Benefícios da framboesa para saúde e boa forma

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2021

Veja quais são os importantes benefícios da framboesa para a saúde e boa forma comprovados pela ciência e aproveite na sua dieta.

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As framboesas não são apenas frutas vermelhas bonitas, requintadas e delicadas, mas também são uma potência com inúmeros benefícios à saúde, pois trata-se de uma rica fonte de nutrientes, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Você pode consumir essas frutinhas frescas ou congeladas, por exemplo, para fazer um suco de framboesa cheio benefícios para a saúde.

Informações nutricionais

Uma xícara de 123 gramas de framboesas contém os seguintes nutrientes:

Calorias64
Carboidratos14,7 g (5,4 g são açúcar)
Proteínas1,5 g
Fósforo35,7 mg
Magnésio27,1 mg
Fibra8,0 g
Cálcio30,8 mg
Potássio186,0 mg
Vitamina C32,2 mg
Beta-caroteno14,8 mcg
Vitamina K9,6 mcg
Vitamina E1,1 mg
Luteína + zeaxantina167,0 mcg
Ácido fólico25,8 mcg

Portanto, uma xícara de framboesas pode fornecer mais de um terço da necessidade diária de vitamina C.

As framboesas também são uma das frutas com menos açúcar, já que quando frescas apresentam apenas 5 gramas por xícara, em comparação com cerca de 20 gramas em uma maçã de tamanho médio, por exemplo.

Isso as torna então uma ótima opção para quem gosta de doces e deseja minimizar a ingestão geral de açúcar.

Benefícios da framboesa

Framboesas

Veja então quais são os principais benefícios da framboesa para saúde e boa forma e aproveite em sua dieta!

1. Benéfica para a digestão

São vários os benefícios das fibras para a saúde e boa forma e o teor de fibra e água das framboesas pode ajudar a prevenir a constipação e manter um trato digestivo saudável.

Portanto, consumir a quantidade adequada de fibra dietética promove a regularidade dos movimentos intestinais, o que também é crucial para a excreção diária de toxinas.

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2. Ajuda na perda de peso

Também porque é rica em fibras, um dos benefícios da framboesa é que ela ajuda na perda de peso, que faz com que você se sinta mais saciado, evitando que consuma mais alimentos e assim mais calorias.

Além disso, as framboesas também são pobres em gorduras e ricas em potássio e água, que impedem a desidratação.

3. Saúde do coração

Uma pesquisa publicada na revista acadêmica Trends in Food Science & Technology mostrou que um grupo de flavonoides, em particular as antocianinas presentes na frambosa, pode suprimir a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares.

Além disso, a fibra das framboesas também pode ajudar a gerenciar ou prevenir:

  • Níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Derrame;
  • Obesidade;
  • Pressão arterial;
  • Doença cardíaca.

O teor de potássio das framboesas também ajuda a regular o batimento cardíaco.

4. Benefícios da framboesa para a saúde do cérebro e a memória

Especialistas sugeriram que consumir uma dieta rica em antioxidantes pode contribuir para a saúde do cérebro e do sistema neurológico.

Outro motivo dos benefícios da framboesa para o cérebro é que elas ajudam a combater o estresse oxidativo, um fator causador de doenças como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Por isso, as framboesas são um dos principais alimentos de apoio ao cérebro.

Os flavonoides presente nessas frutas também ajudam a melhorar a memória, coordenação e o humor, além de ajudar na “limpeza” geral do cérebro, eliminando as proteínas tóxicas ligadas à disfunção cerebral.

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5. Saúde ocular

A combinação de antioxidantes como vitamina C e vitamina A presente nas framboesas evita condições como a degeneração macular e protege as membranas dos olhos, limpando e protegendo os olhos do ressecamento.

Mais um dos benefícios da framboesa para os olhos é que elas contêm o antioxidante zeaxantina, que filtra os raios nocivos da luz azul.

6. Antioxidantes que podem ajudar na prevenção de câncer

Em 2010, cientistas em uma pesquisa trataram as células do câncer de estômago, cólon e mama com um extrato de framboesa vermelha e este extrato matou mais de 90% das células.

Os pesquisadores estimaram que os antioxidantes foram responsáveis ​​por cerca da metade da destruição das células de câncer de mama.

Estudos já revelaram que os fitonutrientes da framboesa têm um papel importante na redução do estresse oxidativo, na redução da inflamação e, dessa forma, na alteração do desenvolvimento ou reprodução das células cancerígenas.

7. Auxilia no tratamento da diabetes

Os autores de uma revisão de estudos realizada em 2018 concluíram que a fibra alimentar presente nessas frutas pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e melhorar os sintomas em pessoas que já têm essa condição de saúde.

Um novo estudo do Instituto de Tecnologia de Illinois descobriu que comer mais framboesas reduzia a quantidade de insulina necessária para gerenciar os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos.

8. Poderoso pós-treino

Um punhado de framboesas é um poderoso pós-treino, já que elas são embaladas com compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que imediatamente começam a reduzir o dano causado por radicais livres que são criados durante o treino.

O ideal é que você coma a fruta ao natural. Pesquisas realizadas pela Universidade de East Anglia mostraram que as antocianinas, encontradas nas framboesas, são cruciais para remover essas moléculas prejudiciais do corpo.

Ao melhorar a recuperação e reduzir a dor muscular, as framboesas podem ajudar todos a obter maiores ganhos de condicionamento físico.

9. Melhora a fertilidade

Por fim, uma pesquisa e um artigo publicado no Medical Daily afirmam que a vitamina C e o magnésio nas framboesas podem melhorar a fertilidade em homens e mulheres.

Esse estudo afirma que os antioxidantes presentes nas framboesas protegem a saúde do esperma, promovem a concepção e reduzem o risco de aborto.

Portanto, como você pode ver, são vários os benefícios da framboesa, tanto para a saúde geral como para boa forma. Por isso, adicionar essas frutinhas em sua dieta é uma ótima opção para ficar em forma e saudável!

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios da framboesa para a saúde e boa forma? Pretende consumir mais da frutinha? Comente então abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Benefícios da framboesa para saúde e boa forma”

  1. bom dia
    Com esse valor nutricional para nossa saúde, o ideal seria que toda rede publica escolar nos três níveis de governo, oferecesse para população infanto/juvenil essa frutinha,assim, teríamos no futuro uma população mais saudáveis.

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