Chá de catuaba – Receitas e dicas

Especialista:
atualizado em 05/10/2020

A catuaba cresce na Amazônia e já é conhecida há muito tempo pelas suas propriedades afrodisíacas.

Seus efeitos foram descobertos por índios que costumavam usar suas cascas secas para preparar chás, mas sua popularidade foi crescendo e hoje ela já é consumida por muitas pessoas espalhadas por todo o mundo.

Aqui no Brasil ela é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. Ela é costuma ser vendida em pó, extrato e até em cápsulas, mas a forma preferida de consumo ainda continua sendo o chá de catuaba.

Atualmente, a catuaba é considerada uma das plantas afrodisíacas mais populares do mundo e, está inserida em muitas fórmulas para aumentar a excitação e tratar problemas de desempenho sexual masculino.

Você pode ser aprofundar mais sobre a esta planta, e saber todos os benefícios da catuaba, formas de consumir, efeitos colaterais e cuidados na hora da compra.

Chá de catuaba
Chá de catuaba

Como fazer o chá de catuaba?

Embora também seja vendida em cápsula, o chá de catuaba costuma ser o preferido da maioria das pessoas.

Ele geralmente é feito através da mistura da casca seca com água fervente. A casca também pode ser encontrada como pó e extrato – você pode usar a que for mais fácil e acessível.

Se o objetivo for tomar o chá de catuaba para usufruir de seus efeitos afrodisíacos, o recomendado é beber no mínimo 1 e no máximo 3 xícaras de chá diariamente, por alguns dias ou semanas. Agora, vamos à receita:

Ingredientes:

  • 01 colher de chá de casca seca;
  • 01 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver;
  2. Quando apresentar ponto de fervura desligue o fogo e coloque dentro a casca seca;
  3. Tampe a chaleira e deixe a mistura em uma infusão por cerca de 5 a 7 minutos;
  4. Coe e beba. Se preferir utilize um adoçante natural.

Dicas

  • Se quiser uma bebida mais forte, utilize punhado de ervas para cada 250ml de água e deixe em infusão durante toda a noite. Depois disso, coe e beba.
  • Acrescente outros ingredientes à catuaba, isso incluirá propriedades diferentes ao chá. Por exemplo:
    • Catuaba e marapuama: a catuaba pode ser misturada com marapuama, o que potencializará os efeitos afrodisíacos.
    • Catuaba e ginseng: Pode ser misturada com ginseng, que contém ginsenosídeos que mostraram melhorar a função erétil e estimular a libido, principalmente em homens.
    • Catuaba e gengibre: Algumas pessoas também costumam misturar a catuaba com gengibre, mas não existe uma comprovação de seus efeitos afrodisíacos, embora o seu composto gingerol seja conhecido por melhorar a saúde do esperma.
Fontes e Referências Adicionais

Você já provou o chá de catuaba para experimentar o seu potencial afrodisíaco? Já tinha ouvido falar desse ou de outros efeitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,37 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de catuaba – Receitas e dicas”