Chá de Oliveira – Para que serve e como fazer!

Especialista:
atualizado em 27/10/2020

Além das deliciosas azeitonas, as oliveiras também nos deram outro grande presente: suas folhas, que trazem inúmeros benefícios para a saúde, e que podem ser obtidos através do consumo do chá de oliveira.

Utilizadas na forma de extrato e mais popularmente como chá, as folhas de oliveira podem auxiliar na perda de peso, diminuição do colesterol, melhora da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico.

Confira abaixo os benefícios do chá de oliveira para a saúde.

Chá de oliveira
Chá de oliveira

Benefícios do chá de oliveira

O chá de oliveira se tornou popular nos últimos anos graças ao seu potencial efeito emagrecedor. Mas este não é o único benefício da bebida, que é rica em antioxidantes como a oleuropeína, maior responsável pelos efeitos deste chá. 

Vamos agora explicar um por um os benefícios deste chá.

É rico em antioxidantes

Diversos estudos, dentre eles um estudo brasileiro de 2014, mostraram que as folhas utilizadas na preparação do chá de oliveira são ricas em compostos antioxidantes, que trazem vários benefícios para a saúde, como:

  • Melhoram a saúde da pele: Diversos estudos, dentre eles esta publicação de 2019, mostram que antioxidantes, como o resveratrol, protegem o corpo da ação dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce, e até proporcionando um rejuvenescimento facial;
  • Mantém o bom funcionamento do sistema imunológico: Ajudam a manter o funcionamento correto do sistema imunológico, além de ter ação anti-inflamatória;
  • Ajudam a prevenir o câncer: A ação dos antioxidantes protege as células dos danos causados pelos radicais livres, tornando o chá de oliveira um importante aliado na prevenção do câncer.

Aumento da sensibilidade à insulina e redução da gordura abdominal

Como o chá de oliveira é rico em compostos conhecidos como polifenóis, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, o chá de oliveira reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo do açúcar, evidenciando a atuação da folha de oliveira no controle da glicemia sanguínea, conforme publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Protege o coração

  • Ajuda a controlar a pressão: As substâncias presentes no chá de oliveira, principalmente a oleuropeína, estimulam a circulação e relaxam as artérias, o que leva a diminuição na pressão arterial.
  • Diminui o Colesterol: Outro benefício da oleuropeína é a redução dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo assim a formação das placas de gordura nas artérias.

Por seus efeitos na redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol, de gordura abdominal e da inflamação, o chá de oliveira diminui o risco de complicações cardíacas.

Protege o Fígado

Outro benefício do chá de oliveira conforme publicado neste estudo, é a proteção do fígado. As substâncias presentes na folha da oliveira diminuem a inflamação e impedem que o fígado acumule gordura.

Combate a Osteoporose

Em um estudo publicado recentemente na revista “Osteoporosis International” pesquisadores demonstraram que a oleuropeína presente nas folhas de oliveira foi capaz de estimular tanto um aumento do número quanto da atividade das células ósseas (osteoblastos), fortalecendo assim os ossos.

É um diurético natural

Alguns estudos têm mostrado que a oleuropeína é um diurético natural. Então, o consumo regular de chá de oliveira pode ajudar a diminuir o inchaço e a retenção de líquido, importante na perda de peso e redução de medidas.

Como Preparar o Chá de Oliveira

  • Coloque um litro de água para ferver em uma panela;
  • Assim que começar a ferver, tire do fogo;
  • Adicione 3 colheres de sopa de folhas de oliveira;
  • Deixe a mistura esfriar e coe;
  • De preferência, não use adoçantes ou açúcar;
  • Para variar o sabor do chá, você pode acrescentar folhas de hortelã, cascas de abacaxi, canela ou gengibre.

Como tomar o chá de oliveira?

O chá de oliveira deve ser consumido com moderação, em pequenas porções durante o dia. E o ideal é incluí-lo na dieta, de forma a prevenir os problemas de saúde, e não apenas para tratá-los.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios do chá de oliveira para a boa forma e saúde? Já o experimentou alguma vez? Pretende consumi-lo com mais frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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103 comentários em “Chá de Oliveira – Para que serve e como fazer!”

  1. Quero fazer uso das folhas da Oliveira moro em MG na cidade de Nova lima onde posso encontrar pra comprar

  2. Olá, sou hipertenso e diabético. Pretendo fazer uso do extrato pois pra mim é mais viável. Viajo muito a trabalho e o chá fica complicado pra transportar. Espero ter bons resultados.