Café Aumenta a Pressão Arterial?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Café aumenta a pressão arterial? Pessoas que sofrem de pressão alta podem ter a pressão arterial ainda mais elevada após consumir bebidas e alimentos com cafeína. Esta é uma das constatações de alguns estudos recentes nessa área. Porém, pelo que se sabe isso pode variar de pessoa para pessoa, pois algumas são mais resistentes a esses efeitos mesmo tendo hipertensão. Outras pessoas saudáveis que não sofrem de pressão alta não precisam se preocupar com isso, mas é sempre bom estar atento aos efeitos que os alimentos e bebidas geram no seu organismo. Para saber se o café aumenta pressão arterial acompanhe o artigo abaixo com mais detalhes de pesquisas desenvolvidas sobre o tema.

Pesquisas 

A ingestão de cafeína pode provocar um aumento da pressão arterial – um problema particularmente comum em pessoas que já têm pressão arterial elevada (hipertensão). Pesquisadores de um estudo publicado na reunião científica anual da Sociedade Americana de Hipertensão, em Nova York, ainda analisam os efeitos da cafeína para o coração.

Embora tenha havido um grande interesse recente em estudar como a cafeína pode afetar o coração e pressão arterial, os autores dizem que é a primeira vez que se descobre a presença de cafeína nas artérias, um indicador da função cardíaca. No estudo, a cafeína rapidamente aumentou a rigidez das artérias em pessoas com pressão alta.

Os pesquisadores testaram os efeitos da cafeína das principais artérias de 10 pessoas que estavam sendo tratadas com hipertensão e com uma média de 62 anos de idade. Em dias alternados, os participantes receberam um comprimido contendo 250 mg de cafeína. Trinta minutos após a ingestão da cafeína percebeu-se um aumento na rigidez das artérias. O efeito atingiu um pico aos 60 minutos e o aumento permaneceu significativo durante pelo menos três horas.

Isso levou a um salto de 11 pontos na pressão arterial sistólica e um salto de 8 pontos na pressão arterial diastólica. Os pesquisadores dizem que esta descoberta é apenas preliminar e é necessária mais investigação para determinar exatamente como a ingestão de cafeína pode influenciar a pressão arterial, bem como determinar quem está em risco.

Porém, é muito provável que organismos diferentes respondam de forma diferente se o café aumenta a pressão arterial. As pessoas que estão habituados a beber grandes quantidades não respondem da mesma maneira quando comparadas às pessoas que não estão acostumadas a ingerir café, pois tudo indica que cria-se certa resistência no organismo com o consumo frequente da cafeína. Além disso, pessoas que consomem café também consomem outros ingredientes em conjunto, tais como creme, açúcar, ou outros alimentos que podem diluir o efeito.

Possíveis causas

A cafeína pode causar um aumento mais dramático na pressão arterial, mesmo se uma pessoa não tiver pressão alta. Não está claro, todavia, o que faz com que este pico na pressão arterial se eleve. Alguns pesquisadores acreditam que a cafeína pode bloquear um hormônio que ajuda a manter as artérias sob controle. Outros pensam que a cafeína faz com que as glândulas suprarrenais liberem mais adrenalina, o que faz com que a pressão arterial aumente por consequência.

Algumas pessoas que bebem regularmente bebidas cafeinadas têm uma pressão arterial média mais elevada do que aqueles que não costumam ingerir cafeína. Pessoas que bebem regularmente bebidas cafeinadas desenvolvem uma tolerância à cafeína. Como resultado, a cafeína não tem um efeito a longo prazo sobre a pressão sanguínea. Além disso, alguns pesquisadores descobriram que a cafeína parece ter um efeito mais forte em homens com mais de 70 anos ou que estão com sobrepeso.

Indicações

O café aumenta a pressão arterial de pessoas que já costumam apresentar esse problema. Se você tem pressão alta, pergunte ao seu médico se deve limitar ou parar de beber bebidas com cafeína. Se você estiver preocupado com o efeito da cafeína na sua pressão arterial, tente limitar a quantidade de cafeína. Você pode ingerir 200 miligramas por dia para manter a pressão sob controle.

Tenha em mente que a quantidade de cafeína do café e outras bebidas varia de marca para marca, por isso, sempre procure nos rótulos as informações necessárias. Além disso, evite cafeína antes de atividades que, naturalmente, aumentem a sua pressão arterial, tais como exercícios aeróbicos, levantamento de peso ou trabalho físico árduo.

Para ver se para você o café aumenta a pressão arterial, verifique-a entre meia hora e duas depois de beber uma xícara de café ou outra bebida com cafeína. Se a sua pressão arterial aumentar em 5 a 10 pontos, você pode ser sensível aos efeitos da cafeína. Se você planeja cortar a cafeína, reduza gradualmente o consumo ao longo de vários dias para evitar dores de cabeça causadas pela abstinência. Você pode começar a ingerir bebidas descafeinadas para evitar esse problema, pois possui de 2 a 4 mg de cafeína, um índice bem abaixo do normal.

Bebidas e alimentos com cafeína

Muitos fabricantes de alimentos e bebidas costumam utilizar a cafeína natural em seus produtos para dar uma dose extra de energia e concentração ou podem adicionar a cafeína de forma sintética em bebidas energéticas, bem como suplementos para atletas. A erva-mate e o guaraná são as plantas mais utilizadas para extração de cafeína e com os mais altos teores desse composto, bem mais que o próprio café expresso, a que estamos acostumados a ingerir.

O que ocorre é que muitos alimentos e bebidas com cafeína em sua composição têm o sabor modificado por aromas e aditivos que camuflam a presença do café e esses é que podem ser mais “perigosos” para quem sofre de hipertensão, uma vez que pode estar ingerindo grandes quantidades de cafeína sem saber.

  • Café: Um copo de café coado possui entre 95 a 200 mg de cafeína, o instantâneo possui de 60 a 120 mg de cafeína e um copo de expresso possui de 40 a 75 mg de cafeína.
  • Chá: Uma xícara de chá mate contém em média 20 a 30 mg, o chá verde possui de 25 a 40 mg em uma xícara e o chá preto é o que possui menor índice com 15 a 60 mg.
  • Refrigerantes: As marcas mais famosas variam em quantidades de cafeína. Em um copo de 350 mililitros os valores de cafeína se diferenciam para cada marca: Coca Cola possui de 30 a 35 mg de cafeína, o guaraná Antártica possui 2 mg de cafeína, a Pepsi contém 32 a 39 mg e o Sprite não possui cafeína em um copo.
  • Chocolate: Uma xícara de cacau pode ter de 3 a 50 mg de cafeína, 100 g de chocolate ao leite contém de 3 a 30 mg de cafeína dependendo da marca e 100 g de chocolate amargo podem ter de 15 a 70 mg de cafeína.
  • Bebidas Energéticas: Varia de marca para marca, mas 250 mililitros podem conter entre 70 a 80 mg de cafeína.
  • Achocolatados: O achocolatado normal pode ter de 4 a 5 mg de cafeína em 250 mililitros e o achocolatado meio amargo pode conter de 17 a 23 mg de cafeína na mesma porção.
  • Medicamentos: Dois medicamentos usualmente utilizados para dor de cabeça e para sanar outras dores podem conter cafeína: o Dorflex, com 50 mg de cafeína em 1 comprimido, e Neosaldina, com 30 mg de cafeína em 1 comprimido.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você sofre de hipertensão? Seu médico ou algum conhecido recomendou que parasse de tomar café? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

22 comentários em “Café Aumenta a Pressão Arterial?”

  1. Oi Boa tarde, então, sempre tive pressão baixa, agora fui diagnosticada com hipertensão e com picos de 22.
    O meu médico falou pra eu não tomar café, mas eu só tomo um pouquinho de manha e à noite no leite, não gosto de café puro. Ele disse pra eu usar achocolatados, porém, etes são muito doces, e tb me descobri pré-diabética. E agora

  2. Quero tomar café verde p emagrecer só apenas 7 kls.sou hipertensão mas porém controlada sempre tá 126×8 ou 11×7 será que irá me fazer mal se eu tomar comprimido café verde?

