Bicarbonato com Limão Emagrece? Traz Benefícios? Para Que Serve? Faz Mal?

A combinação de bicarbonato com limão tem se tornado um remédio caseiro bastante popular. Os relatos de quem testa a mistura afirmam que ela traz benefícios variados e que pode melhorar a saúde da pele, aliviar problemas digestivos, ajudar a clarear os dentes e até contribuir para a perda de peso. Você descobrirá a seguir se tomar bicarbonato com limão emagrece mesmo, se a solução faz mal e para que serve exatamente.

Além do bicarbonato com limão, existem outras bebidas rápidas que envolvem o limão, tem se tornado populares e são ingeridas com o intuito de perder peso, como é o caso do chá de gengibre com limão e a água com limão. Não deixe de conferir e aproveitar esses benefícios.

Muitos estudos têm analisado os benefícios do bicarbonato de sódio e do limão, mas são poucas as pesquisas que avaliam os mesmos benefícios quando ambos são misturados.

Com base no que se sabe até hoje sobre o limão e o bicarbonato, será discutido aqui se tomar bicarbonato com limão emagrece e se o uso da mistura traz benefícios para a saúde ou se, de alguma forma, a solução faz mal para o organismo.

Bicarbonato de Sódio e Limão

O pH do bicarbonato de sódio é em torno de 8,3 (pH considerado alcalino por ser maior que 7) enquanto que o suco de limão apresenta um valor de pH próximo de 3 (pH considerado ácido por ser menor que 7). Isso significa que a junção de ambos gera uma solução aproximadamente neutra já que a acidez do ácido cítrico presente no limão é neutralizada pela alcalinidade do bicarbonato.

Para Que Serve

O bicarbonato com limão pode servir para as mais diversas aplicações. Na limpeza da casa, por exemplo, a mistura de bicarbonato com limão é uma ótima solução para tirar manchas difíceis de superfícies e até para desentupir o ralo da pia.

Na saúde, os estudos não são conclusivos, mas acredita-se que a mistura pode ajudar a aliviar problemas gastrointestinais além de ajudar a clarear os dentes, a tratar manchas e acne na pele, a melhorar a digestão e a deixar a pele mais bonita.

Vamos conhecer a seguir com mais detalhes quais são os possíveis usos do bicarbonato com limão.

Bicarbonato com Limão Traz Benefícios?

O bicarbonato com limão pode trazer alguns benefícios para a saúde e alguns deles são listados a seguir.

– Alívio de desconfortos gastrointestinais

Ácido estomacal em excesso pode causar vários sintomas desagradáveis, incluindo a indigestão, a azia, a náusea e o vômito.

O uso de bicarbonato de sódio com limão pode combater o excesso de ácido estomacal e ajudar a aliviar desconfortos gastrointestinais.

Existem inclusive alguns antiácidos de venda livre que contêm bicarbonato de sódio e ácido cítrico em sua composição.

Quando ambos se encontram, o ácido cítrico reage com o bicarbonato de sódio produzindo uma solução tampão conhecida como citrato de sódio. Uma solução tampão é – por definição química – uma solução que evita mudanças drásticas de pH. Dessa forma, a ingestão de bicarbonato com limão pode ajudar a estabilizar o pH estomacal.

O grande desafio é misturar as proporções corretas de bicarbonato de sódio e limão para que a reação de neutralização entre eles seja completa. Isso porque a ingestão de uma solução com bicarbonato em excesso pode causar efeitos adversos como gases e diarreia. Já o excesso de limão pode causar refluxo ácido e piorar os sintomas observados.

– Saúde da pele

Segundo dados publicados em 2019 no periódico científico Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, a pele apresenta um pH levemente ácido de 5,7.

Dessa forma, produtos muito alcalinos como o bicarbonato de sódio podem aumentar o pH natural da pele e prejudicar a barreira da pele, podendo ocasionar ressecamento ou excesso de oleosidade e surgimento de acne.

O limão, por sua vez, pode ser benéfico devido à presença de ácido cítrico e vitamina C. Mas as células da pele tendem a repelir moléculas solúveis em água como a vitamina C, o que sugere que pouca vitamina C é capaz de penetrar na pele dessa maneira. Além disso, o ácido do limão pode reduzir o pH normal da pele, o que pode deitar a pele mais suscetível à irritação, à hiperpigmentação e à radiação da luz ultravioleta do sol.

Se a mistura de limão com bicarbonato for neutra, provavelmente os problemas mencionados acima serão eliminados. Além do mais, a combinação da abrasividade do bicarbonato com o poder do limão de clarear a pele e remover manchas poderia resultar em um ótimo esfoliante caseiro. Mas é muito difícil garantir a neutralidade da mistura feita em casa sem o menor controle de pH.

