Batata Baroa Engorda ou Emagrece?

Os mitos envolvendo os carboidratos só nos deixam mais longe das delicias de alguns legumes. A batata é um dos alimentos considerados vilãos das dietas, mas suas contribuições são significativas para uma boa saúde. Com o crescimento da adoção da batata doce nas dietas, aumentaram as duvidas entre as principais diferenças entre os tipos de batata, e a doce muitas vezes é mostrada como superior às demais. De olho nas diferenças, e afirmativas sem embasamento, é relevante entendermos se a batata baroa engorda ou emagrece, se contribui com a nossa saúde, e se ela realmente interfere na perda de peso.

Sobre a batata baroa

Você também pode chama-la de batata salsa ou mandioquinha, ou diversos nomes regionais. Contrariando muitas opiniões tendenciosas, a batata baroa não é fonte concentrada apenas de carboidratos. Ela pode favorecer a nutrição, contribuindo com vitaminas, minerais e fibras. Ela contém mais de 25% de carboidratos, os quais podem ser convertidos em energia para as suas atividades diárias, fornecendo vitamina A, C, E, K, e vitaminas de complexo B, além de Betacaroteno, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, e muito mais. Os seus benefícios podem atingir a saúde de todo o organismo, desde o sistema digestivo até a saúde e beleza da pele.

Analisar se a batata baroa engorda ou emagrece pode depender muito da dieta diárias de cada indivíduo pois a combinação dos alimentos pode fazer toda a diferença. Vamos avaliara as informações nutricionais da batata baroa e depois veremos um pouco mais do seu impacto na saúde e como você pode utiliza-la na sua dieta.

Informações nutricionais da batata baroa

Porção: 100g

  • Energia: 80 calorias
  • Carboidratos: 18,9g
  • Fibras: 1,2g
  • Proteínas 0,9g
  • Gorduras: 0,1g

A batata baroa engorda ou emagrece?

O alimento contribui com fibras dietéticas, as quais são importantes para prevenir e reduzir a obesidade, além de auxiliar no controle dos níveis de açúcar e colesterol, principais fatores determinantes para o funcionamento metabólico.

Fornecedora de energia, a batata baroa pode ser um excelente apoio àqueles que praticam exercícios de alta intensidade, pois o alimento conta com amido que funcional, o qual beneficia o processo digestivo. Se você não quer comer batata inglesa, saiba que a batata baroa possui índice glicêmico inferior, o que, se consumida prudentemente, não gera impactos sobre o seu metabolismo. Se comparada à batata doce, podemos dizer que seu índice glicêmico já é superior, mas não deixa de ser uma boa opção para as dietas.

Podemos dizer que a batata baroa engorda para aquelas pessoas que a consomem sem moderação, com porções excessivas, gerando o acumulo de calorias, que se transformam em gordura corporal. Seguindo com uma dieta equilibrada e controle das calorias consumidas, a mandioquinha não pode ser considerada uma ameaça à boa forma, mas é importante que você reconheça o funcionamento particular de seu organismo, assim evitando prejuízos.

Como combiná-la?

Diferenciando-se da combinação entre frango e batata, você pode preparar a batata baroa como purês, sopa, e até em cozidos com outros legumes funcionais. Com os preparos sem gorduras, ainda é possível preparar a batata em chips e assada. Fornecendo carboidratos saudáveis, você pode adicioná-la em uma refeição com proteínas e nutrientes de qualidade.

Considerações finais

Na verdade, você deve buscar uma melhor nutrição, o que impulsionará seu organismo a se comportar melhor, protegendo contra inflamações, e ainda apoiando uma melhor eliminação de toxinas, favorecendo o trânsito intestinal, sistema circulatório, e muito mais.

Benefícios visados por aqueles que fazem dieta, a batata baroa ainda pode contribuir com efeito antioxidante, contribuindo com o equilíbrio dos níveis de colesterol. Se consumida com prudência, você não precisará se preocupar se a batata baroa engorda ou emagrece, para isso, basta você gerenciar as calorias consumidas, e não exagerar nas porções. Lembre-se, você deve sempre queimar mais calorias que consumir, assim, você poderá emagrecer e ainda degustará não só a batata, mas qualquer alimento. Ao consumir 100 gramas de batata baroa, você estará ingerindo em média 80 calorias, o que não pode ser reconhecido como prejudicial, principalmente observando pelos aspectos nutricionais. Coma sem medo, porções saudáveis ajudarão você a emagrecer, sem precisar eliminar a batata do seu cardápio.

Ainda acha que a batata baroa engorda ou já pensa em inclui-la na sua dieta para emagrecer? Você tem alguma receita com batata baroa light? Comente abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,13 de 5)

Loading...

1 comentário em “Batata Baroa Engorda ou Emagrece?”

  1. Uma opção de receita com batata baroa é o purê, mas em vez de colocar leite e manteiga como os tradicionais coloca-se requeijão light que tem bem menos calorias e gorduras. Outra Boa opção é a sopa (caldo) de batata baroa com frango ou camarão. Uma delícia. O problema é o preço: R$ 10,00 O kg é complicado.

Deixe um comentário