Bicarbonato para Afta Funciona?

As aftas são lesões superficiais que podem surgir nos tecidos moles da boca e da gengiva. Embora seja desconfortável e até dolorosa, a afta pode ser tratada de algumas maneiras. Descubra a seguir se o bicarbonato para afta realmente funciona e como se dá esse processo.

Além disso, existem muitas opções de tratamento para quando você estiver com esse problema. Não deixe de conferir os 8 remédios para aftas mais usados. Dentre eles, você verá analgésicos, suplementos nutricionais, anestésicos (em casos mais graves) e muitos outros.

Além de desconforto, a presença de aftas pode dificultar a mastigação de alimentos e causar dor. Se você quer saber se o bicarbonato para afta funciona, este artigo vai abordar o uso do bicarbonato para a afta e trazer dicas de como usar o produto para melhores resultados. Você também vai conhecer algumas sugestões de outros remédios caseiros que podem promover alívio para a afta.

Aftas

As aftas podem surgir na língua, na parte interior das bochechas e na gengiva. Tratam-se de lesões superficiais não contagiosas que parecem pequenas bolhas vermelhas que podem ter uma espécie de pus branco ou amarelo no centro.

Os pesquisadores não conhecem a causa exata das aftas, mas alguns gatilhos podem contribuir para o surgimento dos pequenos ferimentos na boca. Exemplos de fatores que podem desencadear o desenvolvimento de aftas são:

  • Mordida acidental na bochecha ou na língua;
  • Escovação excessiva;
  • Lesão causada por tratamentos dentários;
  • Estresse emocional;
  • Alterações hormonais;
  • Resposta alérgica a bactérias na boca;
  • Deficiência de nutrientes como a vitamina B12, o ferro, o folato e o zinco;
  • Sensibilidade a certos alimentos como chocolate, café, ovos, nozes, queijo, morangos ou alimentos condimentados e ácidos;
  • Uso de cremes dentais e enxaguantes bucais contendo laurel sulfato de sódio.

Algumas condições e doenças também podem facilitar o surgimento de aftas. Algumas delas são:

  • Doença celíaca;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Doença de Behçet;
  • Sistema imunológico suprimido;
  • AIDS.

Todas as condições acima acabam enfraquecendo o sistema imune e favorecendo o desenvolvimento de aftas na boca.

O uso de aparelhos ortodônticos também pode causar aftas, principalmente no início do tratamento porque o aparelho pode irritar os tecidos.

Em geral, as aftas desaparecem sozinhas em cerca de 1 ou 2 semanas, mas há como tratar o problema para que elas sumam mais rapidamente.

Bicarbonato para Afta Funciona?

O bicarbonato de sódio é um composto alcalino que ajuda a equilibrar o pH da boca. O pH na nossa boca é levemente ácido e ingerir alimentos ácidos pode promover o surgimento de aftas ou piorar aftas já existentes. O uso de bicarbonato para afta ajuda a neutralizar o ácido no local, reduzindo a dor e ajudando na cicatrização da ferida.

As propriedades antifúngicas e bactericidas do bicarbonato também ajudam a proteger as aftas contra infecções. Além disso, tais propriedades podem eliminar bactérias como a Helicobacter pylori que podem ser a causa de aftas e de outras infecções na boca.

O bicarbonato é bom para afta devido as suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação na região da afta.

Como Usar o Bicarbonato para Afta

Existem várias formas de usar o bicarbonato na boca para ajudar a aliviar os sintomas da afta:

– Bicarbonato de sódio em pó

Apesar de causar irritação no início da aplicação, o bicarbonato em pós aplicado diretamente sobre a afta neutraliza a ferida, elimina bactérias e alivia a dor quase que instantaneamente.

Você pode aplicar o bicarbonato na afta com o dedo limpo ou com o auxílio de um cotonete. Deixe o composto agir por alguns minutos e em seguida lave a boca com água morna.

Faça um teste com uma pequena quantidade para verificar se você é capaz de suportar a sensação de irritação ou queimação que pode surgir. Do contrário, lave a boca e tente usar a forma diluída ou uma pasta de bicarbonato.

