Catuaba – O que é, para que serve e como consumir!

Especialista:
atualizado em 05/10/2020

Que tal aprender mais sobre os benefícios da catuaba? Neste artigo você vai encontrar dicas de como usar a planta, suas propriedades, seus benefícios e cuidados associados ao uso.

A catuaba (T. catigua) é um extrato derivado de plantas nativas do Brasil encontradas principalmente na região amazônica. Há relatos, desde o século XIX, devido aos benefícios para a saúde e por causa do seu famoso efeito afrodisíaco. Conheça mais detalhes a seguir.

Casca de catuaba
Casca de catuaba usada para o preparo de chá

O que é?

O extrato de catuaba é conhecido pelo nome científico de Anemopaegma mirandum ou pelos nomes populares de caramuru, tatuaba ou pau de resposta.

Ele é obtido de várias espécies de árvores da mesma família. Sendo que as principais se chamam Erythroxylum Vaccinifolium e Trichilia catigua.

O extrato de catuaba também se encontra na forma de cápsulas e até como componente de bebidas alcoólicas.

Para que serve?

Historicamente, o principal uso da catuaba é como um afrodisíaco natural. Provavelmente, tal propriedade foi descoberta pelos índios nativos do Brasil.

Desde então, a catuaba é muito utilizada para aumentar a excitação e tratar problemas relacionados ao desempenho sexual masculino como a disfunção erétil e a impotência sexual.

Porém estudos indicam outros benefícios para a catuaba, que você vai ver a seguir.

Benefícios da catuaba

Vamos entender um pouco mais sobre o que a catuaba pode trazer de benéfico para a nossa saúde.

1. Efeito afrodisíaco

Como foi dito, o benefício mais popular da catuaba se deve ao seu efeito afrodisíaco, aumentando a libido e estimulando a função sexual.

Além disso a catuaba também aumenta a sensibilidade do cérebro à dopamina, o que pode tornar o ato sexual mais prazeroso tanto para homens quanto para mulheres.

2. Antidepressivo natural

Segundo um estudo publicado na revista científica Psychopharmacology, a catuaba tem um efeito semelhante ao antidepressivo.

“O presente estudo fornece evidências convincentes para um efeito semelhante ao antidepressivo (…) do(s) princípio(s) ativo(s) presente(s) no extrato hidroalcoólico de T. catigua (catuaba) em camundongos e ratos (…). Portanto, um extrato padronizado de T. catigua (…) podem ser de interesse potencial para o tratamento de transtornos depressivos.”

Assim, acredita-se que a catuaba pode ser uma alternativa natural sem efeitos colaterais graves para aliviar sintomas da depressão e auxiliar no tratamento da doença.

3. Ação antioxidante

Diversos estudos indicam que a catuaba apresenta efeitos neuroprotetores devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de danos oxidativos nas células, o que inclui o câncer.

Isso se deve a uma série de substâncias benéficas que estão presentes na casca da árvore, como por exemplo, os alcaloides, ácidos graxos, óleos essenciais, flavonoides, fitoesterois e catequinas.

4. Redução do estresse, ansiedade e fadiga

A catuaba pode aliviar alguns sintomas relacionados ao estresse e à ansiedade. Por esse motivo, a catuaba também pode ser benéfica para mulheres ao aliviar sintomas relacionados a alterações de humor que surgem durante a tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo.

Além disso estudos feitos em animais concluíram que a catuaba tem efeito anti fadiga, o que ajuda a diminuir o cansaço e aumentar a disposição para os exercícios.

5. Saúde do cérebro e melhora de funções cognitivas

As células do cérebro são muito sensíveis à presença de radicais livres provenientes da exposição à poluição e à radiação ultravioleta do sol. As propriedades antioxidantes da catuaba parecem proteger o cérebro do dano oxidativo.

Foi o que concluiu um estudo publicado em 2013 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

“Em conclusão, nossos resultados demonstraram que o uso do extrato de T. catigua pode ser benéfico na prevenção de desordens neurológicas associadas ao estresse oxidativo, e que seus efeitos benéficos parecem estar associados, pelo menos em parte, a sua atividade antioxidante, que, por sua vez, podem ser atribuídas ao conteúdo polifenólico da planta.”

De acordo com estudos feitos com ratos e publicado no periódico Neurochemical Research em 2012, a catuaba também ajuda na prevenção da isquemia, que é a diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro associada a ocorrência de acidente vascular.

6. Prevenção de doenças degenerativas

Um estudo publicado na revista Brain Research em 2008 indica benefícios da catuaba para ajudar a proteger o cérebro contra a degeneração de algumas células nervosas, prevenindo a ocorrência de doenças degenerativas, como por exemplo, o mal de Parkinson.

7. Efeito anti-inflamatório e analgésico

Há evidências que a catuaba é capaz de combater inflamações no corpo. Foi o que concluiu um estudo publicado em 2017 na Revista Brasileira de Farmacognosia.

Formas de consumir para obter os benefícios da catuaba

O chá de catuaba é a forma mais simples e tradicional de usar a planta. Porém, é possível adicionar o extrato ou as cascas da planta em praticamente qualquer tipo de bebida.

Chá

Para preparar a bebida, basta adicionar de 1 a 2 colheres de chá de casca ou extrato de catuaba para 240 ml de água quente. O recomendado é beber 1 xícara até 4 vezes por dia.

Explicamos mais sobre como fazer o chá de catuaba, dicas, cuidados, e muito mais em outro artigo.

Smoothie, vitaminas ou sucos

Outra maneira de aproveitar os benefícios da catuaba é adicionando 1 colher de chá da casca ou do seu extrato em um smoothie, vitamina ou sucos. Misture bem e beba.

Cápsulas

Também é possível encontrar cápsulas de catuaba que podem ser ingeridas com um copo de água.

Além disso, especialistas indicam que se você for usar o extrato da planta é interessante adicionar 1 colher de sopa de suco de limão à bebida. Isso ajuda a liberar os princípios ativos da catuaba como os taninos e os alcaloides presentes em sua composição devido à acidez do limão.

Efeitos colaterais

Como qualquer outra erva, o consumo de catuaba pode causar alguns efeitos adversos. Ainda não há estudos detalhados sobre o assunto e até o momento as evidências sugerem que o consumo da catuaba é seguro para a saúde.

Porém, o uso em excesso pode gerar uma série de efeitos colaterais, como:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Confusão mental;
  • Irritação no estômago;
  • Espasmos musculares;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixo desempenho sexual.

Não há estudos que indiquem que o consumo de catuaba faça mal para gestantes ou lactantes. No entanto, é melhor prevenir e evitar o uso de qualquer tipo de erva durante a gravidez antes de consultar um médico.

Cuidados na hora da compra

Além de tomar cuidado com os excessos, é importante ter cuidado com a fonte do extrato de catuaba. Isso porque um estudo publicado em 2004 mostrou que extratos de catuaba vendidos comercialmente variam muito quanto à sua pureza e composição.

Isso pode representar um perigo para a saúde, já que alguns extratos podem conter outras substâncias ou uma concentração muito baixa de alcaloides, por exemplo, o que reduz muito a eficácia do produto.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da catuaba que listamos acima? Já provou o chá ou suplemento do extrato? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Catuaba – O que é, para que serve e como consumir!”

  1. Boa tarde ainda não uso mas confesso que fiquei interessada, pq faço uso de ante-depressivo
    que afeta minha memoria, qual o no,e da capsula que você indica ?

  2. Eu comprei catuaba 500mg estou usando 3 capsulas ao dia estou parecendo que tenho uns 15 anos de idade. Nunca vie igual incrível