Surpreendentes benefícios da sauna para saúde e boa forma!

Especialista:
atualizado em 24/09/2020

Combate ao estresse, melhoria do sono e desobstrução das vias respiratórias: conheça os benefícios da sauna para saúde e boa forma!

Com diversos benefícios para a saúde, a sauna tornou-se uma forma natural de ajudar a tratar uma variedade de condições médicas em maior ou menor grau.

Sabe-se que uma sessão de sauna aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes dos órgãos, especialmente a pele. As saunas fazem o corpo aquecer da mesma forma que ocorre quando o corpo se encontra em estado febril, ajudando-o a se curar por conta própria.

Alguns dos benefícios da sauna mais gerais são sua capacidade de limpar a pele em profundidade, aumentar a circulação do corpo e aliviar dor muscular, por exemplo.

Além disso, ela contribui para relaxar músculos do rosto, melhorando o aspecto geral da pele, removendo impurezas e oleosidade do rosto.

O suor em uma sauna a vapor contém cerca de 97% de água, enquanto o suor do infravermelho pode ser ainda melhor, pois contém apenas 80% de água e 20% de toxinas, sendo assim, pode-se eliminar mais resíduos.

Benefícios da sauna: para que serve?

Não importa o quão saudável a dieta ou estilo de vida de uma pessoa seja, o corpo ainda assim contém traços de centenas, se não milhares, de produtos químicos presentes no ambiente que interferem na comida, água e ar que ingerimos.

Uma maneira de se livrar das toxinas armazenadas é através do suor. A sudorese mobiliza toxinas armazenadas no tecido do corpo e ajuda a eliminar. Por isso que um dos benefícios da sauna mais importantes é aprimorar o processo natural de sudorese.

No entanto, os benefícios da sauna se estendem para além da eliminação de toxinas. Sabe-se que ela também é fundamental para o coração. Sessões de saunas têm efeitos semelhantes ao exercício leve.

O coração recebe um treino suave, à medida que o calor da sauna dilata os vasos capilares e melhora a circulação sanguínea.

Vários pesquisadores corroboram os benefícios da sauna na eliminação de cargas tóxicas do corpo e outros benefícios. Conheça uma lista com outros benefícios e para que serve a atividade:

  • Limpa os poros e hidrata a pele;
  • Alívio de dores reumáticas e na coluna;
  • Combate ao estresse;
  • Combate à pressão alta;
  • Melhora do sono;
  • Relaxamento dos músculos faciais e corporal;
  • Previne a flacidez da pele;
  • Desobstrução das vias respiratórias;
  • Por isso, combate doenças respiratórias como asma, bronquite, gripes e sinusite;
  • Sensação de serenidade e bem estar;
  • Redução da fadiga crônica.

Tipos de sauna

Sauna
  • Sauna seca: Umidade de aproximadamente 20%. Temperatura pode chegar aos 70º C;
  • Sauna úmida ou a vapor: Umidade de 100%. Temperatura fica entre 35º C a 50º C;
  • Sauna infravermelha: Em vez de aquecer a pele para liberar água, ela aquece o corpo usando temperaturas mais baixas. Este processo de tratamento atua no núcleo do corpo, produzindo bastante suor.

Cuidados e contraindicações: como aproveitar!

Para aproveitar os benefícios da sauna com segurança, é preciso ter em mente a necessidade de se manter hidratado. Deve-se beber muita água em uma sessão de sauna, pois a transpiração pode resultar em uma grande quantidade de perda de água.

Sem a devida reposição de água, há o risco de desenvolver uma desidratação e de sofrer fadiga ou uma interrupção de ritmos cardíacos normais, por exemplo. Além disso, sessões de sauna de mais 15 minutos não devem ser realizadas mais de três vezes ao dia.

Quem sentir-se fraco ou com náusea não deve permanecer em uma sauna e quem usa remédios precisas consultar o médico para saber se pode usar a sauna.

Além disso, a sauna é contraindicada para grávidas e crianças muitos pequenas. Pessoas com pressão baixa, diabetes ou problemas cardíacos também devem evitar fazer sauna. Ir a uma sauna pode ser perigoso ainda para quem tem problemas renais ou histórico de desmaios.

Ao perder muito suor na sauna, perde-se muitos eletrólitos do corpo, como sódio, potássio, magnésio e cálcio, por exemplo, que precisam ser substituídos para manter o sistema elétrico do coração saudável e funcionando normalmente.

Por fim, a ingestão do álcool seguida da exposição a uma sauna quente e seca pode ser uma combinação perigosa e levar à escassez de fluidos, baixa da pressão arterial e queda de eletrólitos do organismo.

Você já imaginava todos esses benefícios da sauna para a saúde e boa forma? Tem o costume de fazer sauna com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

10 comentários em “Surpreendentes benefícios da sauna para saúde e boa forma!”

  1. É, vou experimentar, tenho 73, mas uma saúde regular, vamos ver o que vai acontecer, vou começar com uma secção de 15 minutos, por semana.

  2. Muito interessante, o médico me recomendou sauna, por causa de dor crônica, isto há muito tempo atrás, eu sempre fiz..mas não conhecia todos os benefícios… sempre tive uma pele excelente !

  3. quantas vezes por dia posso tomar sauna, e quanto tempo devo ficar na sauna, eu tenho 54 anos tem que ter horario e tempo especivico , a sauna domestica é recomendavel para uso desentoxicação

  4. Muito interessante, eu sempre fui a sauna mas nunca pesquisei para que servia… agora com essa noticia vou continuar frequentando, obg…