  3. OI AMIGO, PERMITE TE DIZER ALGO.
    PROCURE VIVER BEM CADA DIA.
    COMPRE UMA BIBLIA E LEIA SALMOS TODO E FAZ ORAÇÃO E MEDITAÇÃO.
    PROCURE UM AMIGO EVANGÉLICO PARA TE ACOMPANHAR
    DEUS TE ABENÇOE
    VOCE VAI TER PAZ
    SINTA ABRAÇADO POR MIM NESTE MOMENTO

  4. Eu tenho hipertensão devido a ser forçado a tomar remedio psiquiatrico, sou gordo devido a isso, mesmo assim eu tomo café. Porque minha vida é sem sentido. Uma pessoa só deve se preocupar com a saúde se ela ter uma perspectiva de vida. Mas eu não tenho. O café me acompanha pelas madrugadas de vazio, medo, horror a existencia. Parei de beber bebida alcoolica em 2014, e passei a ser cada vez mais viciado em café devido a isso.

    • Olá! Não se entregue assim. Procure um tratamento, procure ter amigos com quem você possa conversar, pessoas que entendam seu problema, porque tem muita gente preconceituosa e desinformada neste mundo. Mas acima de tudo procure ajuda profissional. Você ficar ai sentindo pena de si mesmo não vai resolver seu problema. Falo por experiência própria. Pois sou depressiva e preciso estar em tratamento constante. Reaja! Lute! Se você não fizer isso nunca terá perspectiva de nada.

  5. Eu sempre tive a pressão normal 120/80,comecei a tomar comprimidos para emagrecer que contém cafeína e também estava tomando café todos os dias em quantidade mediana,comecei a me sentir mal com muita tontura,aferição minha pressão está 140/120,estou super preocupada,será que se eu parar de tomar esse comprimidos e diminuir o café a minha pressão volta ao normal?

    • Quanto tomo café puro principalmente ao meio dia tenho problema de pressão baixa e tonturas fico vendo pontos e na maioria das vezes me escurresse a visão e tenho que aguardar a pressão normalizar , uso sal para elevar a pressão …
      Café moído na hora e passado não percebi esse problema e até estranho talvez seja alguma substância que tenha no café granulado que não me faça vem !!!

      • No meu caso a minha pressão também baixa, mas qdo tomo cafeina em cápsulas. Sinto esses mesmos sintomas que vc citou. Eu ainda n entendi prq que em mim tem o efeito contrário. Uma vez ficou 90×60 depois q tomei a cafeina e fui p academia.

  6. Não sou hipertenso, porém após beber uma xícara grande de café medi a pressão no meu aparelho e o resultado foi de 171/99, ou seja, em mim ocorre este efeito mesmo eu nao sendo hipertenso, porem tmb me sinto energético, excitado, motivado e mais agressivo.

  7. Tenho 30 anos, ainda não fui no cardiologista. Mas percebi que passo muito mal depois de ingerir café, minha pressão sobe. Uma coisa horrível. Se eu tomar um café já basta pra minha pressão subir. Fico preocupada. Será que tem mais alguém assim?

  8. Primeiro parei de ingerir assucar pois descobri que é um veneno,cafe sem assucar não tem graça fica muito amargo,assim nos primeiros dias sem assucar,fiquei sem cafe sou hipertenso não grave tomo remedio como tenho um aparelho em casa medi minha pressão e notei que sem tomar remedio estava normal 12×8 no outro dia sem saber a causa tomei uma xicara de cafe amargo medi a pressão e subiu drasticamente 9×15 então conclui que para mim o cafe tambem é um veneno.

  9. Eu estou acostumada a tomar varios cafezinhos por dia,sou hipertensa e tomo remedio para pressão,tenho 1.60 de altura e estou com 78 kg.Saiu no mercado um produto chamado Imecap redutor de medidas em capsulas e que contem cafeina,será que posso tomar?obrigada.

    • Por se tratar de um caso mais específico (de você ser hipertensa), seria bom que você consultasse um médico para isso.