7 Benefícios do Suco de Framboesa – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/06/2020

A framboesa é uma frutinha pequena e vermelha que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro e muitos outros. Você aprenderá a seguir sobre todos os benefícios do suco de framboesa, além de várias receitas deliciosas para fazer o seu suco e aproveitar todos os seus benefícios.

Muito se fala sobre a cetona de framboesa. A medicina já estuda há muito tempo e hoje já se conhece muitos dos seus benefícios. Mas será que a cetona de framboesa emagrece? Não deixe de conferir.

Outros frutos silvestres, ou berries, também tem propriedades incríveis para a sua saúde. É fácil de se imaginar que, se a framboesa é um poderoso aliado para a sua vida, o mirtilo também deve ser. Conheça os 13 benefícios do suco de mirtilo e para que ele serve.

O mesmo acontece com a Cranberry. Rica em proantocianidina, substância 25 vezes mais forte que a Vitamina E, tem inúmeras propriedades para a sua saúde. Descubra os 7 principais benefícios do suco de cranberry.

7 benefícios do suco de framboesa

No entanto, vamos falar abaixo a respeito de outra receita em especial que é preparada a partir da fruta: o suco de framboesa natural. E, então, vamos conhecer alguns dos benefícios que estão associados à bebida?

1. Pode apresentar efeito anti-histamínico

O suco de framboesa puro e não diluído diminui a liberação de histaminas, o que resulta na redução de reações alérgicas. Isso acontece graças ao fato da bebida ser fonte de vitamina C.

Um estudo conduzido pela Universidade do Estado do Arizona indicou que é o efeito antioxidante da vitamina C que contribui com a diminuição dos níveis de histamina no organismo.

2. Ação antioxidante

O suco 100% não diluído de framboesa também é fonte das chamadas antocianinas, substâncias com efeito antioxidante que desaceleram o envelhecimento, e auxiliam na manutenção de uma boa saúde.

3. Pode ser benéfica ao sistema circulatório

O suco de framboesa é composto por uma substância conhecida pelo nome de ácido salicílico. Trata-se de um componente similar à aspirina e que pode colaborar para o bom funcionamento do sistema circulatório.

4. Fonte de manganês

A bebida também é fonte de manganês, um mineral que ajuda a proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres, substâncias maléficas que estão associadas enfermidades.

O nutriente ainda é importante para a obtenção de energia a partir dos alimentos e colabora com o processo de cura de feridas e com o desenvolvimento dos ossos do corpo humano.

5. Fonte de vitamina K

A vitamina K que é encontrada na composição do suco de framboesa auxilia o organismo a produzir as proteínas que são necessárias para depositar novos tecidos ósseos. O nutriente também atua na ativação de proteínas requeridas para a formação de coágulos sanguíneos, algo que é importante para cessar o sangramento que surge em decorrência de uma lesão.

6. Fonte de potássio

O suco de framboesa também contribui com o fornecimento de potássio ao organismo humano. O nutriente é importante para aspectos da saúde do organismo humano como a frequência cardíaca e a pressão arterial.

7. Fonte de vitamina C

O suco de framboesa é composto por vitamina C. O nutriente é importante para o processo apropriado de cicatrização e para a metabolização do colesterol.

Mas não é somente isso: a vitamina C também é importante para a manutenção da integridade do tecido corporal e contribui com a produção de hormônios.

Como fazer – Receitas de suco de framboesa

1. Receita de suco natural de framboesa

Ingredientes:

  • 200 g de framboesa fresca;
  • 200 ml de água;
  • Mel a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água, a framboesa e o gelo no liquidificador;
  2. Bater bem. Passar para uma jarra ou copo, adicionar o mel e misturar com o auxílio de uma colher. Servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de framboesa com laranja

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de framboesa;
  • 3 xícaras de chá de suco de laranja;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar a framboesa e o suco de laranja no liquidificador;
  2. Bater bem, adoçar com o açúcar e servir imediatamente.

3. Receita de suco de framboesa com gengibre

Ingredientes:

  • 400 g de framboesa fresca;
  • 2 l de água;
  • 10 g de gengibre;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se imediatamente.

Cuidados com a framboesa

A framboesa é provavelmente segura para mulheres grávidas e que estejam em processo de amamentação de seus bebês quando consumidas em quantidades alimentares.

Já o uso em doses medicinais deve ser feito somente mediante orientação do médico. Existe uma preocupação em relação ao fato do alimento atuar de maneira similar ao hormônio estrogênio, algo que pode resultar em prejuízos para a gestação.

Pelo mesmo motivo, de agir de forma parecida ao hormônio estrogênio, a framboesa deve ser utilizada com cuidado por condições que podem ser agravadas pela exposição ao estrogênio.

Além disso, antes de utilizar o suco de framboesa para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde que você possua, consulte o médico que cuida do seu caso. E nada de abandonar as indicações dele para tratar-se somente com a bebida, pois isso pode resultar em consequências graves.

Por exemplo, se você tem problemas de alergia, cheque com o seu médico se a fruta realmente pode ser benéfica, no entanto, não deixe de seguir o tratamento que já foi recomendado por ele para lidar com o problema.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “7 Benefícios do Suco de Framboesa – Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Esqueceu de mencionar que a framboesa” É fonte de melatonina. Segundo estudo publicado no periódico Clinical Endocrinology (EUA), ingerir essa substancia pode aumentar em ate 157% a secreção de GH (hormônio do crescimento) no organismo.”