Batata Yacon Emagrece? Benefícios, Receitas e Dicas para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

A batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo e não há como negar que são deliciosas e nutritivas. Nos últimos anos, a Yacon vem ganhando destaque com a promessa de ajudar a emagrecer. A seguir, você descobrirá se a batata yacon emagrece, além de descobrir quantas calorias há em uma porção, seu verdadeiro poder no controle do açúcar, auxiliar no sistema digestivo, controle do colesterol e outros. Para fechar, você ainda vai se deliciar com receitas maravilhosas com essa batata.

Originária da Cordilheira dos Andes, a batata yacon, que também pode ser encontrada em diferentes países da América Latina e do Oriente, é conhecida por seus benefícios em relação ao controle da diabetes, prevenção de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial e o bom funcionamento do intestino.

Com a popularidade da batata doce, muitas pessoas passaram a se perguntar se a batata yacon emagrece também.

Você sabe para o que mais a Batata Yacon pode servir? Sabe-se ela possui inúmeras qualidades para o organismo. É provado que previne a osteoporose, controla a pressão arterial, previne inchaços e cãibras, fortalece o sistema imunológico e muito mais. Saiba tudo sobre a batata yacon que, acima de tudo isso, é uma delícia. Também vale a pena conferir a comparação entre os tipos de batata e suas porções.

Mas, se você chegou até aqui já sabendo dos benefícios desta batata e está atrás dos seus benefícios para o controle e o combate da diabetes, aprenda tudo sobre as propriedades da batata yacon para diabéticos. Além disso, você ainda aprenderá como consumi-la da maneira certa.

Informações nutricionais da batata yacon

Em 100 g do alimento existem:

  • Energia: 50 calorias
  • Carboidratos:11,59 g
  • Proteínas: 0,84 g
  • Gorduras: 0,1 g
  • Fibras: 4,8 g

Ele também é fonte de nutrientes como potássio e cálcio, além de ter antioxidantes em sua composição.

Batata yacon emagrece?

Sim, é verdade que a batata yacon emagrece. E isso não se deve apenas ao fato de que ela possui um número baixo de calorias, mas também porque ela promove o aumento da sensação de saciedade no organismo, o que torna o controle do apetite e da ingestão de calorias mais fácil.

Ela traz esse efeito tanto por ser fonte de fibras como por possuir carboidratos de absorção lenta em sua composição, que ao serem consumidos não causam picos e quedas bruscas dos níveis de açúcar no sangue, e, portanto, evitam o aumento da fome.

Outro efeito do alimento que nos leva a crer que a batata yacon emagrece é que ela possui um leve efeito laxativo, o que pode ajudar na hora de eliminar o inchaço causado pela prisão de ventre.

É claro que comer o alimento todo santo dia não adiantará nada se a pessoa continuar a seguir uma alimentação de baixa qualidade e rica em calorias e levar uma vida sedentária. Não estamos falando aqui de algo mágico, mas sim de um item que pode contribuir com o processo de emagrecimento. Entretanto, para que seus efeitos positivos sejam realmente observados, é essencial que também haja uma dieta equilibrada, controlada e saudável e a prática regular de atividades físicas.

Outros benefícios da batata yacon

A batata yacon emagrece como já vimos mas traz outros benefícios interessantes também:

Controle do açúcar no sangue

O vegetal é capaz de evitar os altos níveis de glicose no sangue. Isso acontece porque ele impede que o corpo absorva açúcares simples e causa uma diminuição da taxa de glicose que é produzida pelo fígado, o que reduz o nível de açúcar sanguíneo quando o organismo está em jejum.

Pesquisas têm investigado os efeitos que a batata yacon pode trazer em relação ao aumento de sensibilidade à insulina, o que é importante para diabéticos e para pessoas que possuem risco de desenvolver a doença, visto que a resistência ao hormônio é um fator de risco para o surgimento da condição.

Um trabalho científico realizado pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, inclusive concluiu que comer a batata yacon todos os dias auxilia o controle da glicose no sangue de pacientes com diabetes do tipo 2.

Melhoria do fluxo sanguíneo

O alimento é fonte de potássio, um nutriente vasodilatador, ou seja, que relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue, assim como o envio de oxigênio ao corpo. Tal efeito reduz a chance de problemas como aterosclerose, ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

Ainda em relação ao potássio, ele também é importante para o organismo porque regula o equilíbrio de líquidos nas células e tecidos corporais, trabalhando ao lado do sódio.

Auxílio ao sistema digestivo

O consumo da batata yacon estimula o crescimento e promove a saúde da flora intestinal. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificou que o vegetal é fonte de inulina, um tipo de carboidrato que serve de alimento para as bactérias encontradas na flora intestinal.

E uma vez que ela está saudável, bem alimentada e consegue trabalhar direitinho, o corpo é capaz de absorver de maneira mais eficiente os nutrientes vindos dos alimentos que consumimos na dieta. Além disso, no intestino, a flora monitora o crescimento de micro-organismos que podem gerar doenças

Há ainda o efeito laxativo fornecido pelo vegetal que reduz a prisão de ventre, o inchaço, o desenvolvimento de úlceras gástricas e até mesmo previne contra o câncer de cólon.

Saúde do fígado

Pesquisas já indicaram que a ingestão adequada de batata yacon, especialmente se ela vier acompanhada de cardo mariano (planta medicinal), evita o acúmulo de gordura no fígado e mantém o bom funcionamento e a saúde do órgão.

