Frutas com poucos carboidratos

13 Frutas com Menos Carboidratos e Açúcar

Tem gente que ao começar uma dieta com foco no emagrecimento ou na manutenção de um peso adequado, resolve reduzir a sua ingestão de carboidratos e açúcar na alimentação.

Alguns alimentos como refrigerantes e massas são fontes mais óbvias dessas substâncias. Porém, há quem fique de olho até mesmo no teor de carboidratos e de açúcar encontrado nas frutas (que aparece na forma de frutose, sacarose e glicose) para escolher aquelas que tenham o menor teor desses componentes.

Mas atenção, de acordo com publicação da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, a frutose natural das frutas é diferente da frutose utilizada em alimentos processados, que é um xarope de milho.

13 frutas com menos carboidratos e açúcar

Para dar uma força para quem segue uma dieta focada no consumo controlado de carboidratos e açúcar até mesmo no que se refere às frutas, trazemos uma lista com algumas das frutas com menos carboidratos e açúcar. Mas atenção: ela não segue nenhum tipo de ordem crescente ou decrescente. Confira!

1. Melancia

Cada porção de 100 g da melancia é composta por apenas 7,55 g de carboidratos, a fruta é rica em água e apresenta um teor elevado de água. Porém, desses 7,55 g somente 0,4 g correspondem a fibras.

Por outro lado, vale considerar que uma fatia de melancia pode ter facilmente mais de 200g da fruta, o que daria cerca de 15g de carboidratos.  A melancia possui uma quantidade considerável de açúcar. Em 100g são 6,2 g de açúcar.

2. Morangos

Uma porção de 100 g de morangos contém 7,68 g de carboidratos. Desse total, 2 g são de fibras. Desse modo, ficam apenas 5,68g de carboidratos digeríveis de fato.

Já em relação ao teor de açúcar, 100 g de morango apresenta aproximadamente 4,6 g de açúcar.

3. Amora

Continuando a nossa lista de frutas com menos carboidratos e açúcar, temos a amora, que apresenta 9,61 g de carboidratos a cada 100 g. No entanto, 5,3 g correspondem a fibras. Então, de carboidrato digeríveis são somente 4,31g.

Em 100g de amoras há cerca de 4g de açúcar.

4. Framboesa

Fonte de antioxidantes, potássio e vitamina C, as framboesas apresentam 5,44 g de carboidratos a cada porção de 100 g. .

Em 100g de amoras há cerca de 4g de açúcar.

5. Meloa (melão cantaloupe)

Classificada como uma fruta com baixo teor de frutose, cada 100 g da meloa é composta por 8,16 g de carboidratos, das quais 0,9 g equivalem a fibras.

Uma fatia grande da meloa possui 8 g de açúcar. Uma fatia grande da fruta corresponde a pouco mais de 102 g.

6. Abacate

O abacate é uma fruta e apresenta 8,53 g de carboidratos, das quais 6,7 g correspondem a fibras. Essa é uma das melhores frutas com menos carboidratos e açúcar para pessoas que estão fazendo uma dieta low carb, porque só possui 1,83g de carboidratos digeríveis em 100g da fruta.

Em uma porção de 100 g de abacate há somente 0,66 g de açúcar.

7. Pêssego

Uma porção de 100 g de pêssego é composta por 9,54 g de carboidratos, dos quais 1,5 g equivalem a fibras.

Já o seu teor de açúcar é de 8,39 g a cada porção de 100 g.

8. Lima

100 g da fruta são compostos por 10,54 g de carboidratos (sendo que 2,8 g equivalem a fibras), ao mesmo tempo em que apresentam somente 1,69 g de açúcar.

9. Limão

Uma porção de 100 g de limão carrega 9,32 g de carboidratos – 2,8 g são de fibras – e 2,5 g de açúcar. Vale lembrar que uma limonada, feita com um limão espremido, adoçante e água, tem cerca de 3 a 4g de carboidratos apenas.

10. Uva-do-monte (oxicoco)

Ao consumirmos uma porção de 100 g uva-do-monte, adquirimos 12,2 g de carboidratos, dos quais 4,6 g correspondem a fibras, e 4,04 g de açúcar ao nosso organismo. 

11. Goiaba

A goiaba apresenta 14,32 g de carboidratos – desses 5,4 g são de fibras – e 8,92 g de açúcar em cada porção de 100 g. Pode parecer uma quantidade alta de carboidratos, mas vale lembrar que descontando a quantidade de fibras, temos 8,92g de carboidratos que serão assimilados. Porém, uma unidade de goiaba, que é uma porção comum de consumo, tem 4,88g de carboidratos digeríveis, e por isso é uma das frutas com menos carboidratos e açúcar.

12. Kiwi

Uma porção de 100 do alimento carrega 14,66 g de carboidratos, dos quais 3 g equivalem a fibras, e 8,99 g de açúcar. Em uma unidade de kiwi há 8,84g de carboidratos digeríveis.

13. Tangerina

Uma porção de 100 g da fruta, que corresponde aproximadamente a uma unidade grande, é composta por 13,34 g de carboidratos – 1,8 g correspondem a fibras – e 10,58 g de açúcar.

Observação: tome cuidado com as frutas cristalizadas ou desidratadas, porque elas costumam receber a adição de açúcar. Por isso, opte sempre pela versão natural e orgânica das frutas e cheque sempre a tabela nutricional para conferir o teor de carboidratos e açúcar dos alimentos.

Atenção

As frutas são alimentos saudáveis, fontes de fibras, minerais e vitaminas que são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Por isso, não vale a pena excluí-las da dieta somente porque elas possuem carboidrato e açúcar.

Se você deseja diminuir a ingestão dessas substâncias na dieta, o melhor provavelmente é cortar os produtos industrializados, guloseimas e comidas fast food, que costumam possuir carboidratos e açúcar em quantidade elevada, e geralmente são pobres em nutrientes.

Qualquer que seja o seu foco na dieta, o ideal é que ela seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. Procure o acompanhamento de um bom nutricionista que indicará um método eficiente e seguro, que permitirá que o seu organismo receba os nutrientes e a energia que necessita para funcionar corretamente.

Você pretende consumir essas frutas com menos carboidratos e açúcar porque encontra numa dieta low carb? Quais são as suas preferidas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*