Especialista da Área:

Café Dá Gases?

Muita gente não consegue passar muito tempo sem tomar uma xícara de café durante o dia. Porém, o excesso de café e cafeína já foram associados a uma série de efeitos colaterais. Veja se, entre esses efeitos colaterais, podemos dizer que o café dá gases, ou seja, influencia a nossa quantidade de flatulências ou não.

Antes disso, não deixe de conferir também os principais alimentos que provocam gases e todos os benefícios do café para a saúde e boa forma.

Será que o café dá gases?

De acordo com o mestre em medicina chinesa tradicional, Solomon Branch, o café pode de fato provocar a flatulência em algumas pessoas.

“A cafeína presente no café pode ser a culpada (pelas flatulências), mas também pode ser alguma coisa adicionada ao café, como o leite, que merece a culpa. Beber café também pode exacerbar um distúrbio digestivo subjacente (já existente) como a síndrome do intestino irritável, que pode ter os gases como um sintoma”, explicou Branch.

A cafeína

Solomon Branch detalhou em seu artigo por qual motivo a cafeína do café dá gases para algumas pessoas. Segundo ele, a substância provoca a elevação do nível de ácido nos intestinos.

O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, esclareceu que isso pode estimular o trato digestivo, o que tem o potencial de causar inchaço e gases, completou Branch.

“Mesmo que você esteja tomando café descafeinado, alguma cafeína ainda está presente. Por exemplo, de acordo com o Drugs.com, uma xícara de café descafeinado ainda contém aproximadamente 3 mg a 5 mg de cafeína. Ainda que isso não seja muita cafeína quando comparado ao café normal – a xícara regular tem em torno de 40 mg a 180 mg (de cafeína) – isso pode somar (acumular) se você tomar diversas xícaras por dia e pode gerar gases e flatulência, particularmente se você for sensível à cafeína”, completou Branch.

Em outro artigo publicado, a cientista, bacharela em biologia humana e bioquímica e PhD em fisiologia humana, Shannon Campbell, explicou que esse estímulo ao ácido trazido pela cafeína pode provocar um desconforto estomacal, especialmente se houver uma úlcera. A cientista falou ainda da associação que pode existir entre a cafeína e a indigestão.

“Indigestão ou dispepsia é um termo usado para descrever a sensação de desconforto, ter o estômago perturbado e, às vezes, o inchaço ou gases que ocorrem depois de comer ou beber. O American College of Gastroenterology (Colégio Americano de Gastroenterologia, tradução livre) recomenda se abster de café, álcool e bebidas gaseificadas como uma maneira possível de aliviar a indigestão”, explicou.

Os acompanhamentos do café

Para quem é intolerante à lactose – o açúcar do leite – consumir cafés incrementados com produtos laticínios pode provocar a flatulência.

A nutricionista e especialista em saúde digestiva e nutrição esportiva Sarah Greenfield explicou que a condição acontece quando o organismo não é capaz de decompor a lactose, trazendo, além dos gases, sintomas como diarreia e inchaço. A intolerância à lactose também pode provocar dores abdominais.

Uma alternativa para quem já sabe que sofre com a doença é não utilizar ou usar menos produtos laticínios ou aderir aos leites e derivados sem lactose, como é o caso dos leites vegetais, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, alguns substitutos do açúcar como o sorbitol e o xilitol – os quais o corpo tem dificuldade para digerir – podem provocar gases.

A síndrome do intestino irritável

Conforme destacou Branch em seu artigo, tomar o café pode piorar doenças digestivas como a síndrome do intestino irritável, provocando o reaparecimento dos sintomas, o que inclui a flatulência.

Portanto, se você foi diagnosticado com alguma doença do tipo, questione o seu médico para saber como deve ser a sua alimentação a partir de então, de modo que a dieta auxilie a controlar os sintomas e não estimule o aparecimento deles.

Outras considerações

Se você desconfia que o café dá gases para você, você pode tentar cortar o consumo da bebida, dar uma diminuída na ingestão, aderir ao café descafeinado ou tentar consumir a bebida sem adoçar para ver o que acontece.

Outra sugestão é não usar produtos laticínios como acompanhamento, caso tenha apresentado outros sintomas associados à intolerância à lactose para checar como se sente. Caso seja esta a sua situação, você também deve procurar o médico para receber o diagnóstico e o tratamento apropriados.

A culpa não é só da alimentação

Além de saber se o café dá gases, é importante entender que não são somente as comidas e as bebidas que ingerimos que interferem no número de gases a serem liberados pelo nosso corpo.

O PhD e professor clínico Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos, a problemas na flora intestinal.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência (em niveis normais) aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha notado que o café dá gases para você? Consome bastante café no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Café Dá Gases?”