Bulimia emagrece? Saiba a verdade

Especialista da área:
atualizado em 27/02/2021

É comum encontrarmos pessoas que acreditam que a bulimia, um grave transtorno alimentar, emagrece. Mas, como veremos com mais detalhes a seguir, isso não acontece, e pode ocorrer inclusive o oposto: o ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos entender o que exatamente é a bulimia, quais suas características e quais as formas de tratamento para o problema.

O que é a bulimia?

A bulimia, também conhecida como bulimia nervosa, é um transtorno alimentar comumente confundido com a anorexia.

Mas os dois problemas, apesar de serem classificados como transtornos alimentares, possuem características bastante diferentes.

Mas, de forma geral, podemos dizer que a característica principal da bulimia é o descontrole alimentar, seguido da sensação de culpa e da aplicação de formas de “eliminar” as calorias ingeridas. Essas formas podem envolver:

  • Vômitos forçados;
  • Uso de medicamentos como laxantes e diuréticos;
  • Prática excessiva de exercícios.

Veja também: Principais sintomas da anorexia – sinais e cuidados

A bulimia e o ganho de peso

Mas, diferente do que muitos pensam, a bulimia não emagrece, e muitas vezes faz exatamente o oposto: causa o ganho de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa confusão se deve ao fato de que muitos não sabem diferenciar a bulimia da anorexia, que tem como uma das características mais visíveis a perda acentuada de peso.

anorexia
Mulher com sintomas de anorexia

Na tabela abaixo demonstramos as principais diferenças entre os dois transtornos alimentares:

SintomasBulimiaAnorexia
PesoNormal ou um pouco acima do peso idealAbaixo do peso ideal, podendo chegar à desnutrição
Compulsão alimentarPresenteAusente
Quantidade de comida ingeridaExagerada, durante os episódios de compulsão alimentarReduzida
Uso de métodos “purgativos”, como vômitos e uso de laxantesPresenteNormalmente ausente

A compulsão alimentar

A compulsão alimentar, característica marcante da bulimia, consiste na ingestão de uma quantidade muito grande de alimentos, em geral bastante calóricos.

Mas a compulsão não é apenas o ato de comer de forma exagerada. Ela envolve duas características, que ajudam a identificar o problema:

  • A sensação de perda de controle, que leva ao consumo exagerado, e sem conseguir parar;
  • Episódios frequentes de alimentação exagerada, que muitas vezes ocorrem após algum conflito ou situação desagradável.

Por que o vômito não elimina calorias?

A maioria das pessoas que sofrem de bulimia induz o vômito, numa tentativa de eliminar as calorias consumidas em excesso durante um episódio de compulsão alimentar.

Mas o vômito não consegue eliminar as calorias, uma vez que o corpo ainda retém boa parte do alimento ingerido, e absorve suas calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, dificilmente vemos alguém com bulimia que está abaixo do peso.

bulimia

Uso de laxantes, diuréticos e excesso de exercícios

O uso de medicamentos, como laxantes e diuréticos, além do excesso de exercícios físicos, são comuns na bulimia.

Então, vamos falar dos fatos de cada um separadamente:

1. Laxantes

Os laxantes são frequentemente usados com a intenção de acelerar o trânsito intestinal, fazendo com que os alimentos sejam “eliminados” do corpo mais rapidamente.

Mas esses medicamentos, além de não levar à perda de peso, podem causar problemas de saúde sérios, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Desidratação;
  • Perda de nutrientes;
  • Distúrbios intestinais, como constipação, após a parada do uso do medicamento;
  • Hemorroidas.

2. Diuréticos

Diuréticos são medicamentos usados para ajudar a eliminar o excesso de líquido do organismo, quando há algum problema que esteja impedindo a eliminação natural.

E na bulimia eles são usados com o objetivo de emagrecimento, numa tentativa de compensar a ingestão exagerada de calorias.

Mas é importante lembrar que eles não têm qualquer influência na absorção de calorias e na perda de peso.

Além disso, eles podem causar desidratação e levar à uma sobrecarga dos rins, podendo inclusive causar danos permanentes.

3. Excesso de exercícios

Apesar de a prática regular de exercícios físicos ser uma das formas mais indicadas de queimar calorias, quando feita de forma exagerada, pode causar lesões graves no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

E isso é ainda mais perigoso quando está associado ao uso de diuréticos, uma vez que o corpo acaba perdendo líquidos através do suor.

Sintomas da bulimia

Agora que conhecemos o problema, é importante aprender a identificar os sinais físicos, ou visíveis, da bulimia.

Os principais são:

  • Compulsão alimentar;
  • Idas ao banheiro após as refeições;
  • Problemas gástricos;
  • Desgaste nos dentes, causados pelo ácido gástrico presente no vômito, um sinal comumente percebido por dentistas;
  • Inchaço na lateral do rosto, na região das bochechas e da mandíbula;
  • Alterações de humor, principalmente após as refeições;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento;
  • Cansaço ou fadiga sem motivo aparente.

