Benefícios da massagem terapêutica para a saúde

Especialista da área:
atualizado em 03/03/2021

Você sabia que a massagem terapêutica é uma terapia complementar para o tratamento de várias doenças? Conheça então os benefícios da massagem terapêutica para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

A massagem terapêutica ou massoterapia é um tipo de massagem que traz benefícios terapêuticos. Ou seja, ela pode colaborar com o tratamento de várias doenças.

Aliás, aproveite para conferir como fazer uma automassagem em casa.

De fato, os efeitos da massagem sempre foram relaxantes e promovem o alívio do estresse. Mas, atualmente os especialistas acreditam que a manipulação do corpo por meio da massagem também pode gerar efeitos fisiológicos.

Por exemplo, a redução da dor na nuca, causada por tensão muscular.

Em resumo, a massagem terapêutica consiste no ato de massagear e pressionar os tecidos moles do corpo usando principalmente as mãos – mas também os antebraços, cotovelos, joelhos e pés.

Principalmente quando feita por um profissional, as manobras têm um efeito físico e emocional extremamente benéfico para a saúde.

Benefícios da massagem terapêutica

massoterapia nos pés

Certamente, é essencial que você busque um profissional qualificado para fazer a massagem terapêutica – como um massagista ou um quiropraxista, por exemplo. Dito isto, veja então os benefícios que você pode conquistar para a sua saúde através da massoterapia.

1. Redução do estresse 

Quando se fala em massagem, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a sensação de relaxamento. Não é à toa que o primeiro benefício da massoterapia é a redução do estresse.

Veja também os sinais que indicam que seu estresse está muito alto e que você precisa buscar um tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

A massagem terapêutica pode aliviar tanto o estresse físico quanto o estresse psicológico. De fato, a massagem pode elevar a liberação de endorfinas e hormônios que geram prazer.

Por outro lado, ocorre uma redução dos níveis de cortisol que atuam diretamente nos níveis de estresse.

2. Alívio de dores

As dores causadas por tensão muscular podem ser aliviadas com a massagem terapêutica.

Além disso, a rigidez articular também pode melhorar depois de algumas sessões de massoterapia. Por isso, quem sofre de artrite também pode usar a massagem terapêutica como terapia complementar ao tratamento da doença.

Às vezes, a massagem pode doer um pouco dependendo da pressão aplicada e do tipo de técnica utilizada – que pode envolver a liberação miofascial, por exemplo.

Mas. ainda assim, o resultado vale a pena, já que até mesmo casos de lombalgia crônica e lesões esportivas melhoram com a massagem terapêutica.

3. Melhoria do sono

Massagear o corpo ajuda a dormir melhor e a ter um sono mais profundo. De fato, a massagem ajuda a desacelerar o sistema nervoso, contribuindo com o sono. Aliás, usar óleos essenciais é uma boa ideia para relaxar ainda mais.

Além de relaxar, a massagem pode contribuir para o aumento dos níveis de serotonina – hormônio importante para o bem-estar e para a regulação do sono.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Estímulo à eliminação de toxinas

A massoterapia estimula o sistema linfático a funcionar melhor. Isso significa que a eliminação de toxinas se torna mais eficaz depois de uma boa massagem.

Além disso, é provável que a sua pele fique mais bonita e saudável depois de fazer algumas visitas ao massoterapeuta.

5. Melhoria da circulação sanguínea

A circulação sanguínea tende a melhorar logo após uma massagem. Como resultado, mais sangue e mais nutrientes circulam pelo corpo – nutrindo todos os nossos órgãos.

Além de melhorar a distribuição de nutrientes, isso também ajuda na cicatrização de feridas e lesões.

6. Diminuição da ansiedade

De acordo com um estudo de 2016 da revista Journal of Clinical Psychiatry, a massagem pode reduzir sintomas ansiosos.

Segundo os especialistas, a ansiedade ocorre quando o sistema nervoso parassimpático está em alerta – que é aquela responsável pela resposta de “lutar ou fugir”. Por outro lado, a massagem terapêutica pode aumentar a resposta do sistema nervoso simpático – que ajuda a controlar a ansiedade.

Além do mais, a massagem relaxa e ajuda a reduzir o estado de alerta do corpo e da mente.

Vale a pena investir na massagem terapêutica?

massagem nas costas

Quem sofre de dores crônicas ou problemas de saúde que limitam os movimentos pode se beneficiar muito da massoterapia.

É claro que os benefícios vão depender da condição a ser tratada, do tratamento em curso e da quantidade de sessões de massagem.

A massoterapia isolada pode não resolver todos os seus problemas. Mas, em conjunto com o tratamento indicado por um médico, a massagem pode melhorar muito a qualidade de vida.

Fontes e Referências Adicionais

Já teve a oportunidade de experimentar a massagem terapêutica? Acha que esse tipo de terapia traz bons resultados? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário