Benefícios do Chá de Guaco – Para Que Serve e Dicas

Especialista:
atualizado em 08/07/2020

Analgésico, auxílio no tratamento de problemas respiratórios e alívio de dores reumáticas: conheça os benefícios do chá de guaco e saiba como fazer!

O guaco é uma planta medicinal utilizada contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite e outras doenças. Conheça outros chás para tosse conhecidos por seus bons efeitos. Além disso, as folhas maceradas (amassadas ou esmagadas) da planta medicinal são utilizadas há bastante tempo pelos índios em um cataplasma como forma de tratar picadas de cobra.

Enquanto um estudo do ano de 2006 não indicou nenhuma ação da erva contra as picadas da cobra Bothrops asper, uma espécie de serpente, outros dois experimentos identificaram que o extrato de guaco pode agir contra a picada desta mesma cobra.

Ao fazer um chá dessa planta, utilizamos suas folhas e é exatamente isso que você precisa saber. Aprenda como fazer chá de guaco para ter os melhores resultados.

Para que serve o chá de guaco?

Análises e pesquisas da planta e a medicina popular têm sugerido quais podem ser os benefícios do chá de guaco. Conheça para que serve a bebida:

  • Auxílio ao tratamento de problemas respiratórios;
  • Alívio da tosse;
  • Combate ao inchaço;
  • Ação antiespasmódica;
  • Ação analgésica;
  • Auxílio ao tratamento da artrite;
  • Auxílio à melhoria de inflamações intestinais;
  • Auxílio ao tratamento de úlceras;
  • Alívio de dores reumáticas;
  • Alívio de neuralgias;
  • Alívio de coceiras;
  • Auxílio ao tratamento de feridas;
  • Diarreias e cólicas.

Benefícios do chá de guaco: saiba como fazer!

Além dos chás e do cataplasma, a planta medicinal também pode ser utilizada no preparo de xarope de guaco caseiro, cremes e pomadas. Abaixo você encontra as instruções de como fazer chá de guaco.

Ingredientes:

  • 4 a 6 folhas de guaco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela para ferver. Acrescentar as folhas de guaco;
  2. Tampar a panela, desligar o fogo e deixar amornar. Coar o chá e consumir em seguida.

Contraindicações e efeitos colaterais

A bebida não pode ser consumida por pessoas que sofrem com doenças no fígado, que têm pressão alta, indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, mulheres grávidas, crianças com menos de um ano de idade e quem possui problemas de coagulação.

Pessoas com alergia à cumarina, uma substância presente na erva, também devem manter-se longe do chá de guaco. A erva pode fazer com que essas pessoas experimentem agravamento nos quadros de tosse e falta de ar.

Quem não faz parte desses grupos também deve tomar cuidado ao ingerir o chá de guaco, sem exagerar na quantidade de consumo, porque ela pode trazer efeitos colaterais como hemorragia, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos, hipertensão e diarreia. Seu uso prolongado também está associado ao surgimento de hemorragia.

Por medidas de precaução, quem faz uso de qualquer tipo de medicamento deve consultar o seu médico para saber se não existe o risco de alguma interação perigosa entre o remédio em questão e o chá de guaco.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o chá de guaco? O que achou de seus benefícios para a saúde? Pretende adicioná-lo à sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (183 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

22 comentários em “Benefícios do Chá de Guaco – Para Que Serve e Dicas”

  1. muito bom mas para mim não serve pois sou hipertenso mais para minha esposa é otimo ela te asma e quando ataca ela toma o chã

  2. Quero receber mais dicas de saúde estou com vários prolbrema de saúde como inframacao nos ossos forte dores na coluna Mideixando móvel sem poder andar por falta das forças das pernas

    • Para esse problema você pode tomar pilulas de extrato de moreira pecan composta. Toma 2 capsulas por dia, por 30 dias.

    • A bebida não pode ser consumida por pessoas que sofrem com doenças no fígado, que têm hipertensão, indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, mulheres grávidas, crianças com menos de um ano de idade e quem possui problemas de coagulação.

    • oi boa tarde gostaria de saber eu tenho gordura no fígado eu posso tomar o chá de guaco ou não posso me diz aí

      • Amigo toma pilula de alcachofra! E chá de Carqueja e Boldo do Chile estão me ajudando. Também estou com o mesmo problema!

        • Um ótimo tratamento para gordura no fígado é liquidificar jiló e limão em um copo com água. Coar e beber