Além disso, é comum que a bulimia venha acompanhada de outros transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.

compulsão alimentar
A compulsão alimentar é um dos sintomas da bulimia

Apenas força de vontade não é suficiente

Muitas vezes, após episódios de compulsão alimentar, seguidos de vômitos ou outros métodos purgativos, é comum o aparecimento de sensações de tristeza e vergonha, além de promessas como:

“É a última vez”

“Nunca mais”

“Amanhã vai ser diferente”

Mas, apesar da vontade de mudar e de sair desse ciclo “compulsão-vômito-tristeza”, a força de vontade não é o suficiente.

Isso acontece porque a bulimia não é algo lógico, ou racional. É uma doença, um problema grave de saúde, e precisa de tratamento especializado.

Como se recuperar da bulimia?

Para realmente se recuperar da bulimia você precisa reconhecer o problema e procurar ajuda especializada, que pode envolver diversas especialidades, como:

  • Psicólogo;
  • Psiquiatra;
  • Nutricionista;
  • Nutrólogo;
  • Professor de educação física.

Além disso, outros profissionais podem estar envolvidos no cuidado e no tratamento de uma pessoa com bulimia, dependendo de características específicas da própria pessoa.

Por isso é importante sempre lembrar que a bulimia é uma doença com diversos fatores que influenciam o seu desenvolvimento, e que apenas a força de vontade não é suficiente para superar o problema.

E, acima de tudo, ter um bom suporte social, seja de família ou amigos, é essencial.

O tratamento não é fácil, e pode ser longo, mas é a única forma de recuperar a saúde, tanto física quanto mental.

Entendeu porque é errado achar que bulimia emagrece? Você já sofreu com esse transtorno? Conhece alguém que passou ou está passando por isso? Compartilhe sua história abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média 4,30)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

46 comentários em “Bulimia emagrece? Saiba a verdade”

  1. Olá não tenho bulimia mais confesso esporadicamente provoco vômito principalmente quando bebo muita bebida alcoólica ou exagero em rodízios , até para meu corpo conseguir reagir, agora estou em um período saudável não estou bebendo e nem comendo doces e carboidratos de rápida absorção a 90 dias, estou com alimentação balanceada tomando vitaminas também , porém hoje comi bolo e me senti mau então provoquei vômito, acho que cada um se alivia como pode também não é fácil ficar no padrão e por mais que o discurso seja que temos que ficar bem com nós mesmo que o que importa é a saúde que temos que nos aceitar como somos , tudo isso é discurso porque a verdade é bem diferente.

    Responder
  2. Moça procura um tratamento, terapia e etc. A bulimia desencadeia depressão e pelo seu relato provavelmente você tem. Se cuida, sua vida é muito valiosa.

    Responder
  3. Olá, não vou dizer meu nome nem peso, apenas informo que tenho 17 anos. Sou bulimica há 3 meses, e desde que comecei a praticar a indução do vômito tenho sentido muita culpa. Hoje eu disse para mim novamente que seria a última vez,e para me convencer fui pesquisar mais sobre. O que me encorajou a largar a bulimia, não foi o fato de ela não ser eficaz ou que ela provavelmente vai me fazer ganhar mais peso com o passar do tempo, mas sim o fato do quanto isso faz mal para minha mente e para o meu corpo. Me assustei quando percebi o que tenho feito contra mim mesma e o meu próprio lar. A partir de hoje,sem restrições negativas, sem jejuns ou vômitos. Se eu ganhar peso, ótimo, pelo menos meu lar vai estar bem cuidado e eu posso aprender a me amar e aceitar em qualquer estado. A prioridade é a minha saúde.

    Responder
  4. Quando a pessoa toma a atitude da bulimia na sua rotina e pq a pessoa não aguenta mais o mundo tentando nos encaixa nos padrões de beleza..Sou bule mica aí fazer 2 meses e emagreci 3 kg.É cansativo, pois me sinto mal , mas logo vem a compulsao alimentar e quando ela vem vc não se dá conta , quando vc já comeu tudo , vc se dá conta que comeu bastante logo vem o arrependimento e VC sai enfiando a mão na garganta, não me arrependo de prática bulimia , tô cansada já do mUnido me oprimindo por causa do meu corpo, do meu propcional corpo ou eu emagreço ou eu morro , tô cassada de passar vergonha, todos me chamando de Gordon a, Mds isso machuca tanto, me dá vontade de se joganha de um precipico sem fim, evito passa na frente de pessoas para não me zoarem ,guardo tanta coisa dentro de mim e atravese da bulimia e como se eu jogasse tudo na privada, eu estou me sentindo muito bem, estou me sentindo realizada apesar de saber que eu estou me matando aos poucos , eu tenho 1 ,55 e 88,10 kg antes eu pesava 91 kg, se um dia eu chegar a morrer eu quero que saibam a culpar foi de todos , pois hoje em dia ninguém ligalera pra ninguem , não aguento mais bullyng na minha vida , e eu entendo bem o que os bule bulemicos passa, não crítico eu só apoio e falo continuem sabe pq ninguém entende a nossa dor .. eu vou emagrece eu acredito .. e todos aqueles que me zoavam, e deram risadas principalmente menino , vai ver minha mudança pq eu estou disposta a muda completamente vou emagrece , chega de passa vergonha por ser a mais gordinha do grupo , chega vou atrás da minha felicidade , se eu morre , eu agrego a Deus pq na minha mente só vem dois pensamento ou vc emagrece ou vc morre seu ser mais horrível de todos , e difícil mais nos tentamos levar a vida 🙁