– Bicarbonato de sódio diluído em água

Basta dissolver 1 colher de chá de bicarbonato em ½ xícara de água e usar essa solução para enxaguar a boca durante 15 ou 30 segundos. Em seguida, cuspa a solução e repita o método algumas vezes por dia.

– Pasta de bicarbonato de sódio

Uma pasta pode ser preparada com 1 colher de chá de bicarbonato e 1 colher de sopa de água. A pasta obtida deve ser aplicada sobre as feridas na boca para agir por alguns minutos até secar.

Por fim, lave bem a boca com água morna e aproveite para fazer um gargarejo para eliminar bactérias e neutralizar os ácidos presentes na boca. A aplicação pode ser feita uma vez por dia até a afta sarar.

– Bicarbonato de sódio em conjunto com outras substâncias

Alguns compostos podem potencializar a ação do bicarbonato de sódio. É o caso do peróxido de hidrogênio e do Aloe vera, por exemplo.

A mistura de pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio 3% diluído em um pouco de água com um pouco de sal e um pouco de bicarbonato de sódio forma uma ótima solução para enxaguar a boca e se livrar das aftas.

Já o Aloe vera apresenta propriedades bactericidas, calmantes e antissépticas que aliviam a dor e aceleram a cicatrização da afta. A recomendação é lavar a boca com Aloe vera e em seguida colocar um pouco de bicarbonato de sódio em pó na ferida. Depois de alguns minutos, basta enxaguar bem a boca com água.

Dicas para se Livrar das Aftas

– Controlar o estresse

A redução do estresse pode ajudar a evitar o desenvolvimento de aftas em alguns casos. Técnicas de relaxamento e a prática de atividades físicas pode ajudar a contornar o problema.

– Ter bons hábitos de higiene bucal

A higiene bucal é imprescindível para manter a boca limpa e protegida das bactérias. O uso de uma escova macia pode ajudar a evitar irritações no local e a escolha de cremes dentais e enxaguantes bucais sem laurel sulfato de sódio podem auxiliar na prevenção das aftas.

– Ingerir alimentos saudáveis

A ingestão de alimentos saudáveis como frutas, legumes e grãos integrais ajudam a prevenir deficiências nutricionais e evitar o surgimento de aftas.

Evitar o consumo de alimentos que são gatilhos para o surgimento de aftas como alimentos ácidos ou condimentados pode ajudar a evitar as aftas na boca.

Outros Remédios Caseiros que Podem Ser Úteis

– Suplementos

Alguns suplementos vitamínicos como a vitamina B e o zinco podem ajudar a aliviar as aftas ou a evitar surtos de feridas na boca.

Aftas podem surgir por causa da baixa ingestão de vitamina B12. Segundo um estudo do Journal of the American Board of Family Medicine publicado em 2009, a ingestão diária de 1.000 microgramas de vitamina B12 resultou em menos surtos de afta e menos dor quando comparado com um grupo de indivíduos que tomaram um placebo no lugar da vitamina.

Já o zinco pode fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que ele seja capaz de combater as bactérias que causam a afta além de reduzir o tempo de cicatrização e aliviar a dor.

– Enxaguante bucal com vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode eliminar as bactérias responsáveis pela ferida. Porém, há especialistas que afirmam que o uso de produtos ácidos pode piorar as aftas em algumas pessoas, então é importante testar o método com cuidado.

O método consiste em misturar 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 xícara de água e usar a mistura como enxaguante bucal durante 30 segundos ou 1 minuto. Em seguida, lave bem a boca para remover qualquer resquício de vinagre da boca.

O procedimento pode ser repetido diariamente, mas se a afta piorar é indicado interromper o uso.

– Compressas

As compressas em geral ajudam a aliviar a dor. Uma outra estratégia consiste em usar um saquinho de chá de camomila morno para tratar a afta. Isso porque a camomila ajuda a curar feridas além de apresentar propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.

Basta usar um sachê de chá de camomila, preparar um chá e colocar o saquinho – que iria direto para o lixo – em cima da afta por alguns minutos. Você pode fazer isso até 4 vezes ao dia.

– Leite de magnésia

Conhecido também como hidróxido de magnésio, o leite de magnésia apresenta efeito laxante e propriedades básicas que neutralizam ácidos.

Quando tomado por via oral, o leite de magnésia altera o pH da boca, o tornando menos ácidos, o que evita que a afta se espalhe. Além disso, o composto reveste a ferida e ajuda a evitar a irritação e a amenizar a dor.

É recomendado aplicar uma pequena quantidade de leite de magnésia diretamente sobre a afta e deixar agir por alguns segundos antes do enxague. O procedimento pode ser feito até 3 vezes por dia.

– Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio acelera a cicatrização da afta além de manter a ferida limpa e livre de bactérias.

O composto deve ser usado diluído em água. É recomendado diluir uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% de concentração em um volume igual de água. Exemplificando: se você usar 50 mL de solução de peróxido de hidrogênio, serão necessários 50 mL de água para a mistura.

Em seguida, mergulhe um chumaço de algodão ou um cotonete à mistura preparada e aplique o algodão ou o cotonete sobre a afta algumas vezes ao dia.

A solução também pode ser usada com um enxaguante que deve permanecer na boca por no máximo 1 minuto.

– Óleo de coco

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food em 2013 sugere que o óleo de coco tem efeitos antimicrobianos que podem ajudar no tratamento de aftas causadas por bactérias e evitar que a infecção se espalhe. O óleo de coco também tem propriedades anti-inflamatórias que ajuda a diminuir a dor e a vermelhidão.

O óleo de coco pode ser aplicado generosamente sobre a afta e pode ser reaplicado varias vezes por dia até a afta cicatrizar por completo.

– Mel

Uma pesquisa publicada em 2014 no periódico Quintessence International mostrou que o mel ajuda a reduzir a dor, o tamanho e a vermelhidão da afta devido as suas propriedades terapêuticas.

É recomendado aplicar um pouco de mel sobre a afta cerca de 4 vezes por dia e deixar o produto agir.

– Enxague com água salgada

Apesar de doer um pouco, enxaguar a boca com água e sal é um método eficiente para acelerar a cicatrização de qualquer ferida na boca.

A sugestão consiste em dissolver 1 colher de chá de sal em ½ xícara de água morna. A solução obtida deve ser usada para enxaguar a boca por 15 a 30 segundos. Após o enxague, cuspa a solução e repita o procedimento algumas vezes por dia.

– Alúmen em pó

O pó de alúmen é uma mistura de sulfato de alumínio e potássio. O alúmen em pó é conhecido pelo seu uso na conservação de alimentos, mas ele também é usado no tratamento de aftas devido as suas propriedades adstringentes que ajudam a secar as aftas.

Uma pasta de alúmen em pó pode ser preparada com um pouco de pó misturado com algumas gotas de água até formar uma pasta. A pasta formada deve ser colocada em cima da afta, onde deve agir por pelo menos 1 minuto. Depois desse tempo, é preciso enxaguar bem a boca com água e repetir o processo uma vez por dia até a afta secar.

Hora de Procurar Auxílio Médico

Sinais claros de que é hora de procurar um médico são:

  • Febre;
  • Afta que não cicatriza depois de 2 semanas;
  • Afta muito grande;
  • Presença de muitas aftas de uma só vez;
  • Novas aftas surgem antes mesmo de as primeiras desaparecerem;
  • Afta dificulta ou impossibilita a alimentação;
  • Dor muito forte.

Apesar de o bicarbonato ajudar em muitos casos de aftas, nem ele nem outros remédios caseiros são estudados em detalhes e é importante testa-los com cautela.

Se for necessário, o médico ou dentista pode indicar medicamentos para tratar as aftas mais graves. Embora dificilmente seja preciso, medicamentos como corticosteroides, antivirais – como o aciclovir – ou antibióticos – como a tetraciclina. Tais medicamentos não devem ser usados sem prescrição médica.

Casos de aftas leves podem ser tratados com remédios caseiros, mas se sua afta se encaixa nos sintomas acima, é recorrente ou os sintomas perduram por muito tempo, é recomendado procurar ajuda profissional para indicar o tratamento mais adequado.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que usar bicarbonato para afta funciona? Tem vontade de experimentar o uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário