8 sinais que seu estresse já passou dos limites

Especialista:
atualizado em 28/08/2020

Se em um período de normalidade já existem várias situações que podem estressar uma pessoa, em um contexto de pandemia do novo coronavírus, os níveis de estresse podem passar dos limites

Isso porque envolve preocupação em proteger-se contra o vírus, medo do que o novo coronavírus pode causar no organismo e apreensão pela crise econômica gerada pela pandemia. Mas como saber se o meu estresse já passou da conta?

Bem, a lista a seguir, que apresenta 8 sinais que o corpo dá quando o estresse passou dos limites, nos ajuda a ter uma noção. Dê uma conferida:

1. Dores de cabeça

Isso inclui não somente o aumento da frequência das dores, mas pode envolver também um tempo maior de duração das dores de cabeça: algumas pessoas chegam a ficar dois ou três dias sofrendo com dores. Pode haver ainda um aumento da enxaqueca.

2. Dor crônica

É aquela dor que não se sabe de onde vem – ela pode atingir as costas ou os quadris e trazer consigo uma indisposição física. O sintoma pode ter uma associação com o estresse porque pode estar relacionado ao aumento do cortisol, que é o hormônio do estresse.

3. Alterações no apetite

O estresse além da conta pode fazer com que algumas pessoas sintam uma vontade muito maior de comer, ficar beliscando e consumir guloseimas. Entretanto, ele também pode fazer com que outras percam o apetite.

4. Ficar doente com mais frequência

Este sinal também envolve ter mais dificuldade e/ou demorar mais tempo para se recuperar quando fica doente, mesmo com um simples resfriado.

Isso pode acontecer quando os níveis de estresse passaram dos limites porque o excesso de estresse pode provocar uma baixa no sistema imunológico.

5. Problemas para dormir e baixa energia

O cortisol, que é o hormônio do estresse, pode prejudicar a qualidade do sono e a quantidade de horas dormidas ao longo da noite, o que normalmente deixa a pessoa cansada e com menos energia durante o dia seguinte.

Dormir bem é uma questão de saúde em qualquer momento, mas é especialmente importante neste período de pandemia da COVID-19. Entenda a relação entre a qualidade do sono e o surto de coronavírus.

6. Diminuição da libido

A redução da libido é outro sintoma ao qual você deve estar atento porque muitas das pessoas que se encontram estressadas experimentam uma diminuição no desejo sexual.

7. Acne

Alguns estudos apontaram que quanto mais estressada uma pessoa fica, mais ela leva suas mãos à cabeça e aos olhos. Mas o que isso tem a ver com a acne?

Levar as mãos mais vezes ao rosto traz mais contaminação por bactérias, um dos principais fatores que podem estar por trás do desenvolvimento da acne.

Além disso, hormônios que são secretados durante um período de estresse podem aumentar a produção de acne e agravar a questão para quem já tem alguma predisposição neste sentido. Entenda melhor como o estresse causa espinha.

8. Suor excessivo

Pessoas que se encontram muito estressadas tendem a suar mais e o odor desse suor não é dos mais agradáveis.

Acho que estou muito estressado. E agora?

Identificou-se com um ou mais dos sintomas mencionados na lista e acredita que o seu estresse passou dos limites? Então, você pode experimentar algumas estratégias para aliviar o estresse.

Caso nenhuma delas funcione, entre em contato com um psicólogo para entender melhor o seu quadro e encontrar um tratamento mais completo para ele.

Também vale a pena conversar com o médico porque embora os sintomas da lista possam estar associados ao estresse, eles também podem ser sinais de outros problemas de saúde que requerem tratamento.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista falando mais sobre esses sinais perigosos de que seu estresse passou dos limites:

Fontes e Referências Adicionais:

Você acredita que o seu estresse tem passado dos limites, principalmente durante esse período de pandemia da COVID-19? Quais destes sinais tem percebido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário