13 frutas com menos carboidratos e açúcar

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

Muitas pessoas ao começar uma dieta com foco no emagrecimento ou na manutenção de um peso adequado, opta por reduzir a ingestão de carboidratos (incluindo o açúcar) na alimentação, pois é sabido que eles podem contribuir para o aumento de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse macronutriente está presente em diversos alimentos de forma natural, porém, ele também é adicionado em alguns alimentos industrializados e refinados.

Tipos de carboidratos

ClasseMA*SubclasseExemplos
Monossacarídeos1AçúcaresGlicose, frutose, galactose
Eritritol, xylitol, manitol, sorbitol
Dissacarídeos2Açúcares Sacarose, maltose, lactose
Trealose, maltitol, isomalte, lactitol
Oligossacarídeos3-9Malto-oligossacarídeos e outros oligossacarídeosMaltodextrinas
Rafinose, estaquiose, fruto-oligossacarídeos, galacto-oligossacarídeos
Polissacarídeos>9Amido, fibras, glicogênio e outros polissacarídeosAmilose, amilopectina, amido modificado
Celulose, hemicelulose, pectina, etc.
Poliglicitol, polidextrose hidrogenada
* MA=quantidade de moléculas de açúcar (grau de polimerização) / Fonte: Nutrition Research Reviews 16(2):163-91

Numa dieta é muito importante saber escolher quais os tipos e as quantidades de carboidratos e açúcares que devem ser consumidos, pois esses nutrientes são necessários para fornecer energia para o organismo e a sua ausência pode estar relacionada a problemas como dores de cabeça, tontura, cansaço, mau humor, dificuldade de concentração, mau hálito e prejuízos na memória.

Alguns alimentos como refrigerantes e massas são fontes mais óbvias dessas substâncias. Porém, há quem fique de olho até mesmo no teor de carboidratos e de açúcar encontrado nas frutas (que aparece na forma de frutose, sacarose e glicose) para escolher aquelas que tenham o menor teor desses componentes.

Portanto, se o objetivo é seguir uma alimentação focada no consumo controlado de carboidratos e açúcar até mesmo no que se refere às frutas, confira abaixo algumas opções deste alimento com menor teor de carboidratos e açúcar e tenha opções saudáveis e nutritivas em sua dieta.

1. Melancia

Melancia

Cada porção de 100 g da melancia é composta por apenas 6,52 g de carboidratos, a fruta é rica em água e apresenta um teor elevado desta substância. Entretanto, desses 6,52 g apenas 0,13 g correspondem a fibras, que é um carboidrato complexo.

Por outro lado, vale considerar que uma fatia de melancia pode ter facilmente mais de 200 g da fruta, o que daria cerca de 13 g de carboidratos.  A melancia possui uma quantidade considerável de açúcar. Em 100 g são 5,5 g de açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

Em resumo, a melancia tem poucos carboidratos, mas dentre os carboidratos contidos nela, a maioria é composta por açúcares. Portanto, deve-se consumi-la com moderação.

2. Morangos

As proteínas, fibras e gorduras boas presentes no morango promovem uma sensação de saciedade, e consequentemente diminuem o consumo calórico diário e ajudam no emagrecimento. Uma porção de 100 g de morangos contém 7,68 g de carboidratos e 2 g de de fibras. Desse modo, restam apenas 5,68 g de carboidratos digeríveis de fato, já que excluem-se as fibras.

Já em relação ao teor de açúcar, 100 g de morango apresenta aproximadamente 4,6 g de açúcar, valor que é considerado baixo.

3. Amora

A amora é uma fruta rica em antioxidantes e por tal razão ajuda na prevenção do envelhecimento e no fortalecimento do sistema imunológico. Ela apresenta 9,61 g de carboidratos a cada 100 g. No entanto, 5,3 g correspondem a fibras. Então, os carboidrato digeríveis são somente 4,31 g.

Em 100 g de amoras há apenas cerca de 4,8 g de açúcar.

4. Framboesa

Framboesa

As framboesas são fontes de antioxidantes, potássio e vitamina C. Apresentam 11,94 g de carboidratos e 6,5 g de fibras a cada porção de 100 g. Sendo assim, são encontrados 5,44 g de carboidratos digeríveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Em 100g de framboesas há apenas cerca de 4,4 g de açúcar.

5. Meloa (melão cantaloupe ou cantalupo)

Classificada como uma fruta com baixo teor de frutose, cada 100 g da meloa é composta por 8,16 g de carboidratos, das quais 0,9 g equivalem a fibras. Uma fatia grande da meloa, que corresponde a pouco mais de 100 g, possui 8 g de açúcar.

O cantaloupe ajuda na prevenção de variações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, já que ele auxilia no metabolismo da insulina, o que torna essa fruta uma excelente escolha para quem precisa fazer uma dieta mais controlada. Veja outros benefícios do melão cantaloupe.

6. Abacate

O abacate é considerado bastante saudável por apresentar nutrientes como fibras, gorduras boas, vitaminas A, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

É composto de 8,53 g de carboidratos, das quais 6,7 g correspondem a fibras. Essa é uma das melhores frutas com menos carboidratos e açúcar para pessoas que estão fazendo uma dieta low carb, porque só possui 1,83 g de carboidratos digeríveis em 100 g da fruta.

