Benefícios da Geleia Real – como usar e dicas

Especialista:
atualizado em 21/10/2020

Fortalecimento do sistema imunológico, melhora na saúde cardiovascular e no funcionamento do intestino: conheça os benefícios da geleia real e como usar!

Ela é rica em diversas vitaminas, minerais e aminoácidos, que contribuem para a melhoria e manutenção de uma boa saúde.

A geleia real é uma substância de origem animal produzida pelas abelhas operárias para servir de alimento à abelha rainha.

Veja no vídeo abaixo nossa nutricionista falando sobre os benefícios da geléia real ou continue lendo o artigo a seguir.

Benefícios da geleia real

A geleia real é um substância bastante nutritiva que ajuda no crescimento e reprodução celular, além de ter outros benefícios para a saúde. Dessa maneira, como são muitos os usos desse produto, separamos uma lista com os benefícios da geleia real para a saúde.

1. É bom para o sistema imunológico

A geleia real é excelente para fortalecer o sistema imunológico. Além disso ela pode ajudar no alívio dos sintomas de alergias, de acordo com estudo científico publicado em 2001 na revista International Immunopharmacology, devido a sua propriedade anti inflamatória.

2. Ajuda a melhorar a memória

Pesquisas recentes indicam que a geleia real favorece a melhora na memória de curto prazo devido a sua ação antioxidante. Dessa maneira ela pode beneficiar pessoas com doenças neurológicas como o Alzheimer por exemplo.

3. Ajuda na saúde intestinal

A geleia real é uma boa fonte de probióticos, especialmente de bifidobactérias, que são bactérias benéficas para a saúde do trato gastrointestinal.

4. Pode melhorar o aspecto da pele e melhorar a cicatrização

A geleia real pode aumentar a produção de colágeno e proteger a pele contra processos naturais de envelhecimento. Além do estímulo à produção de colágeno, o poder antioxidante da geleia real ajuda a combater radicais livres que normalmente causam o envelhecimento precoce.

Além disso, assim como o mel, a geleia real tem o poder de acelerar a cicatrização de feridas.

5. Pode ajudar nos sintomas da menopausa

Pesquisas mostram que o uso de geleia real pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa e pós-menopausa e melhorar a sensação de bem estar em mulheres passando por essa fase da vida.

A combinação de geleia real com substâncias como óleo de prímula, damiana e ginseng pode potencializar ainda mais os benefícios da geleia real para o alívio desses sintomas.

colmeia de abelhas

6. Pode ajudar na osteoporose

A geleia pode diminuir a perda óssea resultante da osteoporose. Isso foi o que concluiu um estudo feito em animais e publicado em 2012.

7. Pode ajudar nos problemas de fertilidade masculina

De acordo com um estudo de 2008 publicado pela revista científica International Journal os Gynecologu and Obstetrics, há benefícios da geleia real no combate a problemas de fertilidade masculina.

Já uma outra pesquisa avaliou os efeitos da geleia real em relação a parâmetros espermáticos e níveis de testosterona, e foi verificado que a geleia real pode melhorar aspectos que influenciam na fertilidade masculina.

8. Pode auxiliar no tratamento de diabetes

O uso de geleia real pode ser uma ferramenta para auxiliar no controle da diabetes do tipo 2. Isso é o que diversos estudos sugerem, já que a geleia real pode melhorar alguns marcadores envolvidos nessa doença.

Por exemplo, em um ensaio clínico, 40 pessoas participaram de um tratamento com 10 gramas de geleia real fresca ou um placebo após um jejum noturno. Foram constatadas alterações nos níveis de glicose sanguínea que podem beneficiar os diabéticos no tratamento da doença.

9. Boa para a saúde cardiovascular

A geleia real ajuda a reduzir os níveis altos de colesterol. Além disso um outro estudo indicou que ela foi capaz de reduzir de forma duradoura a pressão arterial alta. Portanto a geleia real é uma ótima aliada da saúde do coração.

10. Pode ajudar contra tumores na mama

Um estudo publicado em 2014 na revista Bioscience, Biochemistry and Biotechnology indica que há benefícios na utilização da geleia real para a proteção do organismo contra as células tumorais na mama.

11. Ajuda a acelerar o metabolismo e a perda de peso

A geleia real apresenta todos os oito aminoácidos essenciais para a saúde, que nosso organismo não é capaz de produzir.

Dessa forma, o uso de geleia real pode ajudar na regeneração celular, desenvolvimento muscular, e otimização dos processos hormonais e enzimáticos que ajudam a acelerar e manter saudável nosso metabolismo, contribuindo assim para a perda de peso.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios da geleia real!

geleia real em cápsulas

A forma como é usada pode afetar os benefícios da geleia real. A versão hidrolisada, que é a forma natural, carrega todos os benefícios antioxidantes, porém sua validade é mais curta.

Já a geleia real liofilizada é mais estável e dura mais tempo que a comum nas prateleiras. Isso significa que os benefícios são mantidos, mesmo quando armazenada por mais tempo. O armazenamento dela deve ser feito à temperatura ambiente.

Também existe geleia real na forma líquida, porém o uso de conservantes e aditivos para preservar a integridade do produto pode interferir nas suas propriedades.

Por fim, a geleia real pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, em todas as suas versões.

Como usar a geleia real liofilizada

A geleia real liofilizada pode ser obtida em comprimidos, em cápsulas ou em pó.

A geleia real em comprimidos ou cápsulas deve ser usada de acordo com as instruções do rótulo. Geralmente, é indicado a ingestão de uma cápsula ou comprimido por dia. A dose segura costuma ser de até 1000 miligramas por dia.

Já as versões em pó podem ser usadas em shakes, smoothies ou outras bebidas.

Como usar a geleia real natural

Geralmente, é encontrada na forma congelada fresca, que ajuda a manter suas propriedades por mais tempo. O consumo de meia colher de chá por dia é o suficiente para trazer os benefícios.

O produto pode ser colocado diretamente na boca ou como uma espécie de adoçante em chás ou outras bebidas de sua preferência.

Dicas

Apesar de ser natural, algumas pessoas tiveram reações alérgicas como erupções no rosto, ganho de peso ou desconfortos gastrointestinais ao consumir a geleia real. Assim, pessoas que têm alergia à picada de abelha, por exemplo, não devem usar o produto.

Além disso, a geleia real pode piorar sintomas de asma, afetar a atividade hormonal feminina e potencializar os efeitos de medicamentos redutores do colesterol e de anticoagulantes.

Da mesma maneira, mulheres gestantes ou com doenças relacionadas a problemas hormônais devem evitar o uso da geleia real.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar dos benefícios da geleia real? Já experimentou o produto alguma vez para algum destes propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Benefícios da Geleia Real – como usar e dicas”

  1. Comecei a tomá a geléia rreal faz 2 meis e to cagando mole faz um meis, ciclismo natassão e cuper. quanto mais geleia menos geleia, obrf

  2. Faz muito tempo que consumo a geléia real em creme, já acostumei com o sabor azedinho. Adoro! Meu sistema imunológico melhorou muito. É normal esse sabor azedinho.

  3. Comecei a usar a geleia real e estou com mais energia, e meu sistema imunológico bem melhor!
    Satisfeita com o resultado.

  4. Eu comecei a tomar a geleia real em cápsulas a um mês faz ciclismo treino musculação faço caminhada as cápsulas demoram a agir no corpo, obg.

  5. Estou usando há dois meses, já usei alguns anos , mas agora com 80 anos apesar de uma vida de Exercicios,Thaici Chuan e caminhada ,estava muito cansada,voltei a usar e estou muito bem . animada e mais confiante , e vou mante pra sempre.!!!!!!!!!!!!!

  6. Consumo há uns 3 meses por indicação de um amigo, meu metabolismo melhorou em todos sentidos, me sinto com mais energia, pele acentuada, uma melhor qualidade de vida. Vou consumir por toda vida.

  7. Eu consumo a geléia real a muito tempo em creme embaixo da língua. As cápsulas, eu não sei qto tempo demora pra fazer efeito. E qto tempo devo tomar.

  8. Comprei a geléia natural, mas estranhei pois o sabor não é amargo como tenho lido nos textos e sim azedo. Ela pode estar estragada?

      • Eu consumo a geléia real a muito tempo em creme embaixo da língua. As cápsulas, eu não sei qto tempo demora pra fazer efeito. E qto tempo devo tomar.