    Responder
  5. Eu sei q só quer ajudar ,mas n é nada fácil parar de pensar assim de N se sentir gorda quanto mais seguir uma dieta e comer pouco , pois quando vc está comendo vc n percebe ,mas é depois quem vc acaba de comer q vc se lembra o quão vc comeu é sente horrível ett todo seu corpo e não só sua barriga passam a ser uma questão, ett vc chora , tenta provocar vômitos, se sente horrível e etc ,começa a pensar em pessoas q vc conhecem q são magras e bonitas, e fica brava consigo por n ser igual . E sabemos apesar de tudo o mal q estamos fazendo em nos mas infelizmente n paramos é MT vezes n queremos parar. Obrigada por querer nos ajudar! Mas sinceramente n é dando o exemplo é falando o q temos q fazer , isso n ajuda MT
    Infelizmente nos sentimos assim ! Mas obrigada

    Responder
  6. Ola eu tenho 29 anos e tenho bulimia desde os 17 anos eu tenho 5 filhos e digo do fundo do meu coracao eu ja nao aguento mais viver com essa doença na minhas gravidez foi muito dificil para mim conceguir me alimentar sem vomitar sempre que comia por causa da doença um dos meus filhos nasceu com problemas de coracao eu tinha o corpo que eu sempre sonhei ate ter o 5 filho agora eu peso 74 kg eu nao saio de casa a nao ser que seja mesmo um caso de extrema urgencia eu moro na suiça eu sou casada eu perdi meu emprego entrei em depressao ja tentei me matar varias vezes porque nao sei mais o que fazer nada mais me ajuda a emagrecer tudo que eu como ou bebo eu vomito a doença tomou conta da minha vida e levou toda a minha felicidade

    Responder
  7. Eu tenho bulimia há dez anos. Hoje estou com 28.Já tive várias fases. Fases de exercícios, fase de n comer quase nda e fase de estar fraca e n conseguir nem me exercitar. Tomo remédio para isso, e ele não me ajudou. emagreci com topiramato, a médica me deu para eu parar de vomitar, no entanto tinha medo de parar com o remédio e engordar, dai fiz o teste: faz dez dias q n tomo, mas estou tentando comer de forma saudável, proteína e salada. É difícil , ainda mais para quem é dependente de medicação. Quando eu estou com vontade de comer um pao de noite eu penso: ah aguenta até amanha, pois tu vai se arrepender… e eu aguento.. sei la no fim vc vai perdendo a vontade. eu era uma pessoa q n ficava sem cafe da manha por nada na vida. eu nem lembro como conegui isso mas consegui ficar sem tomar e esperar ate o almoço depois.. é muito cansativo. Nao é facil.. eu tinha parado uns anos.. mas de repente tive uma crise de depressão que desencadeou.. é cansativo, tb como sou policial e é uma pressão muito grande quando ta muito estressante eu vomito sem parar toda semana. a psicologa disse que isso é uma forma de eu focar nesse problema e deixar os outros ou quando vomitamos estamos tentando colocar pra fora o problema e é verdade.

    Responder
  8. Já tem uns 3 anos q comecei emagreci 15kilos no começo, mas engordei tudo de novo, queria mto para mas é mais forte que eu, se vc pensa em fazer isso não Fassa sinto MTS dores hj em dia. Boa sorte a todos pq não é fácil

    Responder
  9. Olá .. tenho 25 anos e sofro muito por parte da minha mãe por não conseguir emagrecer… Comecei com a bulimia faz umas duas semanas… Não gosto porém não quero ter a sensação de decepcionar minha mãe por não conseguir controlar meu impulso de comer…

    Responder
  10. KKKKK só me faltava essa bulimia não emagrece ? então como explicam a pessoa que pega alguma virose e vomita tanto que perde uns kg?kk
    Vamos falar a real,bulimia emagrece sim,porém desde que seja vomitado pelo menos 70% do que é comido,por exemplo qse ingeriu 3 pães,vomite um tanto que vc pense que é a quantidade de uns dois.
    O que faz algumas pessoas engordarem é comer demaaaaaaaaaaais e vomitar um pouquinho

    Responder
    • Verdade tudo o que você disse Aryel Kelvin Lemes bulimia Emagreci Sim…Anahy do antigo grupo RBD se pesquisar no Youtube ela também teve bulimia depois foi para anorexia e emagreceu muitoooo.

      Responder