  Continua Depois da Publicidade  

Em uma porção de 100 g de abacate há somente 0,66 g de açúcar.

7. Pêssego

pêssegos

O pêssego é uma fruta que possui diversas substâncias antioxidantes como os carotenoides e também os polifenóis, além de ser uma ótima fonte de vitamina C e E. Uma porção de 100 g de pêssego é composta por 9,54 g de carboidratos, dos quais 1,5 g equivalem a fibras.

Já o seu teor de açúcar é de 8,39 g a cada porção de 100 g.

8. Lima

A cada 100 g da fruta são encontrados 10,54 g de carboidratos (sendo que 2,8 g equivalem a fibras), ao mesmo tempo em que apresentam somente 1,69 g de açúcar.

Como possuem baixa quantidade de açúcar e altos níveis de vitamina C, esta fruta é um ótimo complemento para a dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

9. Limão

Uma porção de 100 g de limão é composto de 9,32 g de carboidratos, 2,8 g de fibras e 2,5 g de açúcar. Um copo de 100 ml de limonada, feita com um limão espremido, adoçante e água, contém cerca de 26 calorias apenas. Entretanto, fpara tirar proveito das fibras do limão, deve-se fazer a limonada batendo-se os limões inteiros no liquidificador, e se possível, evitar coá-lo.

10. Uva-do-monte (oxicoco)

Cranberry

Ao consumirmos uma porção de 100 g de uva-do-monte, adquirimos 12,2 g de carboidratos, dos quais 4,6 g correspondem a fibras, e 4,04 g de açúcar. 

O oxicoco, também conhecido pelo nome de cranberry, ajuda no combate à infecção urinária, além de auxiliar na prevenção de problemas estomacais e no fígado. Conheça todos os benefícios do oxicoco.

11. Goiaba

A goiaba é mais uma das ótimas opções de frutas low carb. Ela apresenta 14,32 g de carboidratos, desses 5,4 g são de fibras e 8,92 g de açúcar em cada porção de 100 g. Pode parecer uma quantidade alta de carboidratos, mas vale lembrar que descontando a quantidade de fibras, temos 8,92 g de carboidratos que serão assimilados.

No entanto, uma unidade de goiaba, que é uma porção comum de consumo, tem apenas 4,88 g de carboidratos digeríveis, e por isso é uma das frutas com menos carboidratos e açúcar.

12. Kiwi

Essa fruta é uma excelente fonte de vitamina C. Uma porção de 100 g kiwi apresenta 14,66 g de carboidratos, dos quais 3 g equivalem a fibras, e 8,99 g de açúcar. Em uma unidade de kiwi há 8,84 g de carboidratos digeríveis.

13. Tangerina

Tangerina

A tangerina é uma fruta rica em vitamina A, vitamina C e flavonoides, que fortalecem o sistema imunológico. Uma porção de 100 g da fruta, que corresponde aproximadamente a uma unidade grande, é composta por 13,07 g de carboidratos, 1,8 g correspondem a fibras e 10,37 g de açúcar.

Observação: Tome cuidado com as frutas cristalizadas ou desidratadas (frutas secas), porque elas costumam receber a adição de açúcar. Por isso, opte sempre pela versão natural e orgânica das frutas e nunca deixe de observar a tabela nutricional para conferir o teor de carboidratos e açúcar dos alimentos.

Atenção

As frutas são alimentos saudáveis, fontes de fibras, minerais e vitaminas que são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Por isso, não vale a pena excluí-las da dieta somente porque elas possuem carboidrato e açúcar.

Se você deseja diminuir a ingestão dessas substâncias na dieta, o melhor provavelmente é cortar os produtos industrializados, guloseimas e comidas fast food, que costumam possuir carboidratos e açúcar em quantidade elevada, e geralmente são pobres em nutrientes.

Qualquer que seja o seu foco na dieta, o ideal é que ela seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. Procure o acompanhamento de um bom nutricionista que indicará um método eficiente e seguro, que permitirá que o seu organismo receba os nutrientes e a energia que necessita para funcionar de forma adequada.

Você pretende consumir essas frutas com menos carboidratos e açúcar para perder peso? Quais são as suas preferidas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Dra. Ana Detoie

Dra. Ana Detoie é nutricionista graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Nutrição Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP, Coaching de Mindfulness & Mindful Eating. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

14 comentários em “13 frutas com menos carboidratos e açúcar”

  1. Essas frutas são Low Carb? Pq na dieta que meu nutrólogo passou, não pode melancia, nem tangerina, nem goiaba. Finalmente, pode ou não?

    Responder
  2. Faço lowcarb,tirei todas as farinhas brancas, pães,massas, doces!
    As frutas diminui nas quantidades,pois comia muitas!

    Responder
  3. Bom dia, resposta da pergunta de 27/07/2019 às 18:02
    mas banana não tem muita acúcar: para quem tem glicose alta: e pressão alta?

    Responder
  4. SOU DIABÉTICO TIPO 2
    TENHO INTERESSE EM RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE alimentação e frutas para controle da glicose.

    Responder