Benefícios da Manga – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 08/07/2020

Boa para a visão, ajuda a controlar o colesterol e aliada do sistema imunológico: conheça os benefícios da manga e saiba como usar!

No Brasil temos aproximadamente 10 variedades diferentes. Dentre as mais famosas estão a tommy atkins, a rosa, a espada, a haden, a palmer e a bourbon. Uma porção de 100 gramas de manga fornece aproximadamente entre 50 a 70 calorias, com aproximadamente 13 gramas de carboidratos, 1 grama de proteínas e sem quantidade significativa de gordura.

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, a manga é um alimento versátil e um excelente substituto de refeições intermediárias, dando saciedade com poucas calorias. Ajuda a atingir os níveis diários necessários de micronutrientes e dá mais sabor à dieta. Aproveite e veja as calorias da manga – tipos, porções e mais dicas.

Para que serve a manga?

Estudos e análises nos sugerem quais são os benefícios da manga. Confira para que serve a fruta:

  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Auxílio à prevenção do câncer;
  • Auxílio ao controle do açúcar no sangue;
  • Saúde da visão;
  • Auxílio ao controle do colesterol;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Auxílio à regulação intestinal;
  • Fonte de vitaminas e minerais essenciais;
  • Saúde da pele;
  • Fonte de antioxidantes.

Benefícios da manga: saiba como usar!

Uma manga média pesa em torno de 300 a 400 gramas, por isso uma boa dica é cortar e medir a quantidade por xícaras – assim você consegue ter uma ideia melhor de quanto está ingerindo.

Uma xícara de manga picada terá em torno de 150 gramas. Até porque comer uma manga inteira resultará em um consumo expressivo de calorias e carboidratos.

Além de comer a fruta in natura, você pode fazer preparações saudáveis com o alimento, como as saladas light de manga, os bolos fit de manga e até receitas light com casca de manga. Ainda existem diversos pratos, como doces, geleias e chutney de manga, sucos, salada de frutas e de verduras ou ainda servida acompanhada com iogurte, mel, dentre tantas outras possibilidades.

Uma dica importante: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras e alguns dos importantes benefícios da manga estão relacionados à quantidade de fibras da mesma.

Se você desejar acelerar o amadurecimento de uma manga, basta embrulhá-la em papel junto com uma outra manga já madura e observar até que chegue no ponto ideal.

Saiba como escolher a manga

  • Cheiro: Quando está madura, a manga tem um cheiro adocicado, porém se o cheiro for de produto fermentado, isso indica que ela já passou do ponto;
  • Casca: Escolha uma manga com a casca firme, mas ligeiramente macia ao ser apertada suavemente. Quando apertada, a casca não pode romper, se isso ocorrer ela já estará madura demais;
  • Cor: A cor da casca também indica se a manga está no ponto certo para ser consumida. Ela deve ter começado a mudar da cor verde para o amarelo ou vermelho, mas houver muitas manchas pretas, significa que ela já amadureceu muito;
  • De olho na procedência: Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países – o composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.

Cuidados

Pessoas que têm alergia ao látex podem apresentar reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.

Quer saber mais sobre os benefícios da manga? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos os benefícios da manga? Com que frequência você costuma consumir esta fruta, e de que maneiras? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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65 comentários em “Benefícios da Manga – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Fiquei surpresa do tamanho benefício contido na fruta manga. Ultimamente tenho consumido muito e fico preocupada em adquirir peso.Quando consumo a fruta, no mínimo 3 unidades, confesso wue a vontade é de chupar uma cinco. Agira se tomo o suco, sai de perto, é muito gostoso,se deixar tomo uma jarra! Confesso, tenho que me controlar, Tudo demais é veneno!

  2. A manga e muito usada na Ásia, por formar um gel no sangue, impedindo a desidratação.
    Excelente para enfrentar dias de altas temperatura onde bebemos pouco liquido.

  3. Vale ressaltar que a manga é um complemento de uma alimentação balanceada e saudável, gosto muito de manga acompanhada ao almoço, é também em intervalos da tarde e tambem no jantar. 😋

  4. Uma das minhas frutas favoritas, agora mesmo acabei de consumir duas, todos os dias se possível fazemos o consumo de manga nas refeições ou antes ou depois.😋

  5. Bom dia!
    Muito Legal o artigo
    Gostaria de saber os benefícios da manga Verde ou devez.
    Atualmente estou fazendo suco de manga devez e estou gostando.
    Aguardo.
    Abraço.

  6. Eu gosto muito de manga, e já costumava consumir, numa frequência média. Realmente não sabia de todos esses benefícios,agora irei incluir na minha dieta com maior freqüência.