– Clareamento dos dentes e saúde bucal

Muitos cremes dentais contêm bicarbonato de sódio como um de seus ingredientes por causa das propriedades bactericidas e abrasivas do composto que ajudam a remover a placa bacteriana. De acordo com um estudo de revisão publicado em 2017 no Journal of the American Dental Association, o bicarbonato pode eliminar manchas superficiais nos dentes com segurança e eficácia.

Alguns estudos escassos sugerem que adicionar suco de limão ao bicarbonato pode aumentar os benefícios em relação à saúde bucal.

Embora o limão sozinho seja muito ácido e possa danificar o esmalte do dente, a combinação do limão com bicarbonato deve produzir uma solução neutra que não agrediria o esmalte dentário desta maneira. Porém, como já citado anteriormente, é muito difícil produzir uma mistura neutra em casa e não há evidências científicas de que isso realmente funciona.

– Melhoria da digestão

Além de aliviar desconfortos gastrointestinais, combinar bicarbonato e limão pode melhorar o processo digestivo.

Sintomas de indigestão como cólicas, azia, inchaço e flatulência em excesso são rapidamente aliviados depois do consumo da mistura. Além disso, a combinação contribui de forma significativa com a saúde intestinal.

– Fortalecimento do sistema imunológico

Segundo um estudo de 2008 publicado na revista Trends in Food Science & Technology, os efeitos antimicrobianos do limão ajudam a evitar o desenvolvimento de várias doenças. Já o bicarbonato neutraliza a acidez do limão e também evita o surgimento de doenças que só surgem em condições ácidas.

Isso resultaria em um fortalecimento da imunidade e uma redução de doenças, mas não se sabe ao certo se o bicarbonato com limão realmente funciona dessa forma quando usados ao mesmo tempo.

Bicarbonato com Limão Emagrece?

É impossível afirmar que o bicarbonato com limão emagrece porque não existem evidências científicas suficientes para atestar esse benefício da mistura.

Não existe uma relação direta entre o uso de bicarbonato e limão para a perda de peso, mas existem evidências isoladas que indicam que o bicarbonato pode ser útil no processo de emagrecimento.

O bicarbonato pode dar mais energia e aumentar a resistência nos treinos. Isso pode acelerar o metabolismo e resultar na perda de peso de forma indireta.

Um estudo publicado em 2013 no European Journal of Applied Physiology mostrou que o uso de bicarbonato 1 hora antes de um treinamento de força ajudou os participantes do estudo a completar mais repetições com menos fadiga muscular em relação aqueles que tomaram um placebo.

Também é provável que o bicarbonato ajude a aumentar a velocidade e a melhorar a resistência em exercícios cardiovasculares. Isso porque ao praticar qualquer atividade física que exija esforço cardiovascular, os músculos começam a produzir lactato (ou ácido láctico), composto responsável pela sensação de fadiga e de queimação. Ao tomar bicarbonato antes do treino, o bicarbonato pode neutralizar o excesso de ácido láctico e fazer com que o corpo trabalhe mais e melhor antes de sentir fadiga.

Já as afirmações sobre o bicarbonato com limão ajudar a eliminar gorduras não foram comprovadas por nenhum estudo científico.

Ainda que o bicarbonato possa contribuir indiretamente para a perda de peso, não há nada que a adição de limão ao bicarbonato possa fazer em relação ao emagrecimento.

Tomar Bicarbonato com Limão Faz Mal?

Alguns efeitos colaterais podem ser observados, mas a maioria deles só ocorre quando o bicarbonato com limão é usado por longos períodos de tempo ou em quantidades exageradas.

Os efeitos adversos que a mistura pode causar são:

  • Sede excessiva;
  • Dor de estômago;
  • Excesso de gases;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Fadiga;
  • Inchaço nos membros inferiores;
  • Vontade frequente de urinar.

Dependendo do uso que se faz do bicarbonato de sódio com limão, efeitos adicionais podem ser observados. No caso do uso da solução para clarear os dentes, por exemplo, pode ocorrer perda de esmalte dentário, refluxo ácido e cárie dentária quando a mistura formada não é neutra.

Embora o limão e o bicarbonato pareçam ingredientes inofensivos para a saúde, eles podem prejudicar alguns aspectos dela se a mistura for usada da forma incorreta.

O uso de bicarbonato com limão em casa é arriscado, pois não se sabe ao certo a quantidade de ácido cítrico presente no limão para promover a neutralização completa com o bicarbonato. Assim, é melhor buscar outras formas mais seguras para emagrecer e para obtenção dos possíveis benefícios que o bicarbonato com limão pode proporcionar.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que bicarbonato com limão emagrece? Conhece alguém que tenha tido bons resultados com essa receita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário