Chá de guaco – Para que serve, benefícios e dicas

Especialista:
atualizado em 21/10/2020

Analgésico, auxilia no tratamento de problemas respiratórios e alivia de dores reumáticas: conheça os benefícios do chá de guaco e saiba como fazer!

O guaco é uma planta medicinal utilizada contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite e outras doenças. Abaixo, você aprenderá todos os benefícios do chá de guaco e as principais propriedades desse remédio natural.

Chá de guaco

O que é e propriedades

Também conhecido pelos nomes de erva de serpentes, cipó-catinga, erva de cobra, erva de bruxa, erva-cobre e guaco-do-cheiro. O guaco é uma planta medicinal original da América do Sul e presente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A planta lembra uma trepadeira e pode chegar até 3 metros de altura. Tem ramos vistosos, flores pequenas com aroma que lembra baunilha. Ao fazer um chá dessa planta utilizamos suas folhas, e você verá mais adiante uma receita de como prepara-lo.

O chá de guaco pode ser útil se você está com tosse prolongada e não quer recorrer aos fármacos, além de aliviar problemas respiratório e dores de garganta. Essa planta também pode ser utilizada para aliviar inchaços.

Benefícios do chá de guaco: Para que serve?

As folhas da planta servem para fazer um chá, que pode trazer diversos benefícios. Vamos descobrir quais são?

1. Auxílio ao tratamento da bronquite e outros problemas respiratórios

A bronquite é caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, chiado no peito, fadiga, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.

O chá dessa planta medicinal auxilia no tratamento da bronquite, pois possui substâncias broncodilatadoras, ou seja, substâncias que causam relaxamento do músculo bronquial e aumentam a passagem de ar.

Além disso, por conta de suas propriedades expectorantes e supressoras da tosse, o chá de guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia (inflamação dos tecidos dos pulmões), resfriados, gripe e dor de garganta.

E também o guaco contribui com o alívio da asma e da tosse prolongada após um quadro de gripe, por conta da substância cumarina, presente nele.

2. Benefícios do chá de guaco no combate ao inchaço

O guaco é uma erva dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular a transpiração, levando a eliminação do excesso de líquido do corpo, que fica retido nos tecidos, e assim, ajuda a eliminar o inchaço.

3. Possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas

Dentre os benefícios do chá de guaco, ao lado de sua ação anti-inflamatória, estão suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas. Isso significa, por exemplo, que o chá de guaco pode evitar espasmos e aliviar as dores.

Essas propriedades do guaco fazem com que o chá obtido a partir planta medicinal sirva para tratamento da artrite, alívio das dores reumáticas, alívio de cólicas, tratamento de úlceras e combate as inflamações intestinais que causam diarreia.

4. Tratamento de problemas na pele

As folhas maceradas (amassadas ou esmagadas) da planta medicinal são famosas, há bastante tempo, como forma de tratar picadas de cobra.

Nos casos de problemas na pele, recomenda-se a aplicação das folhas no local afetado (cataplasma). Mas é sempre bom consultar o seu dermatologista para verificar qual a melhor forma de utilizá-las em relação ao seu problema em particular.

A planta medicinal é indicada para:

  • Amenizar os sintomas da eczema (infecção aguda ou crônica da pele, que apresenta sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão);
  • Amenizar coceiras;
  • Tratar feridas.

Além dos chás e do cataplasma, a planta medicinal também serve para o preparo de xarope de guaco caseiro, cremes e pomadas.

Receita para aproveitar os benefícios do chá de guaco

Ingredientes:
  • 4 a 6 folhas de guaco;
  • 1 xícara (240 ml) de água fervente.
Modo de preparo:
  1. Coloque a água dentro de uma panela para ferver. Acrescente as folhas de guaco;
  2. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe amornar, em seguida, coe o chá e consuma em até 6 horas após o preparo.

Contraindicações

Por medidas de precaução, quem faz uso de qualquer tipo de medicamento deve consultar o seu médico para saber se existe o risco de interação entre o remédio e o chá de guaco.

Pessoas com alergia à cumarina, uma substância presente na erva, também não devem tomar chá de guaco, pois a erva pode piorar os quadros de tosse e falta de ar.

A bebida não é indicada para pessoas com doenças no fígado, hipertensão, por indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, mulheres grávidas, crianças com menos de um ano de idade e quem possui problemas de coagulação.

O consumo em excesso também deve ser evitado, pois a planta pode trazer efeitos colaterais como hemorragia, aumento dos batimentos cardíacos, vômitos, pressão alta e diarreia. Seu uso prolongado também está associado ao surgimento de hemorragia.

Além disso, é importante saber que o chá de guaco serve como auxiliar em tratamentos, mas não substitui o acompanhamento médico, assim como o tratamento recomendado pelo profissional de saúde.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia o chá de guaco? O que achou de seus benefícios para a saúde? Pretende adicioná-lo à sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (184 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

22 comentários em “Chá de guaco – Para que serve, benefícios e dicas”

  1. muito bom mas para mim não serve pois sou hipertenso mais para minha esposa é otimo ela te asma e quando ataca ela toma o chã

  2. Quero receber mais dicas de saúde estou com vários prolbrema de saúde como inframacao nos ossos forte dores na coluna Mideixando móvel sem poder andar por falta das forças das pernas

    • Para esse problema você pode tomar pilulas de extrato de moreira pecan composta. Toma 2 capsulas por dia, por 30 dias.

    • A bebida não pode ser consumida por pessoas que sofrem com doenças no fígado, que têm hipertensão, indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, mulheres grávidas, crianças com menos de um ano de idade e quem possui problemas de coagulação.

    • oi boa tarde gostaria de saber eu tenho gordura no fígado eu posso tomar o chá de guaco ou não posso me diz aí

      • Amigo toma pilula de alcachofra! E chá de Carqueja e Boldo do Chile estão me ajudando. Também estou com o mesmo problema!

        • Um ótimo tratamento para gordura no fígado é liquidificar jiló e limão em um copo com água. Coar e beber