A laranja kinkan, ou Citrus japonica, é uma pequena fruta cítrica comestível, com propriedades que podem trazer diversos benefícios para a saúde. Ela é originária da Ásia, e é cultivada tanto pela sua fruta, quanto para fins ornamentais.
Mas, essa fruta exótica não é apenas saborosa: Ela é rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e antioxidantes, que juntos podem contribuir para a manutenção da saúde e a prevenção de uma série de doenças.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta e seus benefícios para a saúde e a boa forma, além de aprender como incluí-la no seu dia a dia.
A laranja kinkan é muito parecida com a laranja comum e, quando fresca, é incrivelmente suculenta. Além disso, ela apresenta uma casca comestível bastante doce, que se contrasta com o azedo da parte interna.
É fácil reconhecer a laranja kinkan, uma vez que ela apresenta uma coloração vibrante, geralmente laranja intenso ou amarelo, e um formato ovalado.
Até o momento, são conhecidos quatro tipos dessa laranja, chamados:
Assim como as outras frutas cítricas, a laranja Kinkan é rica em diversas vitaminas, sendo a principal delas a vitamina C, um excelente antioxidante que apresenta inúmeros benefícios para a saúde.
Mas não é apenas a polpa desta fruta que pode ser consumida: sua casca também é comestível, e é rica em vários nutrientes.
A seguir iremos nos aprofundar em cada um dos benefícios que essa laranja pode trazer para nosso organismo:
A vitamina C presente na laranja kinkan participa dos três estágios de cicatrização dos tecidos, que são:
Mas é importante lembrar que a cicatrização não depende apenas da vitamina C. A ingestão de proteínas, por exemplo, é fundamental para todo o processo de cura de um ferimento.
A laranja kinkan é rica em uma série de antioxidantes, entre eles a luteína e a zeaxantina, além, claro, da vitamina C.
Esses compostos ajudam a combater a ação danosa dos radicais livres, e assim contribuem para a prevenção de certos problemas de saúde, como:
Além disso, os antioxidantes desaceleram o envelhecimento celular, que é causado, em grande parte, pelos efeitos do estresse oxidativo.
Os antioxidantes presentes na laranja kinkan ajudam a evitar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, um problema conhecido como aterosclerose.
Além do mais, as fibras alimentares presentes na fruta, em especial em sua casca, contribuem para a diminuição das taxas de colesterol e triglicérides, uma vez que elas regulam a absorção de gorduras e colesterol durante a digestão.
Assim, o consumo da laranja kinkan pode ajudar a combater e prevenir uma série de doenças cardiovasculares.
Por ser rica em vitamina C, a laranja kinkan contribui para o tratamento e a prevenção da anemia.
Isso ocorre porque a vitamina C facilita a absorção do ferro presente em outros alimentos, o que faz dela um ótimo acompanhamento para o feijão, por exemplo.
Outro benefício da laranja kinkan é a sua capacidade de prevenir e tratar problemas intestinais como a constipação.
Esse efeito se deve à sua grande quantidade de fibras, que ajudam a manter o volume e a hidratação das fezes, e assim mantém o bom funcionamento intestinal.
Os frutos e folhas da laranja kinkan podem funcionar como um expectorante natural, aliviando sintomas de gripes e resfriados.
Além disso, as vitaminas presentes nesta laranja contribuem para o bom funcionamento do sistema imune.
Alguns fitonutrientes da laranja kinkan podem ser ótimos aliados na luta contra a obesidade. Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico PLoS One, realizado com modelos animais.
Nele os pesquisadores descobrirem que o extrato da laranja kinkan reduziu o ganho de peso, os níveis de colesterol LDL e a glicemia.
Assim, mesmo que ainda precisem ser realizados estudos em humanos, a laranja kinkan pode vir a ser um tratamento auxiliar para a obesidade e outras doenças associadas.
Por fim, a laranja kinkan também é rica em ácido cítrico, assim como outros tipos de laranjas e limões.
Esse composto é eliminado na urina, na forma de citrato, o que ajuda a prevenir a formações de cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins.
A laranja Kinkan pode ser consumida de diversas formas:
A laranja kinkan pode ser mantida em temperatura ambiente, mas se o objetivo for aumentar a duração, o ideal é armazená-la em geladeira.
Entretanto, algumas receitas com a laranja kinkan podem ser congeladas, como é o caso da compota. A preparação é bem simples, como você verá a seguir:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Veja Todos Comentários
Boa tarde!
Acabei de conhecer e provar a fruta kinkan, gostei do sabor e vendo os benefícios, vou incluir na alimentação.
Na região sul do país (R.S, S.C, P.R) usamos muito pra fazer licores ou consumir in natura.