Basófilos altos ou baixos demais – O que significa

Especialista da área:
atualizado em 20/03/2022

Entender o que significa ter um número de basófilos alto ou baixo demais é essencial para que você saiba como está a sua saúde e, principalmente, a sua imunidade. 

Isso se deve ao fato de que os basófilos, um tipo de glóbulo branco do sangue, ser um dos responsáveis pelas reações imunológicas do organismo, principalmente as inflamações e alergias.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos entender o que são os basófilos, o que pode causar o aumento ou a diminuição de sua quantidade e descobrir como isso pode afetar a saúde e o bem estar.

Veja também: Leucócitos altos ou baixos demais – O que significa?

O que são os basófilos?

Nosso sangue é produzido pela medula óssea, e é formado por células vermelhas, que transportam oxigênio, e células brancas, que fazem parte do sistema imunológico. 

Assim, os basófilos são um tipo de célula branca do sangue, e atuam na vigilância imunológica, como a detecção e destruição de células cancerígenas, e na cicatrização de feridas. 

Além disso, os basófilos podem liberar histamina e outras substâncias, e assim participam do início das reações alérgicas e de reações imunológicas em todo o corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Qual a importância dos exames de sangue?

Exame
É muito importante realizar o exame de sangue com frequência

De acordo com o National Heart, Lung and Blood Institute, o exame de sangue é um dos mais importantes para a realização de diagnósticos e também para a verificação da saúde de pessoas de todas as idades. 

Um desses exames é o hemograma completo, que inclui a contagem e a verificação da forma e tamanho de todas as células do sangue, os glóbulos brancos e vermelhos.

E é justamente através do hemograma que é possível verificar a diminuição e o aumento do número de basófilos, que veremos com mais detalhes a seguir.

O que significa basófilos altos?

Os basófilos normalmente são encontrados em poucas quantidades no sangue, atingindo no máximo 2% do total de células sanguíneas. E, tanto em mulheres quanto em homens, os valores de referência para basófilos são bem pequenos, de no máximo de 200 células/mm3.

Existem várias possíveis causas para os níveis de basófilos altos, que é um problema também conhecido como basofilia, como veremos a seguir:

1. Anemia hemolítica

Esse tipo de anemia acontece quando o próprio sistema imunológico destrói as células vermelhas do sangue, causando os sintomas clássicos da anemia, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Fraqueza
  • Palidez
  • Falta de apetite.

Mas, diferente da anemia comum, causada pela deficiência de ferro, esse tipo de anemia deve ser tratada de forma diferente, com medicamentos que regulem o sistema imune.

2. Colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória que atinge o intestino, e causa sintomas bastante desconfortáveis, como:

  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Cansaço
  • Perda de peso.

E, como se trata de uma doença inflamatória, a quantidade de basófilos normalmente se encontra acima do normal.

O tratamento normalmente envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, como os corticoides, além de mudanças na alimentação e no estilo de vida.

3. Problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite

Essas são as principais causas do aumento no número de basófilos, uma vez que são problemas de saúde que envolvem reações alérgicas.

Nesses casos, o ideal é descobrir as causas das reações alérgicas, como poeira e ácaros, além do uso de remédios antialérgicos e corticoides, em alguns casos.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Insuficiência renal crônica

Nesse caso, os basófilos altos estão relacionados a um processo inflamatório crônico, e o tratamento deve ser feito com um médico especialista.

5. Infecções

As infecções, apesar de não afetarem diretamente a contagem de basófilos, aumentam a contagem geral de leucócitos no sangue.

Além disso, boa parte das infecções causam também inflamações, o que pode aumentar, com o tempo, a quantidade dos basófilos.

O que significa basófilos baixos?

Teste de gravidez
Os basófilos baixos podem ser um indicativo de gravidez

Outra situação que pode ser identificada através do resultado do exame de sangue é o caso de basófilos baixos, também chamado de basopenia. Mas, como a quantidade de basófilos normalmente é baixa, muitas vezes o problema passa desapercebido.

Quando ocorre, as quantidades baixas de basófilos podem estar ligadas a:

  • Gravidez, devido às mudanças hormonais e imunológicas que ocorrem durante esse período.
  • Ovulação, que se deve também às mudanças hormonais que ocorrem durante o ciclo ovulatório.
  • Hipertireoidismo, que ocorre quando a glândula tireoide libera uma quantidade exagerada de hormônios.
  • Uso de medicamentos que possam enfraquecer o sistema imunológico.
  • Reações alérgicas agudas 
  • Infecções graves, uma vez que as células do sistema imune acabam se esgotando com o tempo.

Entretanto, é importante lembrar que, na maioria das vezes, a redução do número de basófilos, sem alteração de outros leucócitos, é algo considerado inofensivo.

Dicas e cuidados

Os exames de sangue auxiliam na avaliação da contagem de células sanguíneas que possuem papel essencial na manutenção da saúde e no combate de doenças através do sistema imunológico.

Por isso, é importante realizar um check-up anual, onde o médico irá solicitar exames de rotina. Assim, é possível prevenir o agravamento de problemas de saúde, além de garantir que qualquer doença seja descoberta logo no início.

Mas é importante lembrar que nunca se deve iniciar tratamentos, sejam eles naturais ou de farmácia, sem antes conversar com um profissional de saúde, pois a automedicação pode causar problemas sérios.

E, além disso, a adoção de um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas pode contribuir para a prevenção de uma série de doenças.

Fontes e referências adicionais

Você foi diagnosticado, através de um exame de sangue, com basófilos altos ou baixos? O que seu médico recomendou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Basófilos altos ou baixos demais – O que significa”

  1. Tenho 89 anos de idade, e o meu resultado do exame de sangue deu : HDL-COLESTEROL 29 mg/dl.
    Por gentileza está normal ?
    Muito grato! Marzola

    Responder