Controle do colesterol

Estudos também mostraram que comer o alimento diminui os níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim, o LDL. Ao prevenir o acúmulo do LDL, o vegetal também diminui os riscos do surgimento de problemas no coração como a doença arterial coronariana.

Isso ocorre porque a batata yacon promove a saúde da flora intestinal, que quando funciona adequadamente, contribui com a absorção do colesterol produzido pelo fígado, chamado também de sal biliar, que participa da digestão de gorduras. Após agir na digestão, a substância volta para o fígado e é reabsorvido pelo órgão para produzir uma nova bile.

No entanto, quando a flora intestinal não faz o seu trabalho direito, o sal biliar não é absorvido e é enviado para a corrente sanguínea, provocando o aumento do colesterol.

Auxílio aos músculos

Por ser fonte de potássio, a batata yacon ainda ajuda na reconstrução muscular e evita as dores, o cansaço e a fadiga muscular. Ao consumir o vegetal com o objetivo de melhorar o desempenho nas atividades físicas a recomendação é ter alguma fruta ou fonte de carboidrato saudável como acompanhamento para obter mais energia para a execução dos exercícios. 

Dicas de receitas com batata yacon para emagrecer

Agora que você já conhece os benefícios da batata yacon para a perda de peso e a saúde, é hora de aprender como preparar algumas receitas a partir dela:

Suco de batata yacon

Ingredientes: 

  • 1 copo de água mineral ou água de coco;
  • 65 g de batata yacon crua ralada e descascada.

Modo de preparo:

1 – Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater;

2 – Coar e servir-se.

Calorias por porção: 77 (com a água de coco) ou 32 (com a água mineral)

Porções que rende: 1 

Lasanha de batata yacon

Ingredientes:

  • 1 maço de brócolis cozido e picado;
  • 1 cebola picada;
  • 200 g de batata yacon cozida em rodelas;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1 xícara de chá de queijo branco ralado;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de leite desnatado;
  • Sal a gosto para o molho.

Modo de preparo:

1 – Temperar o brócolis com o sal e a pimenta e reservar;

2 – Cozinhar a batata yacon. Após, descascar e separar;

3 – Juntar a farinha de trigo, o leite desnatado e o sal do molho e colocar em uma panela. Levar ao fogo até engrossar;

4 – Em uma assadeira, montar camadas alternadas com a batata, o brócolis e o molho, preenchendo todo o espaço do recipiente;

5 – Cobrir a lasanha com o queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Calorias por porção: 175,6

Porções que rende: 4

Salada com batata yacon 

Ingredientes:

  • 1 talo de aipo;
  • ½ quilo de batata yacon cozida;
  • 200 g de maionese light;
  • 10 folhas médias de alface picadas;
  • 50 g de salsinha;
  • 50 g de cottage;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

1 – Colocar as batatas yacon, as batatas comuns, o aipo em uma tigela. Adicionar a maionese e misturar bem;

2 – Acrescentar o cottage e temperar com sal. Decorar com a alface e a salsinha. Servir-se e bom apetite.

Calorias por porção: 135,5

Porções que rende: 6

Caso queira se aprofundar ainda mais nos pratos com batata yacon, você vai se surpreender com essa lista enorme de receitas light com batata yacon. Vão de lasanhas até escondidinhos, passando por chips e outras receitas para petiscar.

Cuidados

São raros os casos em que a raiz da batata yacon causa alergia, mas se você sofrer alguma reação alérgica depois de consumir o alimento, não deixe de procurar um médico para investigar a origem do problema.

As folhas de yacon devem ser consumidas somente em forma de chá. É que ao serem ingeridas diretamente, ela pode ser tóxica, mesmo que levemente, aos rins. Já o xarope para emagrecer feito à base da batata pode causar efeitos colaterais como flatulência, diarreia, náusea e desconforto digestivo, caso seja consumido em excesso.

Assim, quem decidir tomar o xarope deve ter acompanhamento do médico para ter certeza se ele é realmente indicado e qual deve ser a sua dosagem.

Videos com dicas e receitas

O vídeo a seguir mostra alguns dos benefícios da batata yacon descritos no texto acima:

Esse outro vídeo mostra um estudo da Unicamp sobre os possíveis benefícios da batata yacon além de possibilidade de uso na alimentação diária.

Fontes e Referências Adicionais:
  1. Aybar, Manuel J., et al. “Hypoglycemic effect of the water extract of Smallantus sonchifolius(yacon) leaves in normal and diabetic rats.Journal of ethnopharmacology2 (2001): 125-132.
  2. Genta, Susana, et al. “Yacon syrup: beneficial effects on obesity and insulin resistance in humans.” Clinical nutrition2 (2009): 182-187.
  3. Ivan Marique, et. al. “Yacon Syrup: Principles and Processing.” Universidad Nacional Daniel Alcides Carrión.
  4. Lachman, J., E. C. Fernández, and M. Orsák. “Yacon [Smallanthus sonchifolia (Poepp. et Endl.) H. Robinson] chemical composition and use-a review.” Plant soil and environment6 (2003): 283-290.
  5. Salas-Salvadó, Jordi, et al. “Effect of two doses of a mixture of soluble fibres on body weight and metabolic variables in overweight or obese patients: a randomised trial.” British journal of nutrition 99.06 (2008): 1380-1387.

Você já sabia que o consumo de batata yacon emagrece? Você já conhecia esta planta e seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,63 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Batata Yacon Emagrece? Benefícios, Receitas e Dicas para Emagrecer”

  1. olá, gostaria de comprar o xarope mas não consigo encontra-lo.
    Vcs poderiam indicar onde posso consegui-lo, por favor?
    Obrigada
    Paula