Benefícios da Catuaba – O Que é, Para Que Serve e Como Tomar!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Efeito afrodisíaca, propriedades antioxidantes e alívio do estresse: conheça todos os benefícios da catuaba e como tomar!

Embora nenhum dos benefícios da catuaba tenham sido comprovados cientificamente, diversos estudos estão sendo conduzidos para entender melhor os efeitos desses componentes no organismo humano, que envolvem principalmente alterações no sistema nervoso central e na libido.

Além de estimular o sistema nervoso central, a catuaba parece ser benéfica para o sistema cardiovascular, para melhorar funções cognitivas como a memória, para inflamações e infecções, para reduzir a ansiedade e para aumentar os níveis de energia do corpo.

Para que serve a catuaba?

Pesquisas e a medicina popular têm sugerido quais podem ser os benefícios da catuaba. Confira para que serve a planta:

  • Efeito afrodisíaco;
  • Atua no sistema nervosa;
  • Humor;
  • Ação antioxidante;
  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Saúde do cérebro;
  • Auxílio à prevenção contra doenças degenerativas;
  • Efeito anti-inflamatório;
  • Ação antimicrobiana;
  • Energia;
  • Pressão alta.

Benefícios da catuaba: saiba como usar!

  • Chá: Adicionar de uma a duas colheres de chá de casca ou extrato de catuaba para cada xícara de água quente. Para aumentar o poder afrodisíaco da catuaba, é indicado beber o chá pouco antes da atividade sexual. Veja em maiores detalhes como fazer chá de catuaba;
  • Smoothies, vitaminas ou sucos: Adicionar uma colher de chá da casca ou do seu extrato em um smoothie, vitamina e até em sucos. Misturar bem e beber;
  • Catuaba com limão: Especialistas indicam misturar o extrato da planta com uma colher de sopa de suco de limão para ajuda a liberar os princípios ativos da catuaba como os taninos e os alcaloides, devido à acidez do limão. Assim, adicionar catuaba em sucos ácidos pode ajudar a potencializar seus efeitos benéficos para a saúde;
  • Cápsulas: É possível encontrar cápsulas de catuaba que podem ser tomadas com um copo de água.

Nunca substitua o seu tratamento para pressão alta ou qualquer outra doença por um composto natural como a catuaba sem antes consultar um médico.

Efeitos colaterais e contraindicações

A catuaba pode gerar seguintes efeitos colaterais, especialmente se usada em excesso:

  1. Dor de cabeça;
  2. Tontura;
  3. Confusão mental;
  4. Irritação no estômago;
  5. Espasmos musculares;
  6. Dificuldade de concentração;
  7. Efeitos sexuais.

Há quem use a catuaba no tratamento de disfunção erétil, mas em algumas pessoas pode ser observado o efeito contrário, principalmente se excedida a dose diária máxima recomendada de 3 mililitros de extrato de catuaba. Nesses casos, suspenda o uso da erva e procure um médico para avaliar qual o melhor tratamento para você.

Não há estudos que indiquem que o consumo de catuaba faz mal para gestantes ou lactantes. No entanto, é melhor prevenir do que remediar e evitar o uso de qualquer tipo de erva durante a gravidez sem aval médico.

A pesar dos indícios de que a planta pode funcionar, a sugestão é que você use a erva com moderação e busque orientação médica para mais detalhes sobre o uso da catuaba.

Catuaba alcoólica

Mas atenção: este artigo se refere à catuaba planta, não há catuaba na versão bebida que é misturada a outros compostos, como o perigoso álcool. Além de não ser possível afirmar que os benefícios da planta catuaba sejam observados na bebida alcoólica com catuaba, o excesso de álcool por meio de qualquer bebida faz mal, quer ela tenha a presença de alguma planta, quer não tenha. Isso sem contar que a bebida alcoólica engorda.

Cuidados na hora da compra

Além de tomar cuidado com os excessos, é importante ter cuidado com a fonte do extrato de catuaba. Isso porque um estudo publicado em 2004 mostrou que extratos de catuaba vendidos comercialmente variam muito quanto à sua pureza e composição.

Isso pode representar um perigo para a saúde, já que alguns extratos podem conter outras substâncias ou uma concentração muito baixa de alcaloides, por exemplo, o que reduz muito a eficácia do produto.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da catuaba que listamos acima? Já provou o chá ou suplemento do extrato? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios da Catuaba – O Que é, Para Que Serve e Como Tomar!”

  1. Boa tarde ainda não uso mas confesso que fiquei interessada, pq faço uso de ante-depressivo
    que afeta minha memoria, qual o no,e da capsula que você indica ?

  2. Eu comprei catuaba 500mg estou usando 3 capsulas ao dia estou parecendo que tenho uns 15 anos de idade. Nunca vie igual incrível