síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose, ainda não há muitas opções de tratamentos para aliviar a barriga inchada a não ser a supressão de certos grupos de alimentos.

No geral, em caso de outras condições sejam elas mais ou menos severas, os tratamentos serão feitos para conter o mal que está causando a barriga inchada e neste caso vai variar de pessoa para pessoa.

Uma dieta restrita de FODMAPs

Médicos e nutricionistas americanos usam o termo FODMAPs para determinar alguns os grupos de alimentos que contém hidratos de carbono (açúcares) na sua composição. Estes alimentos puxam a água para o trato intestinal além de não serem bem absorvidos e digeridos. Eles são fermentados por bactérias no trato intestinal quando consumidos em excesso e podem causar ou agravar os sintomas de barriga inchada.

Os grupos de alimentos considerados FODMAPs na dieta são:

  • Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose, etc)
  • Lactose (leite, iogurte, sorvetes e queijos);
  • Os frutanos (trigo, alho, cebola, etc);
  • Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc);
  • Poliois (adoçantes como o sorbitol e maltitol, frequentemente usados em doces);
  • Frutas com caroço como abacate, damasco, cereja, nectarina, pêssego, ameixas, etc.
  • Verduras e legumes, como aspargos, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, berinjela, cebola, alho, feijão, lentilhas, etc.

De acordo com profissionais, sintomas como diarreia, prisão de ventre, gases, inchaço e cólicas podem ocorrer em pessoas sensíveis aos efeitos destes grupos de alimento e uma dieta restrita pode ajudar a reduzi-los. A dieta é aconselhada especialmente para pessoas com síndrome do intestino irritável e pode ser usada por indivíduos com sintomas semelhantes decorrentes de outras desordens digestivas. Converse com seu médico caso você suspeite que essa pode ser a causa do seu problema.

Considerações

Grande parte das causas de inchaço abdominal tem a ver com condições de saúde incomodas, mas que representam zero risco de vida. 

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber a barriga inchada é observar como anda a sua dieta. Em muitos casos, ajustes relativamente simples na alimentação eliminam todos os seus sintomas.

Se a sua qualidade de vida começar a ser afetada pelo inchaço na barriga, se a condição não melhorar ou se sintomas adicionais surgirem, é mais do que hora de ir ao médico checar o que pode estar acontecendo. As chances de que será algo simples e rápido de tratar são grandes. E mesmo que seja algo mais complexo, seu médico saberá te orientar para que você obtenha o melhor tratamento disponível e não sofra mais com esse desconforto.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Você já sentiu sua barriga inchada alguma vez? Quais podem ser as causas do seu inchaço, em sua opinião? Já fez algum tratamento? Que sintomas sente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (132 votos, média 3,98)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

62 comentários em “Barriga Inchada: Causas, Sintomas e o Que Fazer”

  1. Sim minha barriga so vive inchada parece q vai explodir e nem como muito qualquer coidinha q como minha barriga incha e doe qndo aperto .

    Responder
  2. Oii .nunca tive problemas de estômago e de umas semanas pra cá minha barriga fica muito estufada com tudo que como as vezes pareço que vou estourar ..as vezes preciso colocar o dedo na garganta pra sair um pouco de ar na hora alivia mas continuo arrotando por horas .notei também que tudo que é doce quando como me dá dor de cabeça. Isso está acontecendo todos os dias. Ainda não fui consultar

    Responder
  3. bom dia.estou com minha barriga bem inchada.quando levanto pela manha muchinha apos ja começa a inchar isso tem me dado um enorme desconforto agora acompanhado de nauseas e colicas dores no abdomem.

    Responder
  4. Tou mal de barriga inchada,faço muitos dias sem fazer necessidades maiores,is pes sempre sai borbulhas,ter novo Pele,nao sei o q é,pec ajuda

    Responder
  5. Olá tenho 74 anos, sou alto, 1,80 magro, mas de uns anos para cá minha barriga foi ficando grande, qualquer coisa que como, me da a sensação de ter um “boi” na barriga. Qual seria a melhor solução pra mim. Obrigado.

    Responder
  6. Tenho 52 anos. Eu sofre com a barriga inchado, Azia, Queimação quando comer alimentos fez exame completo, outrassonografia deu nada, já medicou Omeprazol, Motilium, Domperidona, Digeplus, digestil melhora e depois retorna o problema, já faz dois anos.

    Responder
    • Eu estou na mesma situação faz uns 3 anos, depois de 3 idas ao hospital e sempre de noite que dão as crises, fiquei internado para exames e depois de análises ao sangue, X-Ray, Biopsia, TAC, ecografia no fim a equipa medica me disse: não encontramos nada de anormal o que você tem provavelmente´é uma gastrite aguda: Lanzoprazol, Co-Codamol e Peptac antes de deitar. Depois destes anos aprendi a conhecer e a detetar as crises antecipadamente, fiz testes a alimentos e descobri quais os alimentos que me fazem agravar o inchaço e as dores horríveis e sei quem tem o mesmo que é pior que as dores de parto. Corte nas gorduras, e açucares, reduza café e chá preto a 1 por dia, beba chás de menta que acalma não abuse em determinados vegetais e massas. Coma muita fruta exceto as com caroço e abacate com muita moderação 1 por semana. Bebidas alcoólica cortar de vez e se é fumador é cortar de vez.

      Responder
  7. Sinto a minha barriga inchada , e umas dores horríveis quando toco, e tô com dor na minha virilha … Queria saber o que é ?

    Responder
  8. Tenho 66 anos e meio. Depois que fiz uma reeducação alimentar, ovo vegetariana, perdi 34kg, ganhando em saúde e ótima disposição. À partir da semana passada, passei a ter dificuldades para evacuar apesar do uso da linhaça e suco de laranja, couve, salsa. Esta semana, segunda feira, fui amparada na rua porque tive um mal súbito; queda de pressão. Nao tenho diabetes nem colesterol elevado. Triglicerideos normais. Muitos gases e aerofagia com dores às vezes agudas, outras dolorida, na região do fígado. O que posso fazer. Estou tomando cancerosa(espinheira santa) .

    Responder
  9. Estou com a barriga inchada a mais de um mes, piora ao entardecer e a noite… luftal é igual agua, já tomei 5 cxs e nada! Não sinto cólica, somente um desconforto… alguém poderia me dar uma luz? Os médicos não sabem o que é, fiz exame de sangue, endoscopia, ultrasson e está tudo ok

    Responder
  10. Tenho INTOLERÂNCIA A LACTOSE, porem não faço restrição dos alimentos q contenham lactose. Pq apesar de me fazer muito mal ainda encontro resistência em deixar de ingerir esse tipo de alimento. Minha barriga está super distendida e passo muito mal. não sei o que fazer. Tenho 31 anos mas descobri que tenho o problema a uns 4 anos atrás.

    Responder
  11. as vezes quando e o como minha barriga cresce e solto gazes e fica como fosse um bolão da falta de ar azia .nesse caso o que posso fazer.

    Responder
  12. olá meu nome é carla, minha barriga ta muito inchada já tem varios dias, to tendo sangramento vaginal escuro e muita colica, fiz exame de gravidez e deu positivo, então fiz uma ultrassonografia e não estou gravida nada o resultado do exame beta hcg foi falso, no entanto descartou-se a possibilidade de gravidez mais ainda to com a barriga muito inchada , dores e caimbras nas pernas, cansaço,ainda com corrimento escuro vaginal, e ainda não obtive diagnostico para meu ploblema, se puderem me ajudar obrigado!

    Responder
    • Sei que já passou tempos esse seu comentário, mas, me parece que você teve uma gravidez tubária. Eu tbm tive e foram os mesmos sintomas, porém no meu caso consegui ver o bebê.

      Responder
  13. A um ano atrás eu estava sentindo sintomas parecidos com os sintomas dos comentário, tais como: Peso na barriga, sensação de um acumulo de líquido, enjoo, fraqueza, falta de ar e vomitava bastante. Tudo começou com uma sinusite, enfim… Fiz um exame de Ecocardiograma às pressas e fui diagnosticado na mesma hora de que havia um derrame muito volumoso no pericárdio ( saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.) No mesmo dia fui internado no HC e passei por uma cirurgia de urgência. Graças à Deus hoje estou bem. Quem estiver sentindo os mesmods sintomas procure um médico urgente, pois se eu demorasse mais um dia para descobrir não teria nem escrito esse comentário.

    Responder
  14. Oi boa noite, queria ajuda de vós pois se eu comer qualquer massa mais gora, frituras e etc. Já começa fazer barulho na barriga e uma sensação de fraqueza, e de agonia, queimaçao no estômago, agradeço a consideração e aguardo a resposta..

    Responder
  15. Sinto o meu abdoem inchado e meus braços também eles não dói mas me incômoda muito até o sutiã. Me incomoda incomoda sinto como estivesse com um balão dentro de mim já tomei tanto remédio que nem sei mais o que tomar por favor me ajuda estou já ficando com medo

    Responder
  16. Porque minha barriga ta Grande que nem de gravida. Seria impossível ta gravida. Fiz teste de sangue e deu negativo.

    Responder
    • Oi por favor me ajuda estou já ficando com medo sinto os meus braços e abdômen inchados eles na o doi só me. Incomoda me da uma vontade de vomitar mas não sai nada

      Responder
  17. Gostaria de saber se o que eu tenho é barriga inchada.
    Faco dieta certinha, aerobico regularmente, tenho uma vida saudavel e mesmo assim meu abdomen, pernas e cintura inchados.
    Tenho bastante gases, dores nas articulacoes e muita fraqueza nas pernas.
    O que pode ser?

    Responder
  18. oi boa tarde …as vezes sinto a barriga inchada…e n sei oq e..gostaria de saber se na gravidez da esse incomodo q sinto as vesez…e se pode ser gravidez mesmo depis de mais de um mes sem contato intimo…tbm qria saber sobre a fibra li ai duas veses sobre q um fala q a fibra pode causar a barriga inchada…mas tbm diz q a fibra melhora…afinal e bom ou ruim ..prq ja descartando gravides tava qrendo comprar a tal capsula de fribra.sera q e bom..?ou sera gravides mesmo depois de um tempo sem relacionamento…eu mentruei e o primeiro dia saiu a borra marrom..e no final da menstruaçao depois de qse 5 dias tbm saiu a borra marrom…e ultimamente venho ter barriga inchada q incomoda um pouco…tenho gases …e qndo como piora.obg aguardo resposta.

    Responder
    • Podem ter várias causas, como a ingestão de alimentos ricos em fibras que seu organismo não está acostumado. Se for esse o caso deve-se introduzir esses alimentos aos poucos. Lembre-se de beber muita água.

      Responder
    • oi! estava co bariga bem inchada Tinha tomado suco de uva e comido pizza calabresa. NO almoço já tinha sentido a mesma sensação creio que seja o suco de uva e a massa da pizza já tomei o suco de hortelão estou bem melhor vou continuar observando o que esta inchando minha bariga.

      Responder
    • boa noite ,eu estou passando por uma cituação dessa.
      a pouco tempo descobri que tenho intolerancia a lactose ,desde então cortei do cardápio todo alimento que contem a lactose,mesmo assim os sintomas que sentia era so a barriga alta ,não tinha diarreia,nada. so percebia alem da barriga alta o rosto enchado e vermelho,depois que parei de consumir os alimentos como leite,queijo,manteiga etc o rosto desenchou e não ficou mas vermelho mais a barriga continua alta parece que cada vez mais vai crescendo fico muito desconfortavel ja acordo como se estivesse comido durante a noite por tres ou mais pessoas e isso eu acho que não é normal qual sugestão vc mim daria